Brinca Curitiba

 

No início do mês de fevereiro de 2015 a equipe diretiva do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba estava reunida e tinha um grande desafio: propor em março daquele ano, um trabalho com as crianças de suas instituições educativas, o qual revelasse a relação que elas e suas famílias tinham com a cidade, visto que seria o aniversário de 322 anos de Curitiba. A equipe refletiu e optou pela construção de proposições sobre o brincar das crianças curitibanas.

Num contexto de ideias e saberes sobre o brincar, foi proposto um concurso para as crianças de instituições educativas de Curitiba sobre a construção de brinquedos. Entretanto, no processo de escrita do regulamento do concurso, a proposta tomou uma proporção maior do que havia sido planejado de início e surgiu a intenção de mobilizar a cidade para olhar o brincar como uma importante e valorosa ação da criança. Assim, nasceu o Projeto Brinca Curitiba, tendo como objetivos:

  • Garantir o direito das crianças ao brincar;

  • Valorizar o brincar como prática essencial na Educação Infantil;

  • Resgatar a memória brincante curitibana, de modo a valorizar sua história e socializá-la;

  • Compartilhar ações significativas, que promovam um maior repertório para o brincar das crianças de Curitiba.

Para cada ação do Brinca Curitiba criou-se um nome, o qual dá sentido e direciona a sua concretização. Conheça as ações desenvolvidas clicando nas imagens abaixo:

 

              

 

                        

 

                

 

                 

 

               

 

 

Cada ação realizada proporcionou revisitar as brincadeiras do passado e apresentar o brincar na atualidade, trazendo para as instituições a importância do brincar para e entre adultos e crianças. Com o intuito de marcar a história da Educação Infantil e dar continuidade ao aprofundamento sobre tão valiosa temática, o Brinca Curitiba foi registrado num material produzido no 2º semestre de 2016. Conheça o material: