BLACK MARIA CONVIDA PEDRO LUÍS E A PAREDE

Por - Redação Barulho Curitiba com assessoria

O Sesi Música, iniciativa do Sesi Cultura Paraná, promove o show das bandas “Black Maria” e “Pedro Luís e a Parede” no dia 27 de julho. O evento integra dois grupos com trajetórias consolidadas e que são velhos companheiros de palco em um show de reencontro, em que celebram a versatilidade da música brasileira e os 23 anos de trajetória de ambos.

Influenciada por “Mutantes”, “Blindagem”, “Sublime” e bandas setentistas como “Stones” e “Led Zepellin”, o grupo curitibano Black Maria surgiu em 1996 com a simples vontade de fazer rock, divertir-se e, porque não, viajar. Formada pelos músicos Franco Calgaro (vocal e guitarra), Beto K (baixo), Rogério Magrão (bateria), Gabriel Teixeira (guitarra) e Henrique Peters (teclados), a banda trilhou uma carreira sólida no cenário da música autoral paranaense e traz em seu repertório poemas musicados do poeta curitibano Paulo Leminski, resgatando também músicas da banda “A Chave”, que teve como parceiro o próprio poeta.

Banda Black Maria (Foto: Divulgação)

Do surgimento de Black Maria à atualidade, são quatro CDs e um DVD gravados e o desejo de excursionar consolidado expressivamente, com shows em diversas cidades e festivais brasileiros, como: Porão do Rock – Brasília, Circo Voador e Sexta Sim - Rio de Janeiro, Semp Toshiba - São Paulo e Free Jazz e Curitiba Rock Festival, em sua capital de origem. Shows internacionais em Chicago, Cleveland, Oberlin, nos EUA, Barcelona – Espanha e Munique – Alemanha, e também nos países vizinhos Argentina e Paraguai, fizeram parte de sua trajetória.

Um dos trabalhos de maior constância e abrangência da banda foi a criação e produção do evento “Segunda que eu gosto”, projeto de música autoral e intercâmbio musical no bar “Era Só o Que Faltava”, durante quatro anos. A iniciativa, que surgiu com o objetivo de criar algo para sacudir as bandas autorais de Curitiba e aproximá-las dos grupos de outras praças, ao dividir o palco com artistas locais e nacionais, chegou ao marco de mais de 300 bandas participantes.

É nesse cenário que Black Maria e Pedro Luís e a Parede encontraram-se. A PLAP foi uma das bandas convidadas do projeto “Segunda que eu gosto”, em uma sessão memorável que rendeu lotação máxima e a melhor bilheteria de todos os tempos. Retribuindo o sucesso do convite, a banda carioca recebeu os músicos curitibanos em sua cidade natal para participação em um programa de rádio comandado pelos músicos cariocas, e também para uma canja no projeto “CEP 20.000”.

Curiosamente, foi no palco deste projeto “CEP 20.000”, no mesmo ano de surgimento da banda Black Maria, que surgiram Pedro Luís e a Parede. Desde então, o grupo carioca formado por Pedro Luís (vocal e guitarra), Mário Moura (baixo), C.A. Ferrari, Sidon Silva e Celso Alvim (bateria e percussão), lançou sete álbuns e quatro DVDs. Os artistas já excursionaram pelo Brasil, Japão, França, Portugal, Alemanha, Espanha, Suíça, Bélgica e Estados Unidos.

Em 2000, a PLAP criou as oficinas de percussão do “Monobloco”, desencadeando um dos maiores fenômenos da revitalização do carnaval de rua no Rio de Janeiro. Uma mistura de samba, swing e rock & roll caracteriza o estilo musical do grupo, que já recebeu diversas premiações em sua trajetória Como exemplo está a premiação de melhor grupo no 22º Prêmio da Música Brasileira e, junto ao Monobloco, o Rival Award pela Career Achievement.

Diante de trajetórias tão expressivas, Black Maria e Pedro Luís e a Parede prometem um encontro potente, caminhando do rock’n’roll à batucada, do rap ao samba, do swing a solos de guitarras e percussões. O encontro brinda a versatilidade destes artistas, do rock raiz à música brasileira em toda a sua abrangência.

O projeto Sesi Música é uma ação do Sesi Cultura Paraná que promove shows de artistas de representatividade na cena local paranaense em parceria com cantores, músicos ou bandas com carreira consolidada nacionalmente. Um dos critérios fundamentais para esta parceria é que os artistas envolvidos tenham alguma conexão musical.

Serviço

Data: 27 de julho

Horário: 20h

Local: Teatro Sesi Campus da Indústria

Endereço: Av. Com. Franco, 1341 - Jardim Botânico

Duração: 60 min

Classificação: livre

FICHA TÉCNICA:

BLACK MARIA

Músicos:

Franco Calgaro: guitarra e voz

Gabriel Teixeira: guitarra e voz

Beto K: baixo e voz

Rogerio Gabardo: bateria

Henrique Peters: teclados

PEDRO LUÍS E A PAREDE - PLAP

Músicos:

Pedro Luís: vocal e guitarra

Mário Moura: baixo

C.A. Ferrari: bateria

Sidon Silva: percussão

Celso Alvim: percussão

Mais informações: www.sesipr.com.br/cultura/; www.facebook.com/sesiculturapr

Contemplados(as):

ADRIANO MOREIRA SOLEWSKI DE SOUZA – E.M. BAIRRO NOVO DO CAIC - NREBN

ANA PAULA PACHECO BRAGA - E.M.MIRACY ARAÚJO - NREBN

FLAVIA FERNANDA MAJCHER CARDOSO – D.I.A.E.E. - SME

INÊS CHEZANOSKI – D.E.I. - SME

KARINE TACIANE RODRIGUES - NRE BQ

LESSANDRA PATRICIA MOREIRA - E M MARGARIDA ORSO DALLAGASSA - NRETQ

LUCI DOLNIAKY - COMUNIDADE

MARIANA FRANCOSKI – D.D.P. - SME

SÔNIA DE FÁTIMA NADUR – D.E.I. - SME