ALIMENTAÇÃO

PNAE  - Programa Nacional de Alimentação Escolar

  • O que é?

    O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.

    O PNAE é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), e também pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO CMEI

Uma alimentação nutritiva e equilibrada é um dos pilares para uma vida saudável e longa. Aqueles que desde a primeira infância já possuem hábitos alimentares mais saudáveis, com a frequente ingestão de frutas, hortaliças, proteínas e carboidratos complexos, seguramente frequentarão menos os consultórios médicos e farão menor uso de medicamentos durante a vida. 

O CMEI é um espaço privilegiado para o desenvolvimento de ações educativas e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma excelente alternativa para a promoção de hábitos alimentares saudáveis, não apenas por fornecer uma parcela dos nutrientes que os alunos necessitam diariamente, mas também pela possibilidade de se constituir em espaço educativo, ao estimular a integração de temas relativos à nutrição ao currículo escolar. 

Em nosso CMEI é oferecido um lanche dentro das 4 horas de atendimentimento da criança. A empresa responsável pela distribuição é a Risotolândia que segue todas as orientações da Secretaria Municipal da Educação. 

No link abaixo você terá acesso ao cardápio do CMEI e o mesmo é fixado no mural e na porta de cada turma. 

Cardápios CMEI NICE BRAGA - Manhã e Tarde