AMPLIANDO HORIZONTES: POESIA E FICÇÃO

Crônicas:
Renovador da crônica brasileira, Luís Henrique Pellanda ministrou uma oficina na terceira edição de Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção, em 2024.
Foram oito animados encontros no Farol das Cidades, no bairro Abranches, em Curitiba.
E a animação das atividades teve relação com o fato de o autor de Asa de sereia e Detetive à deriva, entre outros títulos, ser um curioso que dialoga com variadas expressões culturais, capaz de improvisos e observações instigantes.
Leitor incansável, Pellanda é um daqueles generosos que compartilham fragmentos de sua vasta experiência com iniciantes (e mesmo experientes) escritores ávidos pela prática consciente do fazer literário.
Com memória e invenção – e humor – Pellanda magnetiza a audiência, também, ao relatar o seu processo de escrita; além de recuperar o percurso da crônica brasileira, destacando características do gênero que tem entre seus maestros Rubem Braga, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino, Jamil Snege, José Castello, Antonio Prata e ele, Luís Henrique Pellanda.
“Calma, estamos perdidos” é o inventivo nome de outro livro de Pellanda, que indicou veredas para privilegiado(a)s participantes desta iniciativa que busca espalhar benefícios.
Poemas:
Uma das mais importantes poetas da literatura brasileira, Luci Collin ministrou duas oficinas de poesia na terceira edição de Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção.
O Memorial Árabe, no centro de Curitiba, foi o cenário dos encontros.
Do guarani ao guaraná, melhor dizendo, das noções teóricas à prática, inclusive em viva-voz, Luci viabilizou aulas inesquecíveis em que toda(o)s puderam compreender, como a poeta costuma dizer, que “o poema é uma entidade sonora”.
Os participantes até transformaram-se em um improvável, mas potente coral verbalizando palavras sob a regência da poeta que também é musicista: ora direis, ouvir estrelas.
As aulas-show da Luci são espetaculares.
Ela entrega, enfim, em cada encontro, conteúdos a partir de um roteiro com espaço para acasos pensados, como sugere o título de um de seus livros.
Também romancista e contista, Luci ama a poesia e defende que as pessoas podem aproveitar ainda mais um livro de poemas lendo muitas vezes cada texto poético como fazíamos no tempo dos álbuns de vinil e CDs: todos ouvíamos mais, bem mais de uma vez as nossas canções favoritas.
Participar de uma oficina de poesia de Luci Collin é uma experiência que, certamente, amplia horizontes.
Fragmentos de Romances:
Um sujeito civilizado.
A frase, formada por três palavras, foi enunciada por Jamil Snege para definir José Castello.
E, como indica Francisco Ferreira dos Santos Azevedo naquele precioso dicionário, José Castello – de fato – é educado, urbano, polido, fino, delicado, afável, atencioso, digno.
Convidado para ministrar uma oficina de romance, Castello entregou, para a sorte de quem se inscreveu, uma oficina de imaginação, nome que ele usa para definir a própria prática à frente de cursos de criação literária.
Durante oito sábados inquietos, na Biblioteca Municipal Darcy Ribeiro, em Curitiba, o escritor carioca radicado desde 1994 na capital do Paraná interagiu generosa e carinhosamente com o(a)s privilegiado(a)s participantes.
Cadeiras dispostas em formato de círculo, cada inscrita(o) fazia a leitura em voz alta de seu fragmento de romance, e em seguida o autor dos magníficos romances Fantasma e Ribamar indicava as potências de cada obra em progresso, sugerindo possibilidades e diálogos com títulos literários, peças de teatro e filmes.
O impacto-Castello pode ser apreciado nesses fragmentos de romances, deflagrados ou remodelados durante a inigualável oficina literária, melhor dizendo, de imaginação – e, também, de civilização.
Contemplados:
Claudiane Andrade - GIP
Ana Carolina Stedile - EM Ver. Lís Peretti - NRE PN
Andreia Perez Ribeiro -EM Desembargador Marçal Justen - NRE PR
Lucyene Ganz - EM Zélia Milleo Pavão - NRE PR
Importante:
Os contemplados ativos da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba receberão seu exemplar em sua unidade via malote.
Os demais devem retirar no endereço abaixo em horário comercial.
Av. João Gualberto, 623 - 7º andar, Torre B - Alto da Glória
Gerência de Educação e Cultura.