ALEGORIAS DA ALTERIDADE E TESSITURA DE EDUARDO GIACOMINI

A obra é resultado da contínua pesquisa do artista em convergir linguagem, estética, simbologia e história na criação de indumentárias inspiradas em figuras que fazem parte do imaginário popular. No atual projeto, o figurinista parte da notoriedade de santas ou santos não canonizados pela Igreja Católica, porém, consagrados pela fé e pela crença das pessoas em receberem graças ou milagres.
Para Eduardo Giacomini, as figuras tornaram-se lendas no imaginário popular das sociedades em que estão inseridas e representam um bem imaterial da comunidade:
“A combinação de símbolos, conceitos, memória e imaginação sobre essas histórias resultaram em releituras visuais de indumentárias carregadas de sentido e beleza. E para potencializar o imaginário, fotografamos atrizes e atores vestindo as peças e as registramos, junto com suas histórias, para a composição do livro”, afirma.
O projeto “Alegorias da Alteridade v. 2 – a tessitura de Eduardo Giacomini” ainda compreende ações que refletem sobre a importância da Memória e da valorização da cultura popular, por meio de uma oficina para estudantes, professores e interessados de modo geral sobre “processos criativos”, ministrada por Giacomini; e uma palestra com a antropóloga, Dra. Selma Baptista.
Contemplados:
Rita Voltolini - CMEI HORTÊNCIAS - NRE BQ
Importante:
Os contemplados ativos da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba receberão seu exemplar em sua unidade via malote.
Os demais devem retirar no endereço abaixo em horário comercial:
Av. João Gualberto, 623 - 7º andar, Torre B - Alto da Glória
Gerência de Educação e Cultura