“Por melhor que seja uma escola, ela nunca vai suprir a carência de uma família ausente. Portanto, a família deve participar de verdade do processo educativo de seus filhos.” (Gabriel Chalita)
O que se espera:
→ Dos pais: apoio / incentivo aos filhos/ parceria com a escola / participação na vida escolar dos filhos;
→ Cabe aos pais: acompanhamento constante/ paciência nas dificuldades /responsabilizar-se pela frequência escolar, pois o(a) estudante(a) pode reprovar por falta injustificada / cumprir rigorosamente o horário, para evitar perdas de conteúdo;
→ O que se espera dos alunos: assiduidade / chegar no horário / não esquecer material / atenção redobrada em classe / realização diária das atividades propostas / capricho / hábito de estudo;
Questões pedagógicas:
→ Apresentar o plano de trabalho e os principais objetivos do ano;
→ Abordar sobre: planejamento / metodologia de trabalho / avaliação / grade horária / dia de permanência e aulas de Educação Física, Arte, Informática, Jogos intelectivos / rotina da sala / tarefa de casa / projetos / disposição dos estudantes em sala;
Assuntos gerais:
→ Agenda: contamos com o compromisso dos pais em vistoriar a mesma, anotando ciência e retornando os comunicados enviados dentro dos prazos.
→ Material escolar: enfatizar a importância da organização e reposição: o estojo, livros, garrafinha, agenda, blusas de frio ,enfim, TUDO, deve estar nomeado, evitando aborrecimentos;
→ Falta de material: verificar todos os dias, especialmente lápis, borracha e caneta, providenciar reposição;
→ Objetos/brinquedos eletrônicos: a escola não se responsabiliza por celulares, tablets, notebooks e afins. O objeto recolhido pela professora será deixado na secretaria, onde devem ser retirados pelos responsáveis. Cabe a professora anotar na agenda para ciência dos responsáveis.
→ Lanche: fornecido pela Risotolândia / balanceado de acordo com tabela nutricional / enviar se necessário lanche similar a do cardápio / proibido: biscoitos recheados, salgadinhos, balas, refrigerantes, guloseimas;
→ Encaminhamento clínico: será solicitado a partir de uma necessidade de intervenção especializada, fora do âmbito pedagógico, quando houver necessidade;
→ Saída antecipada: enviar comunicado na agenda. O responsável deve dirigir-se à secretaria e solicitar a retirada da criança;
→ Farol do Saber: incentivo à leitura / empréstimo semanal / carteirinha e cadastro;
→ Remédio: mediante receita médica e com anotação de dosagem e horário;
→ Questão disciplinar: pedimos o apoio dos responsáveis que compareçam à escola, quando convocados, para ciência sobre as ocorrências e conhecimento pleno dos fatos;
→ Doenças: a criança não pode vir à escola doente. Tem pais que mandam as crianças com estomatite, conjuntivite, catapora, piolho e isto é, muito perigoso. Quando a criança tiver algo "contagioso” deve ser levada ao médico e a escola avisada para as providências necessárias, evitando assim o contagio;
→ Pediculose: verificar constantemente a cabeça das crianças e avisar à escola para prevenção;
→ Crianças que se machucam: nós estamos sempre atentas, mas pequenos acidentes acontecem. Faremos os primeiros socorros e avisaremos os pais.
→ Educação Física – uso de tênis, cabelo preso, boné, sem anéis, pulseiras, colares, para evitarmos qualquer acidente; restrição para à aula apresentar atestado médico;
→ Arte: as aulas de Arte fazem parte da grade curricular, portanto todos os alunos devem participar. Às atividades que são terminadas em casa devem ser executadas com capricho e responsabilidade;
→ Página da escola: falar aos pais sobre a mesma;
→ Horário de Saída: é responsabilidade exclusiva dos pais/responsáveis que devem estar na escola no horário para evitar aborrecimentos. Os estudantes que vão sozinhos devem trazer autorização escrita via agenda.
→ Bicicleta: a escola não tem lugar apropriado e nem pessoas para cuidar por isso não se responsabiliza;
→ Tênis de rodinha: evitar uso na escola para evitar confusões e acidentes indesejáveis, colaborem;:
Importante: sempre que enviarem dinheiro pelo(a) estudante (a), colocar no plástico e escrever na agenda do que se trata. Verificar se foi tomado ciência pelo professor.