O nosso caderno pedagógico nasceu, e com ele o prazer de tê-lo produzido, a satisfação pelas trocas e aprendizagens, e a alegria por compartilhá-lo com todos aqueles que acreditam na EJA da cidade de Curitiba.
Ele representa os nossos estudantes e os nossos professores. Uma diversidade de cor, idade, credo, etnia e tantas outras características que são abraçadas em cada sala de aula da prefeitura municipal de Curitiba.
Este material de apoio nasce para inspirar ainda mais o professor... aquele que ouve, acolhe, planeja de forma diversificada pelo viés dos componentes curriculares, objetivos e conteúdo, pelo viés tecnológico, mas, o mais importante, pelo viés da vida! Vida esta manifestada a cada fala, a cada gesto, a cada expressão no rosto de nossos estudantes ou ainda no tato de suas mãos. Sentidos fundamentais para a apreciação da arte, da cultura e do saber!
Com a divulgação e leitura deste trabalho, feito a tantas mãos, dirigimos um olhar acolhedor para todas as formas de expressão, para todas as cores, para a mistura e harmonia entre as diferentes formas, texturas, apreciações, observações e percepções daquilo que é vivido, sentido, experimentado, aprendido, mediado e partilhado com outrem.
Pelos traços construídos nesta produção, pelos pingos de tinta, pelas manchas aquareladas que se envolvem e se complementam, desejamos que o caminhar da EJA esteja preocupado em transbordar as paredes da sala de aula numa maré solúvel entre os saberes escolares e o cotidiano vivido pelos nossos jovens, adultos e idosos.
Acreditar na EJA é oportunizar aos docentes e discentes a descoberta das cores como aquilo que já se sabe, mas, que ao misturá-las, há uma imensa possibilidade de tons e de nuances que completam a obra. E esse é o tom deste material... diferentes inspirações para complementar a paleta mestre de cada professor ou professora, sem esquecer do toque de cada um que completa e transforma a arte final.