Agenda Gratuita - Dicas de Quarentena

 

ESPETÁCULOS, MUSEUS E PARQUES

Estão suspensos a partir de 17/3 todos os espetáculos e atividades culturais programados para os espaços da Fundação Cultural de Curitiba. Também estão fechados todos os parques, museus e Zoológico.

 

                        

Esse período de Quarentena não é férias, não é para viajar, passear, ir a shopping, cinema, visitar familiares, mas é um momento de precaução e prevenção.

Confira o Decreto Municipal e o Estadual.

Em casa, com as crianças é possível fazer muitas atividades e garantir a segurança de todos, por isso divulgamos aqui algumas sugestões de acesso online.

 

 

Danilo Caymmi canta com crianças do MusicaR e músicos de várias partes do país

Um concerto on-line inédito, com o cantor e compositor Danilo Caymmi acompanhado de um coro de 18 crianças participantes do projeto MusicaR e 12 instrumentistas de várias partes do Brasil, estreia no próximo sábado (27/6), ao meio-dia, nas redes sociais da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura.

O vídeo é quase uma reprise do concerto de encerramento da 36ª Oficina de Música de Curitiba, que encantou o público em janeiro deste ano. Não se trata de uma gravação da apresentação que lotou o grande auditório do Teatro Guaíra, mas sim de uma nova produção feita exclusivamente para exibição virtual, atendendo as medidas de prevenção da pandemia do coronavírus.

Com direção musical e arranjos de João Egashira, a produção levou aproximadamente dois meses, compreendendo a gravação das performances individuais e o processo de edição de áudio e vídeo feita por um dos participantes, o paulista Fernando Brandt. A música escolhida foi Andança, um dos maiores sucessos de Danilo Caymmi.

Egashira disse que a proposta de reapresentar a música tocada naquele concerto, agora numa versão on-line, nasceu dos músicos, que foram seus alunos na Oficina de Música. “Encerrada a Oficina, continuamos mantendo contato por um grupo de Whatsapp. Ali surgiu a ideia. Fizemos o convite ao Danilo Caymmi e ele prontamente atendeu com o maior entusiasmo”, conta Egashira.

Na sequência, foram convidados os alunos do MusicaR, que tanto no concerto do Guairão como agora, cantando em suas casas, atuaram sob a coordenação da professora Ângela Sasse. Também participa do vídeo o pianista Tiago Costa.

Bons frutos

Os músicos que naturalmente estariam distantes entre si, já que residem em cidades de vários estados e até do exterior, aproveitaram a onda das lives para se reencontrar. “Esse vídeo é um exemplo dos frutos que a Oficina de Música produz”, disse Egashira, lembrando que o reencontro mostra que a música não tem mesmo fronteiras. “Ele é também um retrato do que é a Oficina de Música e sua capacidade de promover o intercâmbio entre alunos, professores, profissionais e pesquisadores de forma permanente”, acrescentou.

Quanto ao resultado musical, Egashira garante que o público vai se emocionar. “É um concerto que foi feito com o coração. Foi uma iniciativa espontânea e muita emotiva”, afirmou.

Contato

Grande destaque do concerto, Danilo Caymmi está na expectativa do lançamento. “Quando recebi o convite, fiquei muito feliz”, disse o cantor. “A participação no concerto de encerramento da Oficina de Música foi o meu primeiro trabalho em Curitiba e agora estou participando desse projeto muito bonito com as crianças. Fiquei emocionado”, conta o compositor, que está morando na capital paranaense há pouco mais de dois anos.

“Os arranjos foram muito bem feitos e, para as crianças, tem uma certa complexidade. O desempenho delas me surpreendeu”, declarou Caymmi.

Para o cantor, essa apresentação virtual é um ensaio do que virá daqui para frente. “A pandemia vai transformar o mundo e a nossa maneira de estar em contato com a plateia. Para quem está acostumado com viagens e shows, é difícil, mas temos que nos adaptar a essa nova forma de comunicação com o público”, constata o compositor.

 Serviço: Vídeo inédito com Danilo Caymmi, MusicaR e grupo de instrumentistas

Direção musical: João Egashira

Coordenação MusicaR: Ângela Sasse

Edição de áudio e vídeo: Fernando Brandt

Data: sábado, 27 de junho

Horário: 12h

Facebook do Conservatório de MPB e da Fundação Cultural de Curitiba

 

 

 

Lançamento do livro “Jardim de infância para a vida toda

Na próxima terça-feira (30), às 19h, acontece o lançamento no Brasil do livro "Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos", com o autor Mitchel Resnick, do MIT Media Lab.

Promovido pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e pelo Porvir, o webinário discutirá sobre os fundamentos da aprendizagem criativa e a importância dessa abordagem para educadores brasileiros.

A transmissão contará com tradução simultânea em português.

Inscreva-se!
bit.ly/webinariorbacporvir

 

 

 

Peça "Galileu e eu- a arte da dúvida"

Com Denise Fraga

Perseguido pela Santa Inquisição da Igreja Católica ao divulgar a descoberta de o Sol é o centro do universo, e não a Terra, o cientista Galileu Galilei (1564-1642) teve de renunciar publicamente às suas ideias para escapar de processos e da ameaça de tortura. Exilado, em seus últimos anos de vida escreveu “Discursos e demonstrações matemáticas acerca de duas novas ciências”, obra fundamental, que revolucionou a ciência moderna. O dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956), ao transformar a biografia do italiano na peça “A Vida de Galileu”, demonstrou que a ciência não era desconectada da sociedade de seu tempo e o apresentou como um homem comum que salva a pele por medo. A experiência da bomba na Segunda Guerra (1939-45) o fez, porém, revisitar sua obra. No texto escrito em 1945 com a colaboração do ator anglo-americano Charles Laughton (1899-1962), que também interpretou o personagem-título, Galileu ganha outro desfecho, que coloca em perspectiva crítica sua postura diante da perseguição. "Eu te digo, aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso”, afirma uma passagem da peça. Nessa adaptação para o Teatro #EmCasaComSesc, a atriz Denise Fraga, que viveu o personagem na montagem de 2015, discute a ciência mas também parte do texto para nos levar a uma reflexão sobre a vida e nós mesmos. Quem de nós não teve que negar o óbvio para seguir adiante? A quantos absurdos costumamos nos submeter com cara de paisagem? E o que fazer para, nesta areia movediça, achar brechas para pequenas revoluções que nos mantenham minimamente em dia com os nossos ideais? FICHA TÉCNICA Idealização, Criação e Realização: Denise Fraga, José Maria e Luiz Villaça | NIA Teatro Classificação: 14 anos.

Assista aqui

 

 

 

I CONGRESSO NACIONAL PRESTO CANTO CORAL

I Congresso Nacional PRESTO de Canto Coral 

É Online, É Gratuito

“Reflexões sobre o Canto Coral Brasileiro e olhares sobre o novo momento”

A PRESTO Produções e Promoções Artísticas apresenta o I Congresso Nacional PRESTO de Canto Coral. De 29 de junho a 02 de junho o evento vai reunir alguns dos mais destacados nomes do Canto Coral brasileiro em uma ação inédita da PRESTO e também do movimento coral no Brasil.

Serão 4 dias de palestras, debates e reflexões sobre a atividade coral, onde a proposta é integrar a comunidade coral e falar sobre diversos temas de relevância para a manutenção e o fomento desta prática no país.

As atividades serão todas online, disponibilizadas gratuitamente, mediante a inscrição no site do congresso: CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO

O Congresso vai reunir regentes, preparadores vocais, educadores musicais e coralistas de todo o país, além de estudantes de regência e demais membros da comunidade que apreciam o canto coral.

 

As inscrições iniciam no dia 11 de junho a 27 de junho de 2020.

 

Sobre o I Congresso Nacional PRESTO de Canto Coral

Ao longo dos últimos anos, o Canto Coral brasileiro vem perdendo espaço, paulatinamente, diante das atividades culturais e de entretenimento.

As políticas públicas, que historicamente voltam seus olhos para outras direções, se esvaem a tal ponto, que se torna quase impossível receber e, mesmo, perceber qualquer incentivo.

Essa realidade se mostra através de uma drástica diminuição – em alguns casos de total suspensão – de apoios e investimentos de grandes empresas e instituições que no passado se orgulhavam de prestigiar e promover o Canto Coral.

Como resultado desse sucateamento e desmanche cultural, percebemos que não só a quantidade, mas também a qualidade dos coros está menor; o mercado de atuação profissional se restringe e os profissionais são pouco valorizados. Sobretudo, não há mais a renovação nem a formação de público, que é cada vez menor.

O I Congresso Nacional PRESTO de Canto Coral propõe a reflexão e o debate destes e de outros temas, como forma de nos (re)aproximar, através da troca de experiências e saberes, compartilhando ideias, buscando a valorização e o fortalecimento da nossa atividade, que é muito mais do que uma profissão.

 

Canto Coral é uma atividade coletiva por excelência. Da mesma forma, pensar em novos rumos através de sua revitalização também é.

 

PROGRAMAÇÃO

29 de Junho

10 h – Abertura

Lucia Passos (RS) / João Paulo Sefrin (RS) / Ailton Abreu (RS)

 

15h – Panorama do canto coral brasileiro

Vilson Gavaldão de Oliveira (RS)

 

18h – Obstáculos para manutenção dos coros na atualidade

Dorit Kolling (MT) / Marino Galvão (PR)  / Márcio Buzatto (RS)

 

20h – Olhares sobre o coro infantil

Ana Yara Campos (SP) / Regina Hiromi Kinjo (SP) / Gisele Cruz (SP)

 

30 de junho

10h – A técnica vocal para coros

Lúcia Passos (RS)

 

15h – Processos de afinação de si

Cristiane Ferronato (RS)

 

18h – Os desafios na administração das Federações de Coros

Eduardo Alves (RS) / Daniel Andrade (MG) / Geraldo Vasconcelos (MG)

 

20h – Formação do regente – regente educador?

Jusamara Vieira Souza (RS) / Jocelei Bohrer (RS) / Susana Cecilia Igayara (SP)

 

01 de julho

10h – “Perspectivas do Canto Coral no Norte e Nordeste pós pandemia”

Alba Bomfim (PI) / Eduardo Nóbrega (PB) / Sabrynna Sena (RO)

 

15 h – Por que cantar renascença ?

João Paulo Sefrin (RS)

 

18h – Arranjos corais

Eduardo Dias de Carvalho (DF) / Pablo Trindade (RS)

 

20h – Repertório de música brasileira para coro

Zezé Chevitarese (RJ) / Ernani Aguiar (RJ) / Carlos Alberto Figueiredo (RJ)

 

02 de julho

10h – O coro sinfônico: suas características e especificidades

Manfredo Schmiedt (RS) / João Paulo Sefrin (RS)

 

15h – Criação do repertório coral para coro infantil

Ana Yara Campos (SP)

 

18h – A abordagem multidisciplinar na formação do coralista

Mara Campos (SP) / Lúcia Passos (RS) / Reynaldo Puebla (SP)

 

20h – A visão do canto coral brasileiro no exterior

Isabela Sekeff (DF) / Patricia Costa (RJ) / Helma Haller  (PR)

 

ORGANIZADORES

Coordenação Artística Lucia Passos e João Paulo Sefrin

 Coordenação de Produção Ailton Abreu

Assistente Administrativo Denise Luciane Alves

Colaboração Clarice Pereira e Julia de Moura Passos Simon

Realização: PRESTO

Site: https://prestosl.com.br

 

Serviço

O que: I Congresso Nacional PRESTO de Canto Coral

Quando: 29 de junho a 02 de julho

Onde: Redes sociais da PRESTO

YouTube [Importante se inscrever para acessar o conteúdo do Congresso] – https://cnprestocantocoral.com.br/youtube

Facebook – https://www.facebook.com/prestoproducoes/

Instagram – https://www.instagram.com/presto.producoes/

 

INFORMAÇÕES

PRESTO Produções e Promoções Artísticas

Telefone: 51 3037 7784 / Whatsapp: 51 9 9118 6763

E-mail: contato@cnprestocantocoral.com.br / Site: https://cnprestocantocoral.com.br/

 

 

 

Festival Internacional de Música e Dança de Granada: DIGITAL GRANADA FESTIVAL

O Festival Internacional de Música e Dança de Granada nasceu em Alhambra para selecionar e transmitir o legado de tradição e vanguarda, reforçar o vínculo entre a cidade imaginária e a cidade real, entre a tradição popular e culta de Andaluzia e o prodigioso patrimônio da grande cultura musical europeia.

A 69ª edição do Festival de Granada será celebrada de 25 de junho a 26 de julho – uma das edições mais longas de sua história -, com um total de 70 espetáculos.

Pela primeira vez, o festival celebrará este ano o Digital Granada Festival, uma série de concertos nos quais o Instituto Cervantes colabora difundindo-os através dos canais de suas redes sociais e da plataforma Youtube. Estes concertos serão filmados em alguns lugares mágicos de Granada, entre Alhambra e Albaicín, com alguns de nossos solistas mais prestigiosos do panorama musical espanhol.

Digital Granada Festival.

Programa

  • Domingo, 28 de junho de 2020. 17h (horário Brasil). Pepe Romero no Patio de los Arrayanes
  • Segunda-feira, 29 de junho de 2020. 17h (horário Brasil). Rocío Márquez no Patio de la Acequia del Palacio del Generalife
  • Quinta-feira, 02 de julho de 2020. 17h (horário Brasil). Cañizares na Casa del Chapiz (Palacio de Dar al-Bayda)
  • Domingo, 05 de julho de 2020. 17h (horário Brasil). Javier Perianes no Pórtico del Palacio del Partal (Alhambra de Granada)
  • Segunda-feira, 06 de julho de 2020. 17h (horário Brasil). Jordi Savall no Patio de los Arrayanes

Data: De 28/06/2020 a 06/07/2020

Observações: Atividade on-line

Lugar/Canais de acesso:

Festival de Granada. Página web (Espanha)
Instituto Cervantes (Madrid). Canal de Youtube

Instituto Cervantes (Madrid) Actividades culturales – Festival de Granada

 

 

 

OFICINA LITERÁRIA “O NOVÍSSIMO CONTO BRASILEIRO” COM O ESCRITOR LUIZ ANDRIOLI

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A OFICINA LITERÁRIA

GRATUITA E ONLINE “O NOVÍSSIMO CONTO BRASILEIRO”

COM O ESCRITOR LUIZ ANDRIOLI

 

Um panorama da produção dos principais contistas em atividade no país. Este é o objetivo da oficina “O novíssimo conto brasileiro”, projeto viabilizado pelo Fundo Municipal de Cultura de Curitiba, através do edital Múltiplas Ações em Literatura e Leitura, categoria Oficinas de Análise e Criação Literária.

A oficina será ministrada pelo escritor, jornalista e diretor da Prosa Nova Produções Culturais, Luiz Andrioli, que é mestre em Literatura pela UFPR, tendo trabalhado o gênero conto em sua dissertação (O silêncio do vampiro: o discurso jornalístico sobre Dalton Trevisan). Andrioli também publicou o livro de contos “O laçador de cães”, Grua Livros.

Inscrições devem ser feitas neste link de 15/06/2020 até 03/07/2020

A oficina está estruturada em 10 encontros. Cada um deles, com exceção do primeiro, terá como objeto de estudo um livro de contos ganhador do Prêmio Jabuti nesta década. Nosso foco é, semana a semana, analisar cada livro e autor, usando a temática em questão como ponto de partida para a produção dos textos dos alunos.

Queremos proporcionar discussões arejadas a respeito do conto brasileiro contemporâneo, analisando seus principais expoentes e trabalhos premiados como fonte de inspiração.

Por conta do isolamento social, os encontros semanais serão online, sempre às quartas-feiras, 19h, via Google Classroom. Participantes também receberão conteúdo, trabalhos, assessorias e participarão de fóruns pelo ambiente virtual de aprendizagem durante a oficina.

 

Estrutura da oficina

Os encontros online serão divididos em 3 momentos:

Leitura de um ou dois textos do livro da semana;

Discussão sobre a temática do autor, correlacionando com os aspectos teóricos do gênero e momento atual da Literatura;

Leitura dos textos produzidos pelos alunos durante a semana partir do livro trabalhado anteriormente.

Sendo assim, nosso cronograma de trabalho para os 10 encontros semanais online de cada semestre será:

08/07/2020. Apresentação do projeto, do plano de trabalho e exposição sobre os fundamentos do conto.

15/07/2020. Desgracida, de Dalton Trevisan (Editora Record). Premiado em 2011.

22/07/2020. O Destino das metáforas, de Sidney Rocha (Editora Iluminuras). Premiado em 2012.

29/07/2020. Páginas sem glória, de Sérgio Sant’Anna (Companhia das Letras). Premiado em 2013.

05/08/2020. Amálgama, de Rubem Fonseca (Nova Fronteira). Premiado em 2014.

12/08/2020. Sem Vista para o Mar – Contos de Fuga, Carol Rodrigues (Demônio Negro). Premiado em 2015.

19/08/2020. Amora, Natalia Borges Polesso (Não Editora). Premiado em 2016.

26/08/2020. Sul, Veronica Stigger (Editora 34). Premiado em 2017.

02/09/2020. A face serena, de Maria Valéria Rezende (Penalux). Premiado em 2018.

09/09/2020. Um beijo por mês, de Vilma Arêas (Luna Parque). Premiado em 2019.

 

Vagas: 30 (20 vagas destinadas para alunos residentes em Curitiba).

Serão emitidos certificados. É necessário uma presença mínima de 75% para obter a certificação.

https://prosanova.com.br/oficinaconto/

 

 

 

DESAFIO LITERÁRIO

Para estimular a leitura e incentivar a troca de experiências durante a quarentena, estamos promovendo o Desafio Literário BPP — que abrange diversos gêneros ficcionais e de não ficção, um diferente a cada semana. Iniciamos querendo saber o que você tem lido no campo das BIOGRAFIAS. Para participar, poste uma foto do livro e marque a Biblioteca. Ou envie a imagem para a gente por mensagem direta, explicando brevemente a importância da obra. Vamos selecionar algumas sugestões e publicar em nossas contas do Facebook e Instagram. Se a sua foto for publicada, marque amigos nos comentários e convide-os à leitura. Replique o conteúdo no seu perfil pessoal com a hashtag #DesafioLiterarioBPP.

Acesse BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

 

 

 

MOVIMENTO CONEXÃO ESTÁ DE VOLTA COM MAIS ATRAÇÕES CULTURAIS E WEBINÁRIOS.

Confira a programação. #AgenciaEscolaUFPR
 

25 de junho QUINTA-FEIRA
Apresentadora: Ana Maoski, jornalista.

15h ABERTURA

15h0 ATRAÇÃO CULTURAL
A Orquestra vai até você

Orquestra Filarmônica da UFPR @filarmonicaufpr

15h10 ATRAÇÃO CULTURAL
Banda Beto (em casa)

Músicas indie-rock. A banda irá apresentar seus primeiros trabalhos, em um formato mais íntimo @bandabetobanda

15h30 ATRAÇÃO CULTURAL
Aula de forró

Clube de Dança UFPR, com Camilla Lima e Thiago Abdo. Uma breve prática de forró para iniciantes em clima de festa junina @camillarl @thiagojabdo

16h ATRAÇÃO CULTURAL
Um pouco do que me inspira

Ceci Reis, estudante do curso de Design Gráfico da UFPR, traz covers de estilos diversos da música brasileira @ceci.reis

16h30  WEBINÁRIO
Uma conversa sobre a Casa Niemeyer Digital: ações do museu universitário durante a pandemia.

Ana Avelar, curadora da Casa Niemeyer e professora de Teoria, Crítica e História da Arte da UnB @ana_candida_de_avelar
Fabrícia Jordão, curadora, pesquisadora e professora do Departamento de Artes da UFPR @fcljordao

17h ATRAÇÃO CULTURAL
Intervenção Poética

Slam das Gurias CWB, batalha de poesia falada com protagonismo feminino. Poetas curitibanas convidadas a soltar a voz através da poesia @slamdasguriascwb

17h30 ENCERRAMENTO
Banda Uso Utópico
Banda de rock formada por ex-alunos de Medicina da UFPR @Uso.utopico

 

26 de junho SEXTA-FEIRA
Apresentador: Rafael Lorran, diretor da Cia de Teatro da UFPR.

15h ABERTURA

15h05 ATRAÇÃO CULTURAL
Paz nos Desaventos

Franciele Lima Simch, professora do curso de Medicina do campus UFPR Toledo, interpreta a música “Romaria”, de Renato Teixeira @franciellesimch

15h10 ATRAÇÃO CULTURAL
Soul Mara: Soul Music do Brasil e do mundo

Michele Mara, cantora, musicoterapeuta na área social, atriz, e ativista preta. Ganhadora de prêmios Nacionais e internacionais na TV Brasileira, organizadora da Marcha do Orgulho Crespo Curitiba, participante do The Voice Portugal 2019, onde mora desde 2018 @michelemara

15h30 ATRAÇÃO CULTURAL
Piano Drag

Jeruza Miller, drag queen pianista, criadora do projeto PianoDrag e musicista de carreira internacional, toca música para piano e canto com repertório clássico, jazzístico e popular @jeruza.miller

16h      ATRAÇÃO CULTURAL
Música Popular Brasileira: DeArtes em casa 

Rafael Pinheiro Deina, estudante de Licenciatura em Música da UFPR

16h30  WEBINÁRIO
Gênero e cultura pop: Identidades LGBTI+ nas animações seriadas 

Leonardo José Costa, jornalista e mestrando em Comunicação UFPR @leocold
Romão Matheus Neto, publicitário mestrando em Comunicação UFPR @r.o.m.a.o

17h ATRAÇÃO CULTURAL
Sarau de Poesia: uma apresentação literária voltada à poesia, um espaço para os poetas convidados expressarem suas vivências, sentimentos e lutas através da poesia marginal.

Batalha das Casinhas, evento multicultural que acontece de maneira independente dentro do campus Politécnico da UFPR. Fomenta a arte de rua e estimula a ocupação deste espaço pela comunidade, fornecendo uma forma de entretenimento artístico gratuita e acessível @batalhadascasinhas

17h30  ENCERRAMENTO
SOS BrasilGrupo de MPB da UFPR @gmpb_ufpr

 

 

 

 

 

(A) POR QUE SHAKESPEARE?

Uma introdução ao mundo de Shakespeare, a política e a rainha, o mundo do teatro e dos divertimentos e as obras mais importantes. Com aparição especial de Marcelo Serrado e Alexandre barilari.

CONTEÚDO DO CURSO:

1. Introdução universo do Shakespeare: Por que Shakespeare?
2. Poder e religião: a Rainha Elizabeth I e a corte
3. Como se divertir na época de Shakespeare: o teatro e outras formas de diversão
4. As grandes obras

Professora Liana Leão:

Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Paraná. Experiência na área de Letras, com ênfase em Shakespeare, atuando em: Shakespeare, dramaturgia, literatura inglesa e norte-americana. Graduação em Comunicação Social, com Especialização em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Paraná (1994). Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (2000). Pós-doutoramento pela Universidade de Minas Gerais. Fundadora e Coordenadora de www.shakespeare.ufpr.br em espelho com www.shakespearedigitalbrasil.com.br, projeto afiliado ao GLOBAL SHAKESPEARES at MIT. Editora colaboradora de Global Shakespeares do MIT http://globalshakespeares.mit.edu/brazil/# http://globalshakespeares.mit.edu/#

AULAS INAUGURAL AO VIVO ON-LINE

Aula aberta inaugural – 29/06

Horário: 19h00 às 20h30 – segunda-feira

Mais informações à respeito, acesse o link.

 

 

 

 

JONATHAN AUGUSTO EXECUTA UMA OBRE POLONESA

A pedido do meu amigo Lourival Araújo (Wista), gravei essa linda e histórica obra polonesa, Czerwone Jabtuszko. Esta canção, um Kujawiak, está entre as mais importantes canções polonesas elencadas na obra de Zbigniew Adrjanski, chamada Zlota Ksiega Piesni Polskich (Livro de Ouro das Canções Polonesas). Surgiu provavelmente no início do século XX como canção dos legionários que lutaram pela independência da nação.

O filme "Zakazane Piosenki" de 1946, retrata as manifestações culturais reprimidas, porém representadas na clandestinidade durante o período de ocupação nazista. No momento do Levante de Varsóvia, a presença da canção Czerwone Jabtuszko, ao lado dos sons da batalha, reafirma a importância histórica desta música. (Texto do Lori).

Confira, no link:

https://www.facebook.com/jonathan.augusto.58/videos/3104793912910900/UzpfSTIwMzc4NjkxNjc5NjM0ODo4ODEwNDQ4OTI0MDM4Nzc/

 

 

 

 

EXPOSIÇÃO CONFLUÊNCIAS (SESC PAÇO DA LIBERDADE

 

A mudança no modo que estamos vendo o mundo, limitado pelo suporte de nossas casas, permite fazermos uma analogia com a pintura renascentista e nos questionar se nosso olhar está restrito ao quadrante de uma janela ou pela tela dos dispositivos midiáticos. Reencontrar no cotidiano aquilo que nos era tão corriqueiro ao ampliar nossas ações pode dar novos significados às possibilidades de comunicação e interação.
A pintura permite experimentar estas transformações: camaleônica, sustentou seu valor mesmo frente a fortes sinais de fragmentação que o mundo da arte viveu. Redefinindo posições, adaptou-se a novos meios e fins, e adquiriu nova roupagem por meio de gerações de artistas inquietos e questionadores que ultrapassaram fronteiras. Assumiu mudanças, mas jamais perdeu sua identidade.
Foi a partir da ideia de campo ampliado que a exposição Confluências (Sesc Paço da Liberdade – 14/6 a 06/9/2016) foi construída, e é esse conceito que queremos resgatar aqui. 


As obras de Leila Pugnaloni, Tatiana Stropp e Tony Camargo ressignificam uma linguagem e o representar que poderia ser óbvio na pintura, em um jogo de sentidos onde podem ser vistas destituídas de sua corporeidade e como quase objetos.
 
INSTAGRAM SESC
 
Para conhecer mais da exposição você pode encontrar o catálogo online

 

 

 

 

 

AULA INTRODUTÓRIA - MÉTODO SILVIA TRAD DE AQUARELA

Nessa aula eu te mostro o motivo de achar a aquarela tão fantástica! Mostro na prática 6 técnicas para você já começar as suas artes. Quer ir mais a fundo e começar a pintar aquarela? No Método Silvia Trad te dou tudo o que você precisa (Inclusive o material) para você utilizar da aquarela para relaxar, fazer lindas artes e até mesmo vende-las.

@silvia.trad
youtube.com/silviatrad

MÉTODO SILVIA TRAD: http://www.metodosilviatrad.com.br

 

 

ALFABANTU

A história e a cultura afro-brasileira devem constar no currículo oficial da rede de ensino no Brasil, como prevê a Lei 9.394/1996. No entanto, a disponibilidade de material sobre o assunto e a aplicação da lei ainda são deficitárias em muitas escolas. Foi pensando nisso que o historiador Edson Pereira e a socióloga Odara Dèlé decidiram criar um aplicativo de celular, o Alfabantu, destinado ao ensino da língua falada pelo povo kimbundu, de Angola.

A ideia nasceu quando Pereira ainda cursava História na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Lá ele teve seu primeiro contato com o kimbundu, através de um curso ministrado pelo professor Nii.

Hoje, Odara é professora de Sociologia do ensino médio na rede estadual e Pereira, professor de História do ensino fundamental na rede municipal. Com a vivência escolar, foram percebendo que os professores tinham dificuldade em trabalhar a história da África com as crianças. “Não existe muita vontade dos professores e os que têm vontade não sabem como fazer, falta material didático”, conta Odara.

Com um interesse antigo no resgate histórico da cultura africana, o casal encontrou no idioma uma potencial forma de aproximar a África das crianças brasileiras que, muitas vezes, passam a infância sem conhecer a história dos seus povos originários.

Odara e Pereira, socióloga e historiador, criadores do aplicativo Alfabantu – Foto: Arquivo Pessoal

Inspirados pelo Asa – aplicativo criado por um nigeriano que percebeu que faltava às novas gerações um conhecimento mais profundo sobre seus antepassados, começaram a planejar o Alfabantu. O aplicativo Asa ensina a língua iorubá e traz conteúdos sobre a história e cultura da Nigéria e da África. Já o criado pelo casal se dedica, por enquanto, exclusivamente, ao ensinamento do idioma angolano.

Lançado em 21 de novembro, o aplicativo é voltado ao público infantil e está disponível apenas para celulares com sistema Android. Durante a pesquisa preliminar, Odara e Pereira encontraram dados significativos a respeito do uso do celular pelos brasileiros: crianças entre 5 e 14 anos costumam passar 80% do seu tempo livre com os aparelhos em mãos.

“A gente está muito ligado ao celular, mas o importante é pensar quais conteúdos são vistos. Podemos potencializar esse uso de forma positiva. As crianças podem permanecer no celular, mas acessando conteúdo de qualidade”, avalia Odara.

A ideia do Alfabantu é proporcionar um aprendizado lúdico e interativo, algo que atraia o público infantil. O aplicativo é dividido em duas partes. Na primeira, há o contato inicial com a língua: são apresentadas frases do cotidiano, partes do corpo humano, números, animais e diversas outras palavras. Na segunda parte, a criança testa seu conhecimento através de um quiz. “A criança aprende e, ao mesmo tempo, se diverte”, segundo Odara.

Além de brasileiros, moradores de Angola, Moçambique, Reino Unido, Polônia e Portugal já baixaram o aplicativo.O casal conta que pretende desenvolver versões mais completas do aplicativo. Além da adição de conteúdos, como cultura africana, querem ampliar o público-alvo, criando versões do Alfabantu para adultos. Contam, ainda, que pretendem criar materiais didáticos do aplicativo que possibilite sua expansão. O objetivo é trazer a África para perto de cada vez mais brasileiros.

O aplicativo está disponível para download neste link.

 

 

EDIÇÕES DO MUSEU PARANAENSE

Sendo uma das mais antigas instituições museológicas em funcionamento no Brasil, o Museu Paranaense tem se mantido no cenário cultural e científico brasileiro como promotor de importantes contribuições à história, antropologia e arqueologia do Paraná, desde sua fundação, em 1876.
Ao completar mais de 140 anos de existência, o Museu oferece ao público uma série de publicações em formato impresso e em edição eletrônica, apresentando os estudos acadêmicos que permitiram qualificar sua equipe, atual ou mais antiga, como um importante grupo de pesquisadores no interior da Secretaria da Cultura do Paraná, renovando o compromisso do Museu Paranaense com a ciência e a cultura do estado e do país.


Coleção Histórias do Paraná

Confira a coleção, no link: http://www.museuparanaense.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=204

 

 

 

 

9ª EDIÇÃO DO OLHAR DE CINEMA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURITIBA

Como vocês talvez já possam estar sabendo, a 9ª edição do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, teve que ser adiada devido à pandemia.

Originariamente a edição 2020 estaria começando em 03 de junho. Pelo que, de maneira simbólica, programamos duas mostras especiais para não deixar passar desapercebida a data.

Uma mostra acontecerá na plataforma de streaming MUBI. Serão oito títulos que serão lançandos um por dia, a partir de hoje. Cada filme ficará disponível por 30 dias.

Para quem ainda não é assinante da MUBI eles estão oferecendo 30 dias grátis, só acessar o https://mubi.com/olhardecinema

 A outra mostra vocês poderão aproveitar acessando o site http://www.olhardecinema.com.br/. Para assistir os filmes que estarão em cartaz, basta acessar o nosso site e “alugar” os filmes que você deseja assistir. Os filmes estarão disponíveis a partir do dia 03/06 às 18h. O aluguel de cada filme custará R$5 e todo o arrecadado será doado para duas frentes de combate ao COVID-19.

A 9ª edição do Olhar de Cinema está programada para acontecer de 7-15 de outubro de 2020, com um formato ainda a ser definido.

Confira mais informações, no link: https://www.olhardecinema.com.br/br/

 

 

 

OBRAS DE TARSILA DO AMARAL GANHAM VIDA POR MEIO DE SONS COM PAISAGENS SONORAS

Acessando o site: http://tarsiladoamaral.com.br

Você pode acessar as obras da artista, biografia, dentre outros conteúdos.

https://m.youtube.com/watch?v=GWFqSpUwKuA

 

 

 

CONHEÇA O NOVO TRABALHO AUTORAL DE ROSEANE SANTOS

Fonte: Francisco Okabe

Imagem: capa single Roseane Santos

A cantora e compositora Roseane Santos está produzindo seu primeiro álbum de músicas autorais para ser lançado este ano. “Fronteiriça” conta com a participação de vários músicos da cidade, como Victoria Vilandez, Gabriela Bruel, Daniel D’Alessandro, Luciano Faccini, Francisco Okabe e Leonardo Gumiero (também produtor do projeto), além de várias participações especiais. Joana Queiroz é uma das convidadas, e podemos ouví-la junto com Roseane Santos e sua banda no single “Não Obedeço”, um texto de Leonarda Glück musicado por Ary Giordani.

Roseane Santos - Não Obedeço part. Joana Queiroz: https://www.youtube.com/watch?v=3Rj7g7adVPM

Ouça também o primeiro single de Fronteiriça, “Pedras e Escritos”, canção de Francisco Mallmann e Luciano Faccini: https://www.youtube.com/watch?v=GvuFuy9VSH0

O álbum Fronteiriça tem data marcada para o mês de julho. Até lá, serão lançados mais alguns singles. 

Acompanhe nas redes o trabalho de Roseane Santos e não perca os próximos lançamentos!

Canal do Youtube

Facebook 

Instagram

 

 

 

TEATRO COLÓN DE BUENOS AIRES

Fonte: Site oficial: https://teatrocolon.org.ar/pt-br/teatro/el-teatro

O Teatro Colón de Buenos Aires é uma das mais importantes casas de ópera do mundo. Seu histórico rico e prestigiado e a excepcional acústica e características arquitetônicas de seu edifício colocá-lo ao nível de teatros como o La Scala em Milão, o Ópera de Paris, Ópera Estatal de Viena, Covent Garden de Londres e Metropolitan Nova York.

Em sua primeira sede, o Teatro Colón funcionou de 1857 a 1888, ano em que foi fechado para a construção de uma nova sala. Foi inaugurado em 25 de maio 1908 com uma função de Aida.

Em seus primórdios, o Colón contratou por suas temporadas para empresas estrangeiras; a partir de 1925 ele tinha seus próprios corpos estáveis -Orchestra, Ballet e Choir- e suas próprias oficinas de produção, o que lhe permitiu, década de 1930, organizam suas próprias temporadas financiadas pelo orçamento a cidade. Desde então, o Teatro Colón foi definido como um teatro de temporada ou stagione com a capacidade de realizar a totalidade de um todo produção graças ao profissionalismo dos seus corpos cenográficos especializados.

O Teatro Colón disponibiliza esses conteúdos no âmbito do programa #CulturaEnCasa do governo da cidade de Buenos Aires e em virtude do isolamento social preventivo e obrigatório fornecido pelo governo nacional para impedir a propagação do coronavírus COVID-19.

Para saber mais, acesse aqui: https://teatrocolon.org.ar/pt-br/culturaencasa

O objetivo é que, enquanto a suspensão das atividades artísticas com o público no teatro continuar, a cultura continue sendo a ponte que nos enriquece e nos une.

A cultura é a ponte que nos mantém mais próximos do que nunca, apesar da distância. Por esse motivo, Julián Medina, contrabaixista da Orquestra Filarmônica de Buenos Aires, oferece alguns minutos de música para compartilhar com todos vocês. Ouça a suíte em estilo antigo para solo de contrabaixo (6. Gigue) de Hans Fryba (1889-1986).

 Assista aqui: https://youtu.be/30i26hEfgXo

 

 

ÔNIBUS PALCO NO INSTAGRAM

Prezando o bem estar de todos, foi criado um conteúdo online para que o Ônibus Museu e Palco chegue até sua casa de uma maneira segura, assim podemos continuar levando cultura, história e arte para cada cantinho de Curtiba!
Para abrir a série, a coordenadora geral e diretora do Solar do Rosário, berço do projeto.

Acesse o vídeo divulgacional, aqui.

A Orquestra Ladies Ensemble está gravando trechos de músicas clássicas sendo apresentada a história da música e/ou compositor pela Professora Clarice Miranda.

O conteúdo digital continua com a mesma qualidade que as visitas físicas!

Confira o conteúdo, com Professora Clarice Miranda e Orquestra Ladies Ensemble

Mozart, Sinfonia n. 25, Primeiro Movimento Alegro com Brio https://www.instagram.com/tv/CABiwosl3CX/?igshid=15it3e21zuw6e

Mozart, Papageno da Ópera Flauta Mágica https://www.instagram.com/tv/CAX4byUAv64/?igshid=q49pot2dsuup

 

 

 

ARTUR MOREIRA LIMA: O GRANDE PIANISTA BRASILEIRO

Fonte: Site oficial http://www.arthurmoreiralima.com.br/site/

Considerado uma das mais importantes personalidades da nossa cultura, Arthur Moreira Lima projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia. Laureou-se também nos Concursos de Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou). Desde então, Moreira Lima tem feito turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concertos do mundo.

Entre as orquestras e os regentes famosos com quem já se apresentou, estão as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, Sinfônicas de Berlim, Viena, Praga, BBC de Londres, National da França, sob a direção de Kurt Sanderling, KiriIl Kondrashin, Mariss Jansons, Serge Baudo, Jesus Lopez-Cobos, Sir Charles Groves, Vladimir Fedosseyev, Rudolf Barshai...

A crítica mundial o considera extraordinário intérprete do grande repertório romântico e não tem poupado elogios à beleza da sua sonoridade e ao seu grande virtuosismo. A revista LA SUISSE chamou Moreira Lima "O Pelé do Piano", a crítica americana elegeu sua gravação dos Noturnos de Chopin "o mais importante registro pianístico do ano", e o famoso crítico londrino Dominic Gill do FINANCIAL TIMES escreveu "Moreira Lima sabe tudo sobre o piano romântico, fazendo seu instrumento falar".

Nascido no Rio de Janeiro, Arthur Moreira Lima começou a estudar piano aos seis anos, e já aos nove tocava um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Seus mestres foram Lúcia Branco (Rio de Janeiro), Marguerite Long (Paris) e Rudolf Kehrer (Conservatório Tchaikovsky de Moscou).

Em seu trabalho de resgate e difusão das raízes culturais brasileiras, Arthur Moreira Lima foi solista da primeira audição do Concerto n. 1 de Villa-Lobos no Japão, Rússia, Áustria e Alemanha. Foi também o pianista que fez reviver a obra de Ernesto Nazareth. Por seu trabalho discográfico no Brasil, recebeu por duas vezes consecutivas o Prêmio Sharp (1989 e 1990). Nos Estados Unidos, seu CD da obra de Ernesto Nazareth foi incluído na lista das melhores gravações do ano da Stereo Review Magazine. Um CD de Chopin Favourites lançado no Japão pela Nippon Columbia continua como um dos best-sellers da companhia.

Arthur Moreira Lima já gravou nos Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Japão, Suíça, Bulgária e Polônia. No repertório: Bach, Beethoven e Mozart (as sonatas famosas), Chopin (integral da obra para piano e orquestra com a Filarmônica de Sofia, todos os Noturnos, Polonaises, Valsas, Prelúdios e Scherzi) nos Estados Unidos, uma antologia da obra pianística de Villa-Lobos (3 CD's), de Radamés Gnattali e de Tchaikovsky, assim como os grandes concertos para piano e orquestra (Rachmaninov, Tchaikovsky, Mozart) com grandes formações sinfônicas européias: Orquestra da Rádio da Polônia, da Rádio de Moscou e de Câmara de Moscou.

Confira a homenagem do Concertos Harmonia ao pianista Arthur Moreira Lima, com uma brilhante exibição do músico.

https://www.youtube.com/watch?v=5sH12G0vlkA

 

 

SALA VIRTUAL CINE PLAZA OFERECE FILMES INÉDITOS PARA VER EM CASA

O Passeio em Casa entra no segundo mês de programação cinematográfica virtual com uma novidade: a sala Cine Plaza, somente com filmes inéditos. Como se estivesse na bilheteria física do Cine Passeio, mas sem sair de casa, o público poderá escolher e pagar pelos filmes que desejar ver na plataforma associada Cinema Virtual, pelo site: http://www.cinepasseio.org. 

“Para assistir a filmes que ainda não chegaram aos cinemas nem a outras plataformas, o público vai pagar valores equivalentes aos cobrados por filmes já lançados”, conta o cineasta Marcos Jorge, que também é um dos curadores do Cine Passeio.

O espaço faz parte da rede de unidades da Fundação Cultural de Curitiba e é administrado pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac). 

O nome da nova atração cinematográfica virtual, Cine Plaza, é uma homenagem ao antigo cinema que funcionou na Praça Osório, no Centro, entre 1964 e 2007. Com grandes sucessos projetados em sua tela, chegou a atrair 20 mil espectadores por semana. 

Títulos de estreia

Para a primeira semana de programação, foram selecionados quatro filmes: Antes de Partir, de Oded Binnun e Mihal Brezis, com Brian Cox à frente do elenco; Os Olhos de Cabul, de Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec; Copperman: Um Herói Especial, de Eros Puglielli; e O Segredo da Floresta, de Vikram Jayakumar. 

Depois de escolhidos e pagos, eles poderão ser vistos por um prazo de 72 horas, a partir de três mídias diferentes (smartphone, computador e tablet). Confira no link da programação do Passeio em Casa (https://bit.ly/2AhCMRD) detalhes sobre cada título selecionado para "abrir" o Cine Plaza virtual, além das demais atrações grátis selecionadas pelos curadores Marcos Jorge e Marden Machado. 

Outras atrações grátis

No Passeio em Casa, o público também pode acompanhar a programação do Cine Vitória (filmes nacionais e estrangeiros selecionados por mostras e festivais), as masterclasses Conversas Sobre Cinema e o bate-papo Podcast Passeio. São 12 filmes, incluindo Nervo Craniano Zero, de Paulo Biscaia Filho, na Sessão da Meia-Noite virtual. A sessão será aberta pelo curta Cercados Pela Morte, de João Vitor Ferian.

 

 

 

16 MUSICAIS DA BROADWAY PARA ASSISTIR ONLINE (E DE GRAÇA)!

Por Luíz Antonio Ribeiro – Site notaterapia

Teatro musical é uma forma de teatro que combina música, canções, dança, e diálogos falados. Está delimitado por um lado pela sua correlação com a ópera e, por outro, pela sua correlação com o cabaré. As linhas delimitantes entre essas três expressões artísticas são, muitas vezes, difíceis de conceituar. Os musicais mais conhecidos do mundo, são aqueles produzidos na Broadway que chegam a ficar até 20 anos em cartaz. O teatro da Broadway mais conhecido simplesmente como Broadway, refere-se às performances teatrais apresentados nos 40 teatros profissionais com 500 ou mais assentos localizados no distrito do Lincoln Center via da Broadway, no centro de Manhattan, Cidade de Nova Iorque.

O site  NotaTerapia separou os 16 melhores musicais da Broadway pra assistir online!

 

 

 

7 OBRAS DE FIÓDOR DOSTOIEVSKI EM AÚDIO PARA OUVIR ONLINE (E DE GRAÇA)!

Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski foi um escritor, filósofo e jornalista do Império Russo.

Autor de obras de sucesso como Crime e Castigo, sobre as culpas de um rapaz que comete um crime; Os Irmãos Karamazov sobre um complexo parricídio e suas implicações na vida de três irmãos, o autor é considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores “psicólogos” que já existiram. Suas obras são lidas e traduzidas ao redor do mundo, sendo considerado um mestre do gênero romance.

O site notaterapia destaca algumas obras, como: Crime e Castigo, memórias do subsolo dentre outras.

Confira aqui!

 

 

 

FRANCISCO OKABE - 80 

Natural de Bauru, interior de São Paulo, Francisco Okabe cresceu ouvindo e tocando música em casa. Após passar por bandas de diferentes estilos, mudou-se para Curitiba-PR em 2011 para cursar o bacharelado em música. Desde então, vem produzindo seu trabalho autoral e participando de grupos musicais independentes - como as bandas Charles Racional, e/ou, Obake, o duo de violões DayChi e, atualmente, a banda Ímã e a banda da cantora Roseane Santos. 

Explorando as possibilidades da composição e do arranjo, suas canções e músicas instrumentais englobam diversas referências vindas de suas vivências musicais, sempre ligadas ao violão e à música brasileira. Francisco se inspira na mistura e na pluralidade de estilos musicais, o que aprendeu com o maestro Waltel Branco, músico paranaense cuja obra e história foram o tema de sua dissertação de mestrado. 

Possui três trabalhos lançados pelo independente Onça Discos: "Ah não ser eu toda a gente e toda a parte!" (2016), "Vital" (2018) e “80” (2019), todos produzidos de maneira independente e colaborativa por músicos e amigos, em home studios. 

Seu mais novo trabalho, o EP 80, foi concebido durante e após um período morando em Los Angeles (Califórnia), acompanhando Dayane Battisti, sua esposa e parceira de gravações e composições. Algumas referências musicais norte-americanas e latino-americanas ouvidas por lá, especialmente de estilos como hip-hop, trap, lo-fi e pop, foram a inspiração para buscar uma sonoridade que combina o universo da canção brasileira acompanhada ao violão com a produção a partir de beats e samples. 

Duas das músicas que integram o EP foram lançadas anteriormente como singles, as canções “O Fim” (com participação da cantora Thainá Borges) e “fake.news”, um samba com colagens de sons eletrônicos que versa sobre acontecimentos recentes envolvendo notícias e perfis falsos. 80 conta com mais três faixas inéditas: a canção "A desafinação do mundo", e duas faixas instrumentais, "(LA)tin" e "Guria e Piá", feita em parceria com Dayane Battisti. A produção musical do ep é assinada por Acácio Guedes e Kelvin de Souza, e o projeto visual por Matheus Mantovani. Tanto nas letras como no som, Francisco constrói um conteúdo atual e atento, sem perder o balanço e diminuindo distâncias entre estilos musicais.

CLIQUE AQUI para ouvir o ep 80 na sua plataforma preferida

Álbum no Youtube

 Acompanhe nas redes

Facebook

Instagram    

Imagem  - Capa do EP 80

 

 

 

BANDA CURITIBANA ÍMÃ LANÇA SINGLE "INCENDEIA" COM CLIPE COLABORATIVO GRAVADO A DISTÂNCIA 

Imagem - Ímã Incendeia

Uma música que evoca multidões lançada em plena quarentena. “A música revolucionária fala sobre corpos. Com o clipe, não deixamos de mobilizar corpos, mesmo à distância”, comenta Luciano Faccini, um dos integrantes da banda curitibana ímã.

A pandemia, que poderia ter frustrado os planos de gravação do videoclipe, fez com que ele ganhasse novos sentidos dentro do atual contexto. A música foi compartilhada previamente por WhatsApp para amigos próximos, mas logo viralizou. Mais de 100 pessoas enviaram vídeos caseiros, extrapolando os limites do Paraná. 

Como resultado, corpos que dançam e fogem do isolamento da quarentena. “A música tem a ver com a festa e a guerra que acontecerem simultaneamente. E também é, de certo modo, uma resposta política. Incendiar os próprios corpos e as ideias, a gente mesmo, para que elas sejam força de mudança”, sintetiza Luciano. Na letra, assinada pelo intérprete, um grito de esperança e reflexão. “É tempo de dançar para frente. O que te move os dias?”

“Incendeia” é um samba reggae contagiante que, durante os últimos dois anos, levou o público a dançar em espaços como o Teatro Paiol, a Praça Generoso Marques, o Teatro Rodrigo d’Oliveira, entre outros locais de shows da capital paranaense. Liderando a sonoridade do single, toda a brasilidade do violão de sete cordas, que soma-se ao violoncelo e às guitarras imersas em efeito — elementos não convencionais ao estilo, mas que definem a mistura de gêneros que constitui a identidade da ímã. 

A faixa tem participação especial da carioca Roseane Santos dividindo vocal principal com Luciano Faccini; a percussionista Matê Magnabosco, com solo conga e timbales, que dão o groove de samba reggae da música; e o artista Mattana, com participação vocal. A música, assim como o álbum, é produzida por Leonardo Gumiero.

Sobre a ímã

Formado por nove artistas do cenário curitibano, o grupo mistura as estéticas trazidas por cada integrante em torno da música brasileira. O magnetismo das várias vozes e da instrumentação diversificada (violão, violoncelo, cavaquinho, flauta, clarinete, sintetizador, baixo, guitarra, bateria e percussão) atrai o rock, o samba, o funk, o ijexá, o boi, entre outros ritmos, gerando um campo sonoro rico em texturas e cheio de possibilidades. O grupo está junto desde 2017 explorando novos territórios no campo da canção, permeado pela inventividade e incertezas de seu tempo.

A ímã é:

Dayane Battisti: violoncelo, violão, cavaquinho e voz / Francisco Okabe: violão de 7 cordas, cavaquinho, flauta e voz / Luciano Faccini: clarineta, violão, guitarra e voz / Lorenzo Molossi: bateria, guitarra e voz / Leonardo Gumiero: baixo, sintetizador e voz / Má Ribeiro: percussões e voz / Guilherme Nunes: guitarra / Daniel D'Alessandro: bateria e percussões / Yasmine Matusita: bateria e voz

Confira os outros singles já lançados:

 Vídeo Lírico - Mangueador (participação Cacau de Sá, da banda Mulamba)

Vídeo Lírico - Memória do Chão

Single do álbum "ímã de nove pontas" que saiu dia 20 de abril. O clipe foi realizado com a carinhosa participação de mais de cem pessoas durante o isolamento social. Em tempos tão duros, foi muito especial receber cada uma das participações.

https://www.youtube.com/watch?v=iqwUWCaq4tI

 

 

 

O MERCADO DE MÚSICA PARA APPS E GAMES EM TEMPOS DE QUARENTENA E UM PANORAMA GERAL DA ÁREA.

UMA CONVERSA COM ALAN MEDEIROS 

Diariamente me perguntam como anda o cenário de produção musical para games em tempos de quarentena causada pelo COVID 19: se houve arrefecimento ou, pelo contrário, o mercado continua produzindo.

Para o setor de entretenimento que tem a internet como meio de divulgação, assim como as empresas que têm o celular como meio de propagação, a partir de streaming e apps dos mais variados, é possível dizer que o período foi frutífero, com o aumento de downloads e de tempo de permanência no uso de apps e assistência aos canais, sobretudo no acompanhamento de lives de todo tipo.

Estou neste mercado de produção musical voltada às novas ferramentas tecnológicas há praticamente cinco anos, quando resolvi abdicar da prática musical nos palcos físicos, e posso dizer que o cenário não foi necessariamente prejudicado. Os desenvolvedores de jogos em desenvolvimento continuam produzindo, os apps continuam necessitando de conteúdo musical para publicação e atualização, e os novos produtos continuam sendo pensados para desenvolvimento.

Naturalmente, como toda área de atuação, existem demandas e especificidades para uma boa inserção profissional. Nesse sentido, seja em cursos de formação, grupos de estudo e mesmo na impessoalidade do contato com alunos e ex-alunos costumo ouvir com bastante frequência a pergunta: o que é preciso para ingressar nessa área (de áudio para games, projetos de música e tecnologia)?

Naturalmente, partimos do princípio de que quem está me perguntando geralmente já possui conhecimentos musicais para, efetivamente, produzir música. Quão avançados precisam ser esses conhecimentos? Bem, não há limite, é possível começar com alguma base e ampliar os horizontes teóricos enquanto vai se desenvolvendo na área, afinal estamos falando de um trabalho artístico criativo, um produto de mercado que precisa estar antenado com o público consumidor.

Acredito que a diversidade de conhecimentos em música é também essencial, uma vez que cada projeto é específico (pense que, mesmo em dois jogos similares quanto à história, temos dois produtos musicais específicos capazes de representá-los). Ter conhecimento sobre os diversos gêneros musicais é fundamental, suas variações, tendo de preferência algum tipo de vínculo com eles.

Cito meu exemplo como visualização deste processo: ao longo de meu desenvolvimento musical, passei pela formação conservatorial (aquela no formato tradicional desde o século XIX) tocando violão de concerto solo e com outras formações de câmara (ampliando o repertório teórico e crítico sobre os gêneros que fazem uso deste tipo de formação), formei bandas e toquei todos os instrumentos desse tipo (ampliando o repertório teórico e crítico sobre os gêneros que fazem uso deste tipo de formação). Em meio a esse processo, minhas formações acadêmicas ajudaram ainda mais a me posicionar musicalmente em diferentes cenários, regendo corais e conjuntos orquestrais, ampliando ainda mais o leque de possibilidades.

Exemplo disso pode ser verificado na música que produzi, encomendada pela Prefeitura de Curitiba em parceria com a Eletrolux, no evento intitulado Vila de Natal Eletrolux, realizado na Praça Santos Andrade durante dezembro de 2019:

https://soundcloud.com/alan-medeiros/vila-de-natal-eletrolux

Aqui alguns links de produções minhas para o universo dos games:

Link para o Game Adore, da empresa Cadabra Games para os quais produzi os sound effects (todo som ouvido no jogo que não é música): https://store.steampowered.com/app/1074620/Adore/

Link para a minha página do Soundcloud, na qual existem inúmeras faixas publicadas para jogos desenvolvidos ao longo do tempo: https://soundcloud.com/alan-medeiros

 

Além disso, meu trabalho com os apps musicais da empresa Opala Studios, com sede em Curitiba, demanda esta amplitude de conhecimentos que são colocados a prova a cada remake (recriação do original) de música realizada. Este é um ponto importante, ter a capacidade de transcrever musicalmente aquilo que se está ouvindo, fundamental quando estamos estudando um estilo musical que precisamos ou queremos reproduzir.  

 

 

 

PASSEIO EM CASA AMPLIA SELEÇÃO DE FILMES E CHAMA AS CRIANÇAS PARA MATINÊ VIRTUAL

O projeto Passeio em Casa dobrou a oferta de filmes selecionados para ampliar as alternativas culturais das salas virtuais Cine Vitória e manter os cinéfilos em casa. São seis filmes - dois a mais que nas semanas anteriores - para o público em geral e dois dedicados às crianças na Matinê Virtual, além da masterclass Conversas sobre Cinema e do bate-papo em áudio Podcast Passeio. 

Preparadas pelos curadores do Cine Passeio, Marcos Jorge e Marden Machado, as novidades da semana podem ser conferidas neste link.Toda a programação é grátis.

Filmes, masterclass e podcast

Pelo Cine Vitória, os cinéfilos poderão ver De quem é o sutiã, Diamantino, Pixote, a lei do mais fraco (Mostra Hector Babenco), Cyrano, mon amour (Festival Varilux de Cinema Francês) e Circular, antecedido pelo curta A maior e melhor cidade do mundo.

Para o público infantil, as sugestões são Brichos 2: a floresta é nossa e A velha, o mar e a batedeira. 

No espaço Conversas sobre cinema, no sábado (23/5) à tarde, o crítico Fernando Brito tratará do cineasta Ingmar Bergman e sua obra. Já no Podcast Passeio, a partir de segunda-feira (25/5), os convidados são os arquitetos responsáveis pela revitalização do espaço atualmente ocupado pelo Centro Cultural Cine Passeio, Dóris Teixeira e Mauro Magnabosco, e a história do prédio histórico. 

 Serviço: Passeio em Casa

Programação grátis

*Cine Vitória: o espectador escolhe o horário pelo www.cinepasseio.org. 

*Podcast Passeio com Dóris Teixeira e Mauro Magnabosco: a partir de segunda-feira (25/5), o espectador escolhe o horário pelo http://www.cinepasseio.org/podcasts, Spotify ou Deezer.

*Conversas Sobre Cinema (masterclasses) com Fernando Brito: sábado (23/5), das 15h às 17h, mediante inscrição prévia pelo http://www.cinepasseio.org/acontecendo.

 

 

 

SERIE BRASIL VISUAL, DA TV BRASIL

A série, que destaca o universo das artes visuais, apresentando manifestações, linguagens, características, artistas e obras relevantes da arte contemporânea brasileira, é apresentada pelo artista performático Rodrigo Saad, o Cabelo. Ele conversa com nomes desse universo, que deixam suas impressões sobre o tema em debate.

O episódio Formas Híbridas da Vídeoarte na arte brasileira vai explorar as aproximações entre a videoarte e o cinema experimental, além de mostrar filmes e vídeos produzidos pelos artistas.

Confira os episódios AQUI

 

 

 

ANDREA BOCELLI NO ITUNES FESTIVAL

Usufrua do carisma de Andrea Bocelli, no ITUNES FESTIVAL de 2012. Um tenor, compositor e produtor musical italiano. Vencedor de cinco BRIT Awards e três Grammys, Bocelli gravou nove óperas completas, além de vários álbuns clássicos e populares, tendo vendido mais de 70 milhões de cópias em todo o mundo.

Músicas:

EN ARANJUEZ CON TU AMOR

AVE MARIA - Ellens Gesang III - D 839

AMAZING GRACE

LE FILLE DU REGIMENT

LA DONNA E' MOBILE - Rigoletto

O SOAVE FANCIULLA - La Boheme - duet with Sabina Cvilak

TIME TO SAY GOODBYE - duet with SAabina Cvilak

NESSUN DORMA - Turandot

Acesse o espetáculo, aqui!

Agora, se você gosta de uma versão Bocelli, mais romântica, sugerimos uma coletânea maravilhosa, para curtir à dois...

As mais românticas de Andrea Bocelli:

Por ti volare

Vivo per lei

Time To Say Goodbye (Con Te Partirò)

E più ti penso

Medley: Besame Mucho / Somos Novios / Can't Help Falling In Love (Live)

Can't Help Falling In Love

Canto Della Terra

Con Te Partiro

La Vie En Rose ft. Edith Piaf

The Lord's Prayer

The Music of the Night 

My way

Besame Mucho

Love Me Tender

Nelle tue mani

When I Fall In Love

Nessun Dorma

Somos Novios

Il Mare Calmo Della Sera

 

MÚSICA E ARTE, NO #CRIE EM CASA

John Cage nem sonharia que seu piano preparado nas sonatas e interlúdios seria sampleado e participaria desta linda música da Murakami J. Saemi.

Lilian Nakao Nakahodo e Murakami J Saemi, com a versão somente para Piano Preparado e Fue, da música INOCHI NO IKI!

#CrieEmCasa #musica #arte #artista

Assista ao vídeo aqui.

O bailarino Renê Salazar do Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro aproveitou a quarentena para mostrar a sua arte. Veja este vídeo feito por ele chamado Pequenas Formas com música de Ricardo Candido. Este vídeo mostra a interface entre as linguagens da música, da dança e das artes visuais.

Assista o vídeo aqui.

A Festa do Divino é muito popular no Brasil e possui muitas variantes.

Conheça como acontece o levantamento do mastro da Festa do Divino no povoado de Rui Vaz em Morros em Minas Gerais. na casa de Seu Zeca. Mulheres fortes e seus cantos! 

"Aê Ave Maria, Aê Santa Maria abençoe a todos nós!"  

Assista aqui, o vídeo do levantamento de mastro que aconteceu em 2015

 

DOCUMENTÁRIO SOBRE ALDIR BLANC: Dois Pra Lá, Dois Pra Cá


Biocinegrafia de um dos compositores mais incríveis do Brasil! Poeta e cronista também. Vascaíno de Vila Isabel: um cariocaço! 

Tem João Bosco, Moacyr Luz, Guinga, Sueli Costa, Melo Menezes e os 80 anos do Ceceu Rico, pai do Aldir. Com direito a discurso do Fausto Wolf e tudo.

Ano: 2004. Gênero: documentário. Direção: Alexandre Ribeiro de Carvalho, André Sampaio e José Roberto de Morais. Coprodução: André Sampaio, Inventarte, TVE (Rede Brasil), TV Cultura de São Paulo

DISPONÍVEL NO VIMEO

 

ITAU CULTURAL PARA CRIANÇAS: DANÇA E ARTES VISUAIS

Com a suspensão temporária das suas atividades presenciais, o Itaú Cultural (IC) leva uma programação especial para você!

Às terças e quintas, a partir de 12 de maio, os artistas Augusto Figliaggi e Gabriela Gil ministram aulas de ilustração on-line para crianças. 
Aos domingos e às quartas-feiras, os professores de dança Flora Gussonato e Renato Cruz ministram aulas de dança para crianças.

O curso será feito todo on-line, com vídeos disponibilizados no site e no YouTube do IC às 11 horas de cada dia.

Acesse: https://www.itaucultural.org.br/secoes/infantil
 

 

CAMARIM EM CENA: SÉRIE DE ENTREVISTAS COM ATORES NACIONAIS


O camarim é um espaço ritualístico onde o artista tira sua máscara e revela sua sintonia com a arte. Um lugar íntimo e, por isso mesmo, único. Esse cenário molda o programa Camarim em Cena, série de entrevistas produzidas pelo Itaú Cultural e com estreia marcada para 9 de maio, às 14h.
Ao todo são quatro temporadas, totalizando 16 episódios que equilibram personagens e histórias diversas. São conversas com artistas do teatro, da dança, do circo e da música sobre o ofício, suas formações e seus processos criativos.

CAMARIM EM CENA VAI DE 9 DE MAIO A 22 DE AGOSTO DE 2020

Os episódios serão disponibilizados sempre às 14h

ENTREVISTAS DISPONÍVEL AQUI

 

MOSTRA ANTUNES FILHO DO SESC

“Arte do encontro, o teatro teve em Antunes Filho um de seus pródigos criadores. Dedicado, devoto do método e de seus processos, por 37 anos foi diretor e coordenador do CPT/Sesc e há um ano nos deixava. Ao homenageá-lo, lhe convidamos a entrar em seu universo de criações, experimentações e parcerias, onde a verve do fazer teatral anuncia a potência da arte como força transformadora, capaz de inspirar a formação de artistas, de públicos e de cidadãos. Que seu legado se mantenha instigante e inquietante, como Antunes Filho sempre foi.
Evoé, Antunes!"

Danilo Santos de Miranda - Diretor do Sesc em São Paulo

O diretor Antunes Filho abandonou o tempo dos homens em definitivo no dia 2 de maio de 2019, depois de mais de 60 anos de dedicação às artes cênicas, dos quais 37 à frente do CPT - Centro de Pesquisa Teatral do Sesc. Autor de um teatro que versa sobre o ser humano e as angústias vividas pela humanidade, guiou sua criação durante toda sua trajetória por um desejo de fazer refletir e transformar. "Chega desse negócio das pessoas assistirem a uma peça e simplesmente ir comer pizza depois”, disse certa vez.

Agora, um ano após a morte de Antunes Filho, o Sesc São Paulo homenageia sua vida e obra em uma Mostra de Espéculos e Depoimentos.

ACESSE AQUI

 

OBA! PALAVRA CANTADA ANUNCIA LIVE EM PARCERIA COM A PAMPERS PARA TODA A FAMÍLIA!

Por Stephanie Almeida

Mais um dica de show para curtir com a família no sofá! A dupla Palavra Cantada, que encanta pais e filhos com suas músicas, irá se apresentar no dia 16 de maio, às 16h. A live é promovida pela Pampers e será transmitida ao vivo e gratuitamente pelo Youtube e Instagram.

Saiba onde assistir:

Youtube: Palavra Cantada Oficial

Instagram: @pampersbrasil

A live com Palavra Cantada faz parte das ações da marca para tornar esse momento de isolamento social e pandemia um pouco mais acolhedores. Além dela, Pampers já transmitiu cerca de 21 lives em seu perfil no Instagram, com contação de histórias para bebês, shows e bate-papos, de modo a animar a família e promover uma atividade para os bebês e crianças.

 Formado pela dupla de músicos Paulo Tatit e Sandra Peres, o Palavra Cantada surgiu em 1994 e já tem mais de 20 discos lançados e centenas de canções que as crianças – e os pais – sabem de cor e salteado! Você sem dúvida sabe cantarolar alguma!  “Sopa”, “Bolacha de Água e Sal”, “Carnaval das Minhocas”, “Menina Moleca” e tantas outras que tem como principal característica aliar poesia, brincadeiras e diversão. Canções bem humoradas que instigam, educam, ensinam, despertam a curiosidade e respeitam a infância e a criança!

 

FESTIVAL DE CINEMA VARILUX

O Festival Varilux será em casa esse ano. O Festival é uma iniciativa solidária patrocinada pela Essilor Varilux e pela Embaixada da França no Brasil e realizada pela Bonfilm com 50 filmes para você assistir de graça e direto do seu sofá!

Quase todos os filmes já passaram por edições anteriores do #FestivalVarilux, então é uma oportunidade maravilhosa para assistir os que não conseguiu e rever os que amou! 

Todos os filmes estão disponíveis no Looke e, para conferir o catálogo, basta acessar:  www.festivalvariluxemcasa.com.br

 

AQUARELANDO PELO MUNDO

Silvia Trad, aquarelista, dá dicas de como praticar e aprender técnicas e aplicações em diversos temas, na arte de aquarelar. E, com isso, procura engajar as pessoas que gostam de arte, no movimento criativo #aquarelandopelomundo.

ESSAS SÃO AS "EASY TIPS" – algumas dicas rápidas e práticas:

Com essa dica fica fácil fazer uma linda flor

Sem isso seu briefing está perdido

Com esse pincel sai um lindo girassol

Não desista da Aquarela, assista isso!

A importância de estar atualizado!

Preço pela sua arte, como fazer

Raspagem e Lifting, olha como fica

A liberdade que a aquarela dá

Como escurecer sua cor sem o preto!

A diferença entre opaco e transparente na prática

Escurecendo cores sem perder o brilho

Estar antenado faz a diferença

Como criar cor pastel com aquarela

AQUI, 4 AULAS MAIS COMPRIDAS:

Vamos pintar um campo cheio de flores poppies da Toscana

Como fazer uma paisagem de campo de girassol em aquarela

Veja quais são as cores essenciais para montar a sua paleta de cores

Vamos brincar com a pintura em aquarela?

 

PLATAFORMA DISPONIBILIZA CINEMA LATINO-AMERICANO GRÁTIS

Por Mochileiros.com

Foto: Reprodução.

A plataforma digital de Cinema latino-americano, Retina Latina disponibiliza todo seu conteúdo gratuitamente para quem acessá-la de qualquer país da América Latina e Caribe. Para ver os filmes disponíveis é preciso registrar-se preenchendo um formulário ou acessar a plataforma através de suas contas nas redes sociais (Facebook e Twitter).
8% do catálogo também está disponível para países além dos que fazem parte da América Latina e Caribe, como Alemanha, Estados Unidos, Suíça, Espanha e França, que são de onde têm mais acessos.
A Retina Latina é uma plataforma pública para a circulação da produção regional de Cinema.
Além do site (https://www.retinalatina.org/) você também pode acessar a plataforma através do seu smartphone. O app Retina Latina está disponível para Android e iOS. Documentários independentes, latino-americanos, retratam lutas sociais.

Outra opção para conferir a produção regional é o Bombozila. A plataforma brasileira, fundada em 2016 traz “documentários independentes, que retratam as lutas sociais globais”. Para assistir aos filmes disponíveis basta registrar-se na plataforma.

Foto: Reprodução.

Confira, todas as opções, aqui!

 

DISTÂNCIA: UMA SELEÇÃO DE VÍDEOS E FILMES DO ACERVO DA PINACOTECA

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, apresenta distância, primeira exposição de vídeos e filmes pensada especialmente pelo museu para os meios digitais para ser apreciada pelo público durante este período de confinamento social. É também a primeira vez que o museu realiza uma mostra apenas online. A ação inédita reúne cinco trabalhos do acervo que poderão ser vistos a partir da próxima terça-feira (12) até o dia 3 de agosto no site www.pinacoteca.org.br. A curadoria é de Ana Maria Maia.

Os selecionados são: Da janela do meu quarto (2004) de Cao Guimarães; O batedor de bolsa (2011) de Dalton Paula; Tarefa I (1982) de Leticia Parente; 9493 (2011) de Marcellvs L.; e A banda dos sete (2010) de Sara Ramo.

9493 do artista Marcellvs L mostra um garoto dentro de uma barraca de camping centrado no videogame e totalmente indiferente ao vento forte que atinge a barraca, sem nem ligar para a natureza imponente. As imagens foram feitas na Islândia de um ponto de vista fixo. Em Da janela do meu quarto (2004) de Cao Guimarães, o autor retrata duas crianças na chuva por vezes brigando e também brincando.

Essas duas obras serão as primeiras da mostra, caracterizadas por situações de voyeurismo, na qual os movimentos de uma outra pessoa são admirados discretamente. Com as perspectivas dos artistas, é possível distinguir briga e comunhão na brincadeira das crianças e até mesmo a conexão tecnológica na solidão do menino.

Nos vídeos Tarefa I, de Letícia Aparente, e O batedor de bolsa, de Dalton Paula, o sentido de distância extrapola os limites físicos e entra no campo social. No primeiro, uma empregada doméstica negra passa roupa da artista sem tirá-la do corpo. O movimento causa estranheza e propõe uma reflexão sobre o legado da servidão. Já Dalton Paula problematiza outro estereótipo, enquanto artista negro se coloca no vídeo e persegue uma bolsa feminina com o cassetete na mão e os olhos vendados, como num jogo de cabra cega. A performance faz referência, assim como o título da obra, àqueles que cometem pequenos furtos sem que sejam percebidos. O artista expõe a associação preconceituosa de que jovens, negros e do sexo masculino é que cometem essa criminalidade.

Por último em A banda dos sete de Sara Ramo, uma fanfarra de sete músicos toca realizando um movimento repetitivo e contínuo. No entanto a cada volta, o arranjo musical se modifica. Diante da distância imposta em relação à cena, Ramo aguça o senso crítico e investigativo do público que passa a suspeitar de todo o discurso, o que possibilita até mesmo a criação de histórias.

#PINADECASA

O projeto #pinadecasa, lançado pelo museu no dia 18 de março, tem repercutido positivamente entre o público. Desde o início da campanha, a conta da Pina no instagram (@pinacotecasp) ganhou mais de 12 mil seguidores.  Nas redes sociais diariamente uma obra da coleção do museu acompanhada de curiosidades, dados históricos e explicações dos nossos curadores é postada. Todo sábado, às 11h, também tem live no instagram da Pina. Já rolaram conversas ao vivo com os curadores sobre a exposição os OSGEMEOS: Segredos; Hudinilson Jr.: Explícito; Marcia Pastore: contracorpo; Vanguarda brasileira dos anos 1960 – Coleção Roger Wright, sobre o Modernismo, além de um bate-papo com Guilherme Wisnik sobre a arquitetura do histórico prédio.

Além disso, é possível fazer uma visita online pelo Tour Virtual 3D da Pinacoteca de São Paulo, criado pela Startup iTeleport Vivências Virtuais, que está disponível no site do museu (www.pinacoteca.org.br). De janeiro a março de 2020, as visitas à plataforma já chegam a 23 mil. Ainda pelo Google Arts and Culture (https://bit.ly/3aG3jFA), o público também pode visitar sem sair de suas residências.

Live

Ainda sobre a mostra, no sábado (16), às 11h, a conta da Pina no Instagram (@pinacotecasp) realiza uma live com Ana Maria Maia. Todas as ações estão alinhadas com a inciativa #culturaemcasa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Serviço:

distância: uma seleção de vídeos e filmes do acervo da Pinacoteca
De 12.05.2020 a 03.08.2020
A partir das 18h exclusivamente pelo site
www.pinacoteca.org.br

Curadoria: Ana Maria Maia 

Trabalhos: 

Cao  Guimarães (Belo Horizonte, 1965)
Da janela do meu quarto / From the Window of My Room, 2002
Filme Super-8. Estéreo.
Duração: 5’10”
Trilha sonora: O Grivo
Doação dos Patronos da Arte Contemporânea da Pinacoteca do Estado de São Paulo 2015, por intermédio da Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC, 2017

Marcellvs L (Belo Horizonte, 1980. Vive entre Berlim, Alemanha e Seyðisfjörður, Islândia)
9493, 2011
Videoinstalação com vídeo digital. Estéreo. Duração:  11’16”
Doação do Iguatemi São Paulo, por intermédio da Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC, 2019

Sara Ramo (Madri, 1975. Vive em São Paulo)
A banda dos sete, 2010
Vídeo digital. Estéreo.
Trilha sonora: Ivan Canteli.
Duração: 21’29”
Doação dos Patronos da Arte Contemporânea da Pinacoteca do Estado de São Paulo 2013, por intermédio da Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC, 2014

Leticia Parente (Salvador, 1930 – Rio de Janeiro, 1991)
Tarefa I, 1982
Vídeo. Duração: 1’56”
Doação dos Patronos da Arte Contemporânea da Pinacoteca do Estado de São Paulo 2017, por intermédio da Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC, 2018

Dalton Paula (Brasília, 1982. Vive em Goiânia)
O batedor de bolsa, 2011
Vídeo digital para dois canais.
Duração: 1’30”
Doação de Carolina Holzer

 

PERSPECTIVA - Aula de Desenho e HQ do Profº Fulvio Pacheco

Aula básica de perspectiva, com diferentes métodos de construção para criar cenários em desenhos e quadrinhos.

Confira, participe e se divirta, acessando a aula, aqui!

 

VOCÊ CONHECE A ORQUESTRA À BASE DE CORDAS?

Fonte FCC, Grupo Orquestra à Base de Cordas

Orquestra à Base de Corda foi criada por Roberto Gnattali em 1998. Dedicada à pesquisa e à divulgação da música brasileira, a Orquestra possui formação instrumental ímpar – desde 2001 conta com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão – o que confere ao grupo sonoridade bastante particular. Seu repertório procura abranger diversos períodos da história da música popular brasileira e inclui composições de seus integrantes. Os arranjos são especialmente elaborados por músicos da orquestra e por convidados.

Participou no 8º Festival Brasil Instrumental de Tatuí e no Acorde Brasileiro em Porto Alegre. Em 2008 lançou seu primeiro CD, intitulado Antiqüera, ao lado do violeiro Roberto Corrêa, tendo sido indicado para o Prêmio Rival. Em 2009, ao lado de Roberto Corrêa, participou da gravação do programa Instrumental SESC Brasil, em São Paulo. A Orquestra também lançou o CD nosso som onde os músicos prestam a mais que justa homenagem a Osiel Fonseca, músico, arranjador, compositor e tudo mais que a música permite exercer. Entre suas apresentações mais importantes estão às realizadas nas Oficinas de Música de Curitiba, virada Cultural, Corrente Cultural.

Já se apresentou com nomes renomados como, Mônica Salmaso, Roberto Corrêa, Ceumar, Pedro Amorim, Dominguinhos, Joel Nascimento, Andréa Ernest Dias, Caíto Marcondes, Maurício Carrilho, Zé Renato, Ná Ozzetti, Renato Borghetti, Renato Borghetti, André Abujamra, Carlos Malta e Dimos Goudarolis, Zeca Baleiro, Paulinho da Viola, Elza Soares, Diogo Nogueira, Paulo Moska, Lenine, Martinho da Vila, Fátima Guedes.

Direção Artística: João Egashira

Assistente de direção

Julião Boêmio

 

Helena Bel - violino

Renan Bragatto - bandolim

Julião Boêmio - cavaquinho

Junior Bier - viola caipira

João Egashira - violão

Vinícius Chamorro - violão 7 cordas

Wagner Bennert - contrabaixo

João Kluber - piano

Luis Rolim – bateria

Para ouvir:

Orquestra à Base de Corda de Curitiba interpreta Carinhoso

https://www.youtube.com/watch?v=v6jtuazrpRQ

Orquestra à Base de Corda toca músicas de Dominguinhos.

https://www.youtube.com/watch?v=hikbmkhuFrU&list=RDhikbmkhuFrU&start_radio=1&t=2

Juliana Cortes e Orquestra à Base de Cordas de Curitiba cantam Leminski

https://www.youtube.com/watch?v=eUXS2E2XQ1o

Zeca Baleiro e Orquestra à Base de Corda de Curitiba no Auditório Ibirapuera

https://www.youtube.com/watch?v=NjDq7dSl3_w

Lenine e Orquestra À Base de Corda no Teatro da Caixa em Brasília

https://www.youtube.com/watch?v=j2iS5eVYJjI

Paulinho Mosca e Orquestra à Base de Corda no Teatro SESI CIETEP

https://www.youtube.com/watch?v=JvBd7p8fk7M

 

O MAIOR ACERVO DIGITAL DE CULTURA NEGRA DO PAÍS

CULTNE – ACERVO DIGITAL DE CULTURA NEGRA

Fonte: www.cultne.com.br 

O maior acervo digital de cultura negra do País disponibiliza uma série de conteúdos temáticos que poderão ser acessados gratuitamente pelo site ou diretamente no canal do Youtube. A programação conta com conteúdos divididos em temas como Cinema, Samba, Esporte, Música, Teatro, Seminários, Mulher Negra, Movimento Negro, Negritude, Academia, etc...

Cada apresentação terá a duração em torno de 60 minutos.

Você pode acessar o conteúdo pelo canal do youtube: http://www.cultne.com.br/

Ou pelo site: http://www.cultne.com.br/cultne-quarentena/

 

8 LINDAS ILUSTRAÇÕES DA ADAPTAÇÃO O PEQUENO PRÍNCIPE PARA A LITERATURA DE CORDEL

Fonte: Notaterapia – Luíz Antonio Ribeiro

A ideia é simples: adaptar a história de O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry para o universo do cordel. Como toda ideia genial, a simplicidade se transforma em riqueza. Josué Limeira escreveu, Vladimir Barros ilustrou e, juntos, pegaram o príncipe e colocaram a cor morena do sertanejo, transformaram seu planeta em um cangaço e transpuseram todas as viagens do menino aviador de pássaros para lugares áridos, secos, de vida difícil. Há, inclusive, um rei inspirado nos monarcas e coronéis nordestinos. E claro, como todo cordel, eles mantiveram os versos breves, as rimas simples e toda a ingenuidade, ironia e inteligência que só o cordel tem.

“A gente conseguiu trazer Exupéry para o nosso quintal”. Foi uma grande responsabilidade transpor isso, mas mantivemos a filosofia e poesia que ele botou no livro

“É uma homenagem que Pernambuco e o Nordeste fazem a esse aviador e escritor fantástico. Exupéry é um pouco o Pequeno Príncipe que ele mesmo criou, alguém que até continua a iluminar o céu.”, afirmou Josué Limeira.

Acesse mais, sobre o conteúdo, aqui!

 

LA CASA AZUL: MUSEU DE FRIDA KAHLO INAUGURA EXPOSIÇÃO VIRTUAL DURANTE A QUARENTENA

Por Ana Carolina Conti Cenciani.

O museu chamado ‘A Casa Azul’ foi o local onde Frida Kahlo, a artista latino-americana mais reconhecida do mundo, viveu e deu seu último suspiro. A casa que transborda cores, data 1904 e não é uma construção em grande escala, fica localizada em Coyoacán, no México. Lá, estão expostos os objetos pessoais que revelam o universo íntimo da artista.

Nesta casa estão algumas das obras mais importantes de Frida: Viva la Vida (1954), Frida y la cesárea (1931), Retrato de mi padre Wilhem Kahlo (1952), entre outras. A exposição virtual é uma maneira diferente de conhecer a vida e a arte de Frida Kahlo.

Durante o passeio virtual, você poderá observar os jardins e as treze salas de exposições da casa, que possuem objetos e pinturas pessoais da artista, como o escritório, a cozinha, o jardim e a exposição temporária ‘Aparências enganam’, onde são expostas as roupas que Kahlo usou ao longo de sua vida: os vestidos coloridos com bordados tradicionais e as rosas do cabelo, que vem acompanhada de uma história marcante.

Clique no link para acessar o museu!

 

CURSO ONLINE DE HISTÓRIA DA ARTE

A Unesp (Universidade do Estado de São Paulo), através de seu canal de comunicação virtual Univesp TV, oferece um curso online gratuito de História da Arte. Composto por 29 videoaulas, o curso é voltado para graduandos e pós-graduandos interessados nas áreas de arte, história, pesquisa e cultura.

Ministrado pelo professor José Leonardo do Nascimento, o curso apresenta movimentos artísticos locais dentro de uma perspectiva mais abrangente da história da arte. As aulas exploram a arte etrusca, o realismo da arte romana antiga e o diálogo com a Grécia, a arte cristã primitiva, a arte bizantina, as expressões artísticas medievais, como as Iluminuras, a arte Românica e o Gótico, até os primeiros momentos do Renascimento italiano.

Os 29 vídeos apresentam o conteúdo de nove aulas do curso regular de graduação. O curso online não oferece certificado, seu objetivo é oferecer aportes para complementação de estudos e pesquisas. 

Conteúdo programático

Escultura e pintura etruscas: vitalismo e arte tumular.

Roma antiga: realismo e diálogo com a Grécia.

Arte cristã primitiva: abstração e solenidade.

Iluminuras medievais: arte monástica.

Arte bizantina: espiritualidade e esplendor celestial.

Arte românica: arquitetura e relevo escultórico.

Arte gótica: verticalidade e luz.

Siena no século XIV: arte republicana e religião.

Florença no século XIV: da bidimensionalidade pictórica ao Renascimento.

Para assistir as videoaulas, acesse o canal da Univesp TV no Youtube.

 

CURSO HISTÓRIA DA ARTE UNIVESP PARTE II

Dando continuidade ao curso História da Arte I a Unesp está disponibilizando  a continuidade do curso com o módulo II - História da Arte II – Pgm 1 Escultura e pintura Etruscas, vitalismo e arte tumular parte I. São 32 vídeo aulas.

O professor José Leonardo do Nascimento apresenta a arte Etrusca e mostra sua influência na arte romana. O povo etrusco viveu na região da Itália que hoje equivale à Toscana, por volta de 1200 a 700 a. C. A região era formada por cidades como: Volterra, Fiesole,  Arezzo e Tarquinia. Os últimos três reis de Roma, antes da República, eram Etruscos.

ASSISTA AQUI

Fonte: http://univesptv.com.br/. Publicado em 2014 – acesso em abril/2020.

 

ORQUESTRA SINFÔNICA DO PARANÁ MERGULHA NO MUNDO DIGITAL E REPRODUZ “O TRENZINHO DO CAIPIRA” DE HEITOR VILLA-LOBOS

 Por Orquestra Sinfônica do Paraná

 

A Orquestra Sinfônica do Paraná, por meio do Governo do Estado do Paraná, em parceria com o Instituto de Apoio a Orquestra Sinfônica do Paraná, o estúdio Trilhas Urbanas e a Banda Mais Bonita da Cidade, estreou nessa semana no Youtube, Facebook e Instagram um concerto diretamente da casa dos músicos, tocando o conhecido “O Trenzinho do Caipira” de Heitor Villa-Lobos. O artista, um compositor reconhecido por suas junções do erudito ao popular, não poderia ter sido uma escolha melhor.

Com uma melodia simples e uma orquestração impactante, a composição foi escolhida por uma razão: ela nos lembra dos tempos mais tranquilos que tanto desejamos hoje. Por fim, seguindo a tradição de junção de dois mundos proposta por Villa-Lobos, foi convidada para cantar a consagrada letra de Ferreira Gullar a artista curitibana Uyara Torrente, vocalista d’A Banda Mais Bonita da Cidade.

O Maestro titular, Stefan Geiger, contou um pouco da razão da Orquestra não parar. “Músicos são especialistas altamente treinados, podem ser comparados a atletas profissionais que são acostumados a praticar e treinar todos os dias para atingir a performance perfeita para o público. Como eles, nós não podemos parar a nossa rotina musical para nos mantermos em forma e mais do que isso: queremos fazer música para o nosso público mesmo de casa!”, revela.

Sobre o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná - O Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP) foi criado em novembro de 2016, por iniciativa do maestro Stefan Geiger e de entusiastas apoiadores da arte e da cultura paranaense. Entre eles estão o seu presidente, o advogado Wilson José Andersen Ballão, e seus diretores, o produtor cultural Samuel Lago e a gerente do Goethe-Institut Curitiba, Claudia Römmelt.A Série Clássicos Universais com o concerto A Sagração da Primavera marca a continuidade da atuação desta associação civil sem fins lucrativos que trabalha em prol da Orquestra Sinfônica do Paraná e da música clássica paranaense, com o objetivo de viabilizar projetos e atividades em parceria com instituições, públicas e privadas, comprometidas com a valorização e fomento da música erudita.

Sobre a Orquestra Sinfônica do Paraná - Fundada em 28 de maio de 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná é um dos quatro corpos estáveis do Centro Cultural Teatro Guaíra. Atualmente o maestro-titular é Stefan Geiger, eleito em 2016 pelos músicos e reeleito em 2018. A OSP é mantida pelo Governo do Estado do Paraná, uma orquestra que pertence a todos os paranaenses.

Confira a produção musical, aqui!

 

DOCUMENTÁRIO RETRATA A VIDA DE UM DOS MAIORES FOTÓGRAFOS DO SÉCULO XX, HENRI CARTIER-BRESSON

Por iPhoto Channel

 

O documentário “Henri Cartier-Bresson – só amor”, dirigido pelo cineasta Raphael O’Byrne mostra de uma maneira cômica e surpreendente a trajetória daquele que é considerado por muitos o “pai da fotografia” e o maior fotógrafo de todos os tempos.

O documentário exibe momentos importantes da vida de Bresson: sua primeira câmera e a criação da agência de fotografia Magnum. No filme também são mostrados os fotógrafos e artistas que Bresson se inspirou como Martin Munkacsi e Klavdij Sluban, além da influência de outras artes, como a pintura, o cinema e a música clássica. O mestre Henri Cartier-Bresson morreu em 2004 aos 95 anos de idade e dedicou sua vida para registrar o espaço e o tempo em preto e branco.

O documentário tem duração de 110 minutos, é legendado e é uma aula de fotografia e cultura de um dos maiores artistas do século XX.

Para assistir o documentário, acesse aqui!

 

SEMPRE UM PAPO – 34 ANOS

Sempre Um Papo, projeto que conta com um canal no youtube e realiza encontros e conversar com escritores, falando de suas obras e seus contextos. Vale a pena conferir.

Acesse o link, aqui: https://www.youtube.com/channel/UCMPgepDo9U10joSxRQZ07Yg

 

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL

A UNESCO em parceria com diversas instituições, disponibiliza um acervo com milhares de livros e documentos de diversos países, por meio da Biblioteca Digital Mundial.

Tenha acesso ao conteúdo disponível: https://www.wdl.org/pt/topic/7/

 

USP CULTURA EM CASA

A página reúne uma série de conteúdos, produzidos pelos centros de cultura da USP, pelos programas USP Comunidade, por museus e por institutos e unidades que que serão atualizadas constantemente, agregando mais materiais conforme são produzidos.

Tenha acesso ao conteúdo disponível: https://prceu.usp.br/noticia/usp-cultura-em-casa-arte/

 

CIENTISTAS TRANSFORMAM ESTRUTURA DO NOVO CORONAVÍRUS EM MÚSICA

Não é nenhuma brincadeira: o objetivo é criar uma outra forma de organizar as informações do vírus para melhor entendê-lo.

Fonte: Reportagem de Bruno Carbinatto

Neste ponto da pandemia, você já deve ter visto várias imagens do novo coronavírus: basicamente, uma bolinha coberta por estruturas pontiagudas, as proteínas spike. Mas agora, pela primeira vez, você também pode ouvi-lo. Uma equipe de cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) traduziu a estrutura da coroa do vírus em música.

Funcionou assim: como todas as proteínas, as spike são formadas por aminoácidos. Usando uma técnica chamada sonificação, a equipe atribuiu uma nota para cada aminoácido em uma escala musical. Depois, os cientistas escolheram os instrumentos musicais com base em gostos pessoais, sendo o principal o koto, um instrumento típico do Japão. 

Em seguida, uma inteligência artificial deu uma mãozinha para transformar a estrutura em música, gerando um áudio de quase duas horas. Além de simplesmente colocar as notas uma atrás da outra, o software ajustou o volume e duração delas com base na realidade, porque esses aminoácidos podem se apresentar dobrados em formato de hélice ou esticados, o que altera a estrutura da proteína. Markus Buehler, o pesquisador principal do estudo e também musicista, publicou o resultado final do trabalho.

Apesar de também ser uma espécie de expressão artística, a iniciativa tem grande valor científico. A sonificação ajuda a expressar informações de um jeito diferente: assim como você pode ver a spike em um desenho ou ler a sequência de seus aminoácidos, agora também pode ouví-la. E isso fornece aos cientistas uma nova base de dados que permite procurar por padrões ou características específicas da proteína em busca de um medicamento, por exemplo. Como as spike são essenciais para o vírus entrar numa célula humana, achar uma arma específica para elas é uma estratégia que pesquisadores de todo o mundo vêm buscando.

Acesse o link da Música: https://soundcloud.com/user-275864738/viral-counterpoint-of-the-coronavirus-spike-protein-2019-ncov  

 

MACHADO DE ASSIS GANHA BIBLIOTECA VIRTUAL

 A homenagem a Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura brasileira é  resultante  da parceria entre a biblioteca digital do MEC e um núcleo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina.

O site disponibiliza o download de obra completa, que se estende de pequenos contos a longos romances.

ACESSE AQUI
 

10 DOCUMENTÁRIOS SOBRE LITERATURA BRASILEIRA PARA ASSISTIR NO YOUTUBE

Por: Leandro Costa – personacinema.com.br 27/04

Confira alguns retratos cinematográficos de grandes personalidades da nossa cultura .
O site Persona Cinema, trás uma lista com 10 filmes sobre grandes nomes da literatura brasileira, dentre eles estão: Alberto da Costa e Silva, Manuel Bandeira, Adélia Prado, Carlos Drumond de Andrade e outros. No site estão os links disponíveis gratuitamente na plataforma do youtube. Vale a pena conferir.

CONFIRA EM PERSONA CINEMA

 

ORQUESTRA SINFÔNICA DO PARANÁ

Fonte: Orquestra Sinfônica do Paraná

Desde de 28 de maio de 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) escreve uma história admirável de talento e dedicação à música.  

O primeiro maestro-titular foi Alceo Bocchino, um dos grandes nomes da música erudita no Brasil e, hoje, Maestro Emérito. Na época, Osvaldo Colarusso foi escolhido para integrar a Orquestra como maestro-assistente, além de 61 músicos selecionados através de concurso nacional.

Atualmente está à frente da OSP o maestro alemão Stefan Geiger.

Ao longo dos anos, a OSP construiu um belíssimo histórico com mais de 40 maestros convidados e cerca de 200 solistas, que vieram de diversos lugares do Brasil e do mundo. O repertório da orquestra conta com cerca de 900 obras catalogadas de mais de 250 compositores, destacando os autores brasileiros Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, e os paranaenses Henrique Morozowicz e Augusto Stresser.

No currículo da OSP já constam mais de 500 apresentações dentro e fora do Paraná, com montagens de importantes óperas, balés, primeiras audições mundiais, sul-americanas e brasileiras. Nas atuações com o Balé Teatro Guaira (BTG), destacam-se as montagens do balé “O Quebra-Nozes” e "O Lago dos Cisnes", de Tchaikovsky, e “Romeu e Julieta” de Prokofiev, além da participação nas óperas “Carmen” de Bizet, “Viuva Alegre” de Lehar e “La Bohème” de Puccini.

Com uma notável capacidade de se adaptar aos mais diferentes estilos, desde os clássicos até os românticos e contemporâneos, a Orquestra Sinfônica do Paraná suscitou aplausos entusiasmados da crítica especializada nacional, das plateias que a assistiram e dos mais exigentes maestros que tiveram oportunidade de regê-la.

Acesse para assistir

A Abertura Francesa da temporada de 2019, com quatro obras dos grandes compositores francesas: Dukas, Debussy e Ravel

 http://www.aen.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=38782 

 Flashmob na Praça Generoso Marques https://www.youtube.com/watch?v=QiAZ1TsW4Qo 

Ou acesse sua página no Facebook https://www.facebook.com/OrquestraSinfonicaDoParana/?epa=SEARCH_BOX

 

ROLLINGS STONES LANÇA MÚSICA LIVING IN A GOSTH-TOWN

Fonte: O Globo

Uma das grandes atrações do festival de lives “One World: Together at Home” , no último dia 18, o grupo inglês Rolling Stones lançou esta quinta-feira, no streaming e no download, a sua música da quarentena: “Living in a ghost town”, que foi, segundo eles, “criada e gravada em Los Angeles, Londres e no isolamento”. Um blues com balanço de funk e muito ô-ô-ô, na linha do sucesso “Miss you”, a canção de Mick Jagger e Keith Richards fala de um fantasma, vivendo em uma cidade fantasma. “A vida era tão bonita e agora tivemos todos que ir para a quarentena”, canta Jagger.

Acesse o link disponível no youtube.

 

MÚSICOS DAQUI: DUO TERCINA

Fonte: Jonathan Augusto (clarinetista do Duo Tercina).

O violonista Eric Moreira e o clarinetista Jonathan Augusto, que integram o Duo Tercina, são atuantes no cenário artístico paranaense.

Instrumentistas com performance impecável, que foca no repertório da música brasileira. Transitam entre os universos da música erudita e popular por meio de releituras musicais, arranjos e obras inéditas.

O Duo Tercina é um importante parceiro do Projeto Cultura em Movimento durante a Semana de Arte, Cultura e Literatura da SME de Curitiba!

Música instrumental presente no Projeto Cultura em Movimento!

Que tal ouvir:

 “A Rosa” de Pixinguinha em https://www.youtube.com/watch?v=203QqSDb1Ng

“Sem Fantasia” de Chico Buarque em https://www.youtube.com/watch?v=S8DbS1fN8dc

“Quadros Modernos” de Toninho Horta em https://www.youtube.com/watch?v=AWFfNCambTM

“Chorando Baixinho” de Abel Ferreira em https://www.youtube.com/watch?v=X7jc-uT21Hk

“À Base de Sopro” de Claudio Menandro em https://www.youtube.com/watch?v=Eun4xM8k4YQ

 

12 OBRAS DE GUIMARÃES ROSA PARA OUVIR ONLINE (E DE GRAÇA)!

Fonte: http://notaterapia.com.br/2020/04/13/12-obras-de-guimaraes-rosa-para-ouvir-online-e-de-graca/?fbclid=IwAR12jLVjodeR0FRKSN-c2DezCKNz0bttfvwWXxaRNx7OO7JNKm9aex2bqwk

João Guimarães Rosa foi um escritor brasileiro (além de diplomata, médico e poliglota) nascido em Cordisburgo, Minas Gerais. Sua obra é reconhecida como uma das maiores na literatura nacional, sobretudo por aliar a erudição do autor e o seu conhecimento de diversos idiomas à profunda apreensão da vida no sertão mineiro.

O trabalho estético inigualável de Guimarães Rosa criou um vocabulário próprio e um universo verossímil, mas inspirado pela vida sensível da tradição oral sertaneja, a vida local e o seu imaginário locais.

Confira abaixo algumas leituras em áudio das histórias desse escritor marcante, incluindo uma dramatização de “Meu tio o Iauaretê” por Lima Duarte e um trecho belíssimo de Grande sertão: veredas na voz de Maria Bethânia!

CONFIRA O LIMA DUARTE AQUI - Meu tio o Iauaratê (conto) – por Lima Duarte

CONFIRA “Diadorim” (trecho de Grande Sertão: Veredas) – por Maria Bethânia

Mais links disponíveis no Notaterapia.

 

DOCUMENTÁRIO "A RIQUEZA DE NOSSA POBREZA"
De Neni Glock

Hélio Leites (66) e Efigênia Rolim (86) são artistas plásticos, poetas e contadores de histórias.
A arte é a reciclagem e a preocupação o meio ambiente.
Cada peça criada por eles tem alma própria, nome, intenção e filosofia de vida.
Artistas premiados, reconhecidos e maduros, sem contudo nunca deixar de lado a "infantilidade" e a graça que os caracterizam.

Assista online A RIQUEZA DA NOSSA POBREZA

 

PORTINARI: O PINTOR DO POVO

O Projeto Portinari, em parceria com o Google Arts & Culture, está com uma exposição virtual incrível sobre a obra e vida do pintor brasileiro. Em diversas galerias de fotos e pinturas, você pode conhecer mais sobre quem foi Portinari, sua trajetória através de uma linha do tempo e também suas mais diversas obras.

CONFIRA SUA HISTÓRIA

ALGUMAS OBRAS

 

MUSEU AFRO BRASIL

O Museu Afro Brasil disponibiliza 7 exposições virtuais através da plataforma do Google Arts & Culture sobre a cultura africana e suas influências no Brasil. 
São exposições como:
 “O Maracatu e o Guerreiro de Alagoas: festividades afro-brasileiras”
“Panos e Tapas”
“Espíritos da África”
“Arte, adorno” e mais.

CONFIRA AQUI

 

INSTITUTO BRINCANTE DISPONIBILIZA FILMES E VÍDEO AULAS


Fonte: https://lunetas.com.br/o-filme-brincante-esta-disponivel-on-line-para-adultos-e-criancas/

“Brincante”, longa-metragem de Walter Carvalho, lançado nos cinemas em 2014, acaba de ser disponibilizado gratuitamente no canal do Instituto Brincante no Youtube.


Com uma linguagem onírica, que mistura teatro, música, dança e contação de histórias, o filme mergulha no universo e na trajetória do artista e pesquisador da cultura brasileira, Antonio Nóbrega, e da atriz, dançarina e pesquisadora da cultura brasileira, Rosane Almeida, desde a saída de Recife até a chegada a São Paulo. Juntos, criaram o Instituto Brincante, há pouco mais de 27 anos.
Acompanhe uma viagem musical pela obra do artista, conduzida pelos seus personagens João Sidurino e Rosalina - das peças "Brincante" e "Segundas Histórias". Diversas expressões culturais mostram como esse artista faz parte do imaginário cultural brasileiro.
Data de lançamento: 4 de dezembro de 2014 (Brasil)
Direção: Walter Carvalho
Música composta por: Edmilson Capelupi
Elenco: Antônio Nóbrega, Rosane Almeida, Milton Aires
Prêmios: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Filme de Documentário
Indicações: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Trilha Sonora Original
O lançamento do filme faz parte de uma série de ações do Instituto Brincante para manter seu trabalho de difusão da cultura brasileira em meio à quarentena em combate ao novo coronavírus.

O canal do YouTube traz conteúdos diversos, diariamente, às 19h. CLIQUE AQUI

Além disso, a partir do dia 20 de abril, será exibido um total de 40 aulas com os professores do Brincante. Todos poderão frequentar virtualmente aulas de música, dança e poesia. A programação é gratuita, mas o Instituto pede contribuições voluntárias para conseguir se manter durante o pico da pandemia.

CONHEÇA MAIS: http://www.institutobrincante.org.br/noticias/217

 

AUTI BOOKS TE DÁ UMA FORÇA PARA DIVERTIR OS PEQUENOS E SE DISTRAIR TAMBÉM

Acesse as opções literárias, AQUI.

 

SELEÇÃO DE FILMES DO PREMIADO ATOR ARGENTINO RICARDO DARÍN — TODOS EM ESPANHOL

Por Cícero Nogueira

1. El mismo amor, la misma lluvia (1999)

Resumo do tango: um escritor frustrado se apaixona por uma camareira aspirante a pintora. Eles engatam um romance e logo suas diferenças se chocam. O roteiro narra os quase 20 anos deste vai e vem (de 1980 a 1999). Seria somente mais uma comédia romântica, não fosse uma bela desculpa para narrar a então história recente da Argentina (a briga com o Reino Unido pelas Ilhas Malvinas, o processo de redemocratização, a eleição de Raul Alfonsin, o desencanto com Carlos Menen…).

https://www.youtube.com/watch?v=nOdH31MI5dA&feature=emb_title

2. Nueve Reinas (2000)

Dirigido por Fabián Bielinsky (hoje dançando tango no céu), Ricardo Darín dá vida a um típico malandro porteño. Ele se junta a outro estelionatário para aplicar um golpe de mestre: o roubo de uma série de selos conhecidos como “nove rainhas” para vender a um milionário espanhol. Acontece que eles se deparam com muitos outros farsantes ao longo da empreitada.

https://www.youtube.com/watch?v=wfjR-n1evTc&feature=emb_title

3. Tesis sobre un homicidio (2013)

Este filme é um representante típico da fama do cinema argentino: uma trama intrigante com roteiro ágil e sem pontas soltas. Darín é um professor de Direito que se vê desafiado por um aluno. O pupilo tem uma tese: a sociedade só investiga os crimes à medida que eles incomodam o poder.

Assim, depois que uma jovem aparece morta em frente à sua sala de aula, o professor se vê envolto numa teoria da conspiração.

https://www.youtube.com/watch?v=InIvp9KBN8Y&feature=emb_title

 

MUSEU OSCAR NIEMEYER (MON) ESTÁ REALIZANDO OFICIAIS ARTÍSTICAS DE GRAÇA PELA INTERNET E TAMBÉM DISPONÍVEL EM 3D PARA VOCÊ VISITAR SEM SAIR DE CASA

Fonte: G1


 

O Museu Oscar Niemeyer (MON) está realizando oficiais artísticas de graça pela internet. As atividades são desenvolvidas sempre às quartas-feiras e domingos, nas redes sociais do museu. Posts serão publicados com as instruções do que deve ser realizado.

Após as oficinas, os participantes poderão compartilhar os trabalhos pela hastag #monemcasa. A ação é realizada pelo setor educativo do museu.

Além da realização da oficina, os interessados podem visitar virtualmente as exposições e ateliês pelas redes sociais. O MON tem quase sete mil obras no acervo. Seis exposições podem ser visitadas virtualmente pelo Google Arts & Culture.

Museu Oscar Nieymer  também disponibiliza uma visita online panorâmica no site. O museu tem obras da Tarsila do Amaral, Oscar Niemeyer e Candido Portinari.

Acesse e acompanhe:

https://www.facebook.com/museuoscarniemeyer/

https://www.instagram.com/museuoscarniemeyer/

 

AS COISAS QUE MORAM NAS COISAS

Sinopse: Enquanto acompanham sua família formada por catadores de lixo, três crianças atribuem novos significados aos objetos descartados pela cidade, inventando brincadeiras e pontos de vista.

Ficção | De Bel Bechara, Sandro Serpa | 2006 | 14 min | SP

Elenco: Gabriel Fantini, Jesser de Souza, Lucas Arruda, Luciana Arruda, Raquel Scotti Hirson, Robson Emilio

DISPONÍVEL AQUI

 

BIBLIOTECA PÚBLICA LANÇA CANAL DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO YOUTUBE

A Biblioteca Pública do Paraná acaba de lançar um canal no YouTube para veicular seus dois projetos semanais de contação de histórias online. "Seção Infantil Convida", publicado às segundas-feiras, traz conteúdos selecionados e gravados por contadores parceiros.

"Hora do Conto Virtual", que vai ao ar todas as quartas, disponibiliza vídeos produzidos pela própria equipe da Biblioteca. A BPP segue a orientação do Governo do Estado para o enfrentamento ao coronavírus e está fechada por tempo indeterminado.

VÍDEOS E TUTORIAL - No primeiro vídeo da série "Seção Infantil Convida", Mariane Conceição Vieira apresenta uma leitura de Lino, do escritor e ilustrador André Neves. E na quarta edição da "Hora do Conto Virtual", Luy Henrique conta a história "Quando me Sinto Zangado", de Trace Moroney. O tutorial da semana, baseado no livro de Moroney, ensina a encadernar um diário com materiais simples, como barbantes e clipes. Confira nos links abaixo.

Seção Infantil Convida: Lino — Assista aqui
Hora do Conto Virtual: Quando me Sinto Zangado — Assista aqui
Tutorial de encadernação — Baixe aqui

Mais informações AQUI 

 

LIVRARIA LELLO DE PORTUGAL DISPONIBILIZA OS MELHORES CONTOS DE EDGAR ALLAN PÕE, EM PORTUGUÊS, PARA LEITURA ON-LINE!

Por BULA Revista

Em tempos com acesso à cultura restrito, a Livraria Lello, de Portugal, está disponibilizando alguns livros gratuitos para leitura online. Entre eles, está “Contos Selecionados” (2018), que reúne seis contos de Edgar Allan Poe, escritor norte-americano considerado o inventor do gênero de ficção policial. “Os Assassinatos da Rua Morgue” (1841) e “O Homem da Multidão” (1940), alguns dos mais famosos do autor, fazem parte da antologia.

 

Ao todo, foram disponibilizados 12 livros, divididos em três categorias: Para ler em 3 dias, Para ler em um mês e Para ler com os mais novos. Além de “Contos Escolhidos” (2018), estão disponíveis “Os Lusíadas” (1572), de Luís de Camões, “Dom Quixote” (1605), de Miguel de Cervantes, “Orgulho e Preconceito” (1813), de Jane Austen, “Moby Dick” (1851), de Herman Melville, “O Livro da Selva” (1894), de Rudyard Kipling, “As Aventuras de Tom Sawyer” (1876), de Mark Twain, “Mensagem” (1934) e “Antologia Poética” (2019), de Fernando Pessoa.

Para ter acesso às obras, basta clicar sobre o título escolhido.

https://www.livrarialello.pt/pt-pt/the-collection?fbclid=IwAR34HwXr8EofiHN-rjAaIRQewgYci90NDf329ttSOvXBhDjHvAauEjR83Ds

 

CONHEÇA A HISTÓRIA DE TAYÓ, UMA GAROTINHA QUE ADORA SEU BLACK POWER

Por Plataforma do Letramento

O livro O mundo no black power de Tayó conta a história de uma bela menininha de 6 anos que gosta de brincar, adora animais e se orgulha da pele e dos olhos negros, dos seus traços marcantes e, especialmente, de seu cabelo black power, que enfeita dos mais variados e criativos jeitos: com cordões, estrelas, laços e às vezes livre e vasto como o universo.

O nome Tayó, que vem do idioma africano ioruba e significa “da alegria”, espelha a forma como a garota se relaciona com todos a sua volta e com suas raízes ancestrais. Vencedora do Prêmio ProAC de Cultura Negra em 2012, a obra traz uma bela mensagem de valorização de nossas raízes culturais.

A autora, Kiusam de Oliveira, é pedagoga e especialista em psicologia pela Universidade de São Paulo, ativista das causas feminista e negra, e atua com formação de educadores e educadoras há mais de 15 anos. Escreveu também Omo-Oba: histórias de princesas (Belo Horizonte: Mazza, 2009), selecionado pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2010, do Ministério da Educação (MEC).

O MUNDO NO BLACK POWER DE TAYÓ
Autor: Kiusam de Oliveira/Taisa Borges (ilustr.)
Editora: Peirópolis
Categoria: Literatura Infantojuvenil

Curta, o livro animado, AQUI.

Assista, também, Rabunzel e o Quibungo / Joãozinho e Maria

https://www.youtube.com/watch?v=FI-dwHTtZMM

 

CIRQUE DU SOLEIL APRESENTA ESPETÁCULOS ONLINE E DE GRAÇA 

Você pode assistir espetáculos completos e em realidade virtual, além de aprender a fazer as maquiagens dos artistas!

Por: Redação

Crédito: DivulgaçãoCompanhia canadense cria plataforma com conteúdos exclusivos pra você curtir na quarentena

Para não se afastar de seu público durante o período de isolamento social, a companhia canadense criou uma plataforma digital especial com conteúdos que vão de espetáculos especiais até aulas de condicionamento físico.

O site criado para os fãs em quarentena tem ainda materiais interativos. Por exemplo, quem tiver óculos de realidade virtual em casa pode baixar quatro vídeos que permitem uma super imersão nos espetáculos “Kà”, “Kurios”, “Luzia” e “O”. O equipamento pode ser usado também em vídeos em 360 graus, que mostram os bastidores da companhia e de alguns espetáculos.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL: ATIVIDADES PARA DIVERTIR OS PEQUENOS NA QUARENTENA

No site do Cirque du Soleil você também encontra vídeos que ensinam técnicas de maquiagem dos artistas da companhia, e alguns exercícios físicos usados pelos artistas-atletas que fazem acrobacias inimagináveis nos espetáculos. Confira algumas makes, nos links:

https://www.cirquedusoleil.com/cirqueconnect

https://www.youtube.com/watch?v=b3WHVWMgW9Y

https://www.youtube.com/watch?v=ARfBasCMS50

https://www.youtube.com/watch?v=9PXj4CXoFoo

Tem criança em casa? O conteúdo quarentener também tem atividades exclusivas para crianças e adolescentes, além de playlists, no Youtube e no Spotify, com trilhas sonoras criadas para seus espetáculos.

Para acessar todos esses conteúdos do Cirque du Soleil na quarentena, clique aqui.

 

TEATRO EM CASA

Fonte: Página: Na quarentena tem teatro – 17/04/2020.

Peça: KANZUÁ

Direção Onisajé

Sinopse:

Eram povos que não se conheciam, bastante diferentes entre si: um nativo e outro

estrangeiro, que em comum tiveram a luta pela preservação de sua existência e sua cultura.

Esse é o ponto de partida do espetáculo Kanzuá, “Nossa Casa”, com encenação de Fernanda

Júlia. A montagem de estreia do Aldeia Coletivo Cênico, provoca criadores e espectadores para

uma reflexão sobre a formação da identidade cultural do povo brasileiro. O espetáculo revela

o encontro das matrizes indígena e africana numa montagem teatral onde ritual, canto e

movimento se integram para contar nossa história.

https://www.youtube.com/watch?v=F5UBPrZBje4

 

PARIS GANHA EXPOSIÇÃO QUE PERMITE “ENTRAR” NAS OBRAS DE VAN GOGH

Por Giovanna Simonette 02/2019.

Os quadros são projetados em 360º e os visitantes literalmente percorrem pela vida e obra do pintor pós-impressionista

Os fãs do pintor Van Gogh ganharam um novo local para admirar e experienciar suas obras. Inaugurada em 22 de fevereiro, em Paris, a exposição Van Gogh, Starry Night está em cartaz no centro de artes Atelier des Lumières.

O diferencial desta exibição, que já passou pela Espanha, é a tecnologia: os quadros do artista são projetados por todo o local, dando ao espectador a sensação de estar dentro das obras. O público fica imerso nas fases da vida de Van Gogh e de suas pinturas, entre elas “A Noite Estrelada”, “Girassóis”, “Os comedores de batata” e “Quarto em Arles”

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2106319726333670&id=1455405834758399

Página no facebook : https://www.facebook.com/ArtsEmotions/

 

MUSEU DE ASTRONOMIA EM CASA OFERECE DIVERSÃO PARA TODA A FAMÍLIA

Tem experiência em realidade virtual, lives, bonecos de papel, visita virtual à lua e até um jogo!

Por: Redação

Crédito: DivulgaçãoMAST garante entretenimento para a família!

Diversos museus estão apostando em uma programação virtual para ajudar as pessoas a se entreterem na quarentena – e o MAST – Museu de Astronomia e Ciências Afins não ficou de fora. A instituição desenvolveu diversas atividades para aproveitar em casa. E o melhor: as famílias podem se divertir juntas!

Para começar, a realidade virtual é uma das aliadas do MAST. É possível fazer uma visitinha à lua por meio da plataforma SuperViz. Na experiência, as pessoas interagem com a superfície lunar, abrindo textos, fotos e vídeo super informativos. Foi tudo pensado para ser multiplataforma, então dá para acessar por computadores, tablets e smartphones. No caso dos celulares, a visualização fica bem imersiva com uso de headsets de realidade virtual. Clique aqui para conferir.

Quem adora um joguinho também tem uma opção para driblar um pouco o tédio. Aliando conhecimento científico e brincadeira, o game “O que é voar?” usa animações de curta duração para refletir sobre o ato de voar. O aplicativo pode ser acessado por meio do site oficial do Museu. Basta clicar no Menu “Apps Digitais” e baixar o arquivo executável do jogo.

Como também é importante passar um tempo offline, semanalmente o MAST disponibiliza moldes de bonecos de papel para estimular a criatividade dos pequenos. É só imprimir e montar. As figuras representam personalidades e elementos da astronomia e das ciências afins, como o sol, a lua, o Albert Einstein e o próprio museu.

E que tal fazer uma visita virtual ao campus da instituição?  Por meio deste link, você tem acesso ao WebApp MAST. Com navegação simples, o  aplicativo conduz o público por um passeio 360° pelo MAST e o Observatório Nacional. Para deixar o tour ainda mais interessante, uma série de locuções exploram curiosidades sobre instrumentos, pavilhões de lunetas e outras edificações.

Para ficar ligade nas novidades online do Museu de Astronomia e Ciências Afins, acesse o site. Quem acompanha o Instagram @museudeastronomia ainda pode conferir as lives com diversos pesquisadores. Entre os assuntos abordados, estão os buracos negros e o céu de abril.

 

FILME CRÍTICO

Kleber Mendonça Filho, diretor de Bacurau, disponibilizou gratuitamente no Vimeo o filme "CRÍTICO" (2008), seu 1º longa-metragem. Foram 9 anos entrevistando cineastas e críticos em mais de 10 países, para a produção deste filme, que ao passar do tempo guarda registros curiosos sobre o Cinema.

CLIQUE AQUI para assistir o filme

 

PARA VER OBRAS DE RAFAEL NOS 500 ANOS DE SUA MORTE

Ícone do Renascimento, artista italiano tem trabalhos disponíveis em acervos virtuais

Por Ricardo Ferreira – O Globo

 Detalhe de 'Ressurreição de Cristo', tela de Rafael no Masp Foto: Reprodução

Muito mais que um pintor, o italiano Raffaello Sanzio (1483-1520) — no Brasil, Rafael —, é considerado um dos grandes nomes no Renascimento ao lado de Michelangelo e Leonardo Da Vinci. Também poeta, designer e arquiteto, o garoto prodígio da cidade de Urbino, na Itália, colocou seu nome na história das artes antes de morrer aos 37 anos. No mês em que se completam cinco séculos de sua morte, listamos alguns de seus principais trabalhos para você conferir sem sair do sofá.

‘O casamento da Virgem’

Datada de 1504 e sob os cuidados da Pinacoteca di Brera, em Milão, a pintura a óleo sobre madeira retrata o casamento de Maria e José, com um sacerdote que oficializa a união. É considerada uma das obras mais importantes de Rafael. Note as proporções exatas e o jogo de perspectiva. Segundo a própria pinacoteca, o pintor se inspirou em uma obra de Pietro Perugino (seu professor). Veja aqui.

‘O cardeal’

Atribui-se ao cardeal Francesco Alidosi a figura retratada por Rafael nesta pintura célebre, destaque no Museu do Prado, em Madri. Foi feita em Roma, em 1510, e chama atenção não só pela técnica, mas também pela áurea enigmática do personagem. Tem conceitos derivados de Da Vinci, como a composição triangular, vista também em “Monalisa”. Veja aqui.

‘São Miguel derrota satanás’

No Museu do Louvre, em Paris, a tela que reproduz uma cena bíblica foi feita sob encomenda de um duque para presentear o rei francês Luis XII. Nota-se o contraste do claro (São Miguel) e escuro (o demônio) no quadro. Veja aqui. 

‘Ressurreição de Cristo’

Cheia de ritmo e movimento, estima-se que a obra — que está acervo do Museu de Arte de São Paulo (Masp) — tenha sido produzida entre 1499 e 1502 para um painel maior, fracionado por ocasião de um terremoto. Veja aqui.

‘Autoretrato’

Outro retrato da lista — o do próprio pintor — pertenceu à coleção do cardeal Leopoldo de Médici e está abrigado na Galeria Uffizi, em Florença, desde 1890. Assim como em “O cardeal”, revela sutileza do artista na expressão delicada do retratado, desta vez dócil. Veja aqui.

‘Escola de Atenas’

Obra-prima de Rafael, o afresco foi feito entre 1509 e 1511 a pedido do então Papa Julio II, fiel “cliente” do artista. Impressiona pela riqueza de detalhes sobre uma hipotética reunião de pensadores na Grécia Antiga. Não dá para cravar, mas estariam ali representados algumas filósofos como Sócrates, Aristóteles e Platão, além de outras especulações como, sim, a Monalisa de Da Vinci. Está no Palácio Apostólico e disponível no site do Museu do Vaticano. Veja aqui.

‘As três graças’

Eufrosina, Talia e Aglaia, musas alegres e belas, irmãs e filhas de Zeus, estão nesta tela de pequenas dimensões pertencente ao Museu Condé, em Chantilly, na França. Condenada pela igreja católica, a nudez na pintura — representada sem problemas na antiguidade — foi resgatada pelos renascentistas. Nas mãos das irmãs, porém, o alerta: a maçãs que indicam o pecado. Veja aqui.

‘Madona e o menino entronados com santos’

Encomendado por um convento da cidade de Perúgia, o retábulo (estrutura colocada atrás de um altar) foi pintado em óleo sobre madeira e finalizado por Rafael entre os anos de 1504 e 1505. Hoje pertence ao Metropolitan Museum of Art. Veja aqui.

 

A CASA HOFFMANN APRESENTA UMA SÉRIE DE ENTREVISTAS FEITAS PELO PROJETO SUJEITOS DANÇANTES

A Casa Hoffmann – Centros de Estudos do Movimento apresentará na página da Fundação Cultural de Curitiba no Facebook, a partir desta semana, uma série de entrevistas com artistas paranaenses da dança. Entrevista com Mônica Infante - Projeto Sujeitos Dançantes

O projeto autoral da pesquisadora e coreógrafa Gladis dos Santos faz uma análise do cenário da Dança em Curitiba com entrevistas feitas entre 2012 e 2013. Com a pergunta “O que te move a mover?”, artistas paranaenses de diferentes gerações foram convidados a compartilharem suas experiências, suas pesquisas e seus modos de criar. O primeiro vídeo é com a performer e pesquisadora Mônica Infante. “Sujeitos Dançantes” foi um projeto de extensão realizado pelo Curso de Dança da Faculdade de Artes do Paraná/UNESPAR em parceria com o Colégio Nossa Senhora Medianeira e a Entretantas Conexão em Dança.

Para assistir CLIQUE AQUI

Mais informações: Fundação Cultural de Curitiba

 

 

PASSEIOS VIRTUAIS PELO EGITO

O Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito está disponibilizando passeios virtuais por importantes pontos turísticos do país. A iniciativa começou neste mês e já tem tours por museus, monumentos e sítios arqueológicos do período do Antigo Egito.

Um dos vídeos em 360º graus mostra o Beni Hassan, nome moderno de um antigo local egípcio. Nele, é possível ver a necrópole formada dentro e ao redor de uma encosta, onde foram esculpidas cerca de 40 grandes túmulos que datam da Sexta Dinastia, no final do Reino Antigo, até a 12ª Dinastia, durante o auge do Reino Médio.

O governo colocou também conteúdos divididos em temáticas como ‘Egito Antigo’ e ‘Egito Copta’, em referência ao povo que forma a maioria dos cristãos egípcios, que são seguidores da Igreja Ortodoxa Copta. Há também imagens e vídeos sobre o ‘Egito Islâmico’, ‘Cruzeiro no Nilo’, ‘Desertos e Oásis Egípcios’ e o ‘Egito Moderno, entre outros. Acima, foto de uma mesquita.

Acesse Egypt Travel

Para ver o  Beni Hassan, nome moderno de um antigo local egípcio, CLIQUE AQUI

Fonte: https://anba.com.br/egito-disponibiliza-visitas-online-a-seus-locais-turisticos/?fbclid=IwAR0eIp_aJIR0VlZVKV6PApi9D4sLvxRv4uA5Nomj8MIxlAxsfZq0UwC_NNQ

 

A EXPOSIÇÃO EGITO ANTIGO: DO COTIDIANO À ETERNIDADE

Fonte: Revista Galileu 10/04/2020

Webinar realizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP), organizado pela Agência Galo e conduzido pelo curador da exposição Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade. Formado em História da Arte pela Universidade de Leiden, na Holanda, Pieter Tjabbes é sócio-diretor da Art Unlimited, empresa que já realizou mais de 100 exposições no Brasil e no exterior. Pieter foi curador de diversas exposições, como Rembrandt e a arte da gravura, Abraham Palatnik, O mundo mágico de Escher, Índia!, Mondrian e o movimento De Stijl e Jean-Michel Basquiat. As informações para a imprensa sobre a mostra podem ser consultadas em www.agenciagalo.com/egito.

O tour pode ser realizado no link: https://m.youtube.com/watch?v=OoYyeR12LTk&feature=youtu.be

O catálogo oficial da exposição está no link: http://twixar.me/qP6T

Também está disponível um caderno de Arte e Educação.

O Programa CCBB Educativo preparou material especial para os baixinhos que reúne textos explicativos e atividades estimulantes sobre a exposição do Antigo Egito

https://drive.google.com/file/d/1SKRZfjPM9VcyUJstPdEQqjxJa1bPHghD/view

O conteúdo é bem didático e cheio de curiosidades!

 

APROVEITE AS ATIVIDADES CULTURAIS ON-LINE DA ALIANÇA FRANCESA

A Aliança Francesa de São Paulo está oferecendo atividades culturais gratuitas em seus canais digitais, vai de dicas de cinema, shows e contações de histórias, confira a programação e participe.

https://www.aliancafrancesa.com.br/novidades/atividades-culturais-on-line/

Culturètheque

Além disso, a biblioteca digital Culturethèque está disponível gratuitamente até 30 de maio. Lá você pode descobrir livros, músicas, filmes, jogos, atividades para praticar o francês e muito mais. Basta entrar no site e criar um login (indicar AFSP-centro como local / o login pode demorar até 24h para ser liberado) para ter acesso a todo o conteúdo on-line.

 

AQUARELANDO PELO MUNDO – SILVIA TRAD

Uma das pinturas mais desejadas por quem quer aprender aquarela, são as flores, suas pétalas e folhas tão suaves. Existe uma variedade imensa de tipos de flores que podem ser feitas e também o grau de complexidade de cada uma, mas isso não significa que só um aquarelista/ilustrador experiente vai conseguir pintar. Veja aqui como você pode, usando os materiais certos, pintar as flores que gosta ou imagina! O melhor de tudo é que existem bastante opções de pincel com bom custo benefício.

1. Com esse pincel você vai fazer pétalas de flor mesmo sem saber pintar.

https://www.youtube.com/watch?v=rAGGMlYOgK8

Você também pode aprofundar um pouco na técnica do vídeo anterior. Essa técnica é muito útil e fácil mesmo que você nunca tenha pintado antes. Com alguns movimentos e uma quantidade de tinta no pincel você vai conseguir pintar lindas pétalas e flores. Treine bastante esse exercício e logo estará confiante para criar belas composições e quadros com seu estilo próprio. Essa é uma ótima maneira de pintar projetos temáticos e florais para aplicação de arte no mercado de ilustração.

2. Exercício prático com pincel diagonal da keramik - flores em aquarela.

https://www.youtube.com/watch?v=nmGuIi71AYI&feature=youtu.be&utm_term=MAR+SELE%EF%BF%BD%EF%BF%BDO+Os+melhores+da+semana&utm_campaign=Ebook+Materiais&utm_content=coletanea+29%2F03&utm_source=e-goi+lista&utm_medium=email

3. Confira outras indicações e reflexões sugeridas por Silvia Trad, utilizando caneta, vela e grafite, nas aulas práticas:

https://www.youtube.com/channel/UCKHIgprdQSlyKmE1a97zjbg

4. Qual a diferença entre copiar e ter uma referência?

htps://www.youtube.com/watch?v=LR5vToFrL4I&feature=youtu.be&utm_term=MAR+SELE%EF%BF%BD%EF%BF%BDO+Os+melhores+da+semana&utm_campaign=Ebook+Materiais&utm_content=coletanea+29%2F03&utm_source=e-goi+lista&utm_medium=email

5. Faça um girassol com esse pincel para aquarela,

https://www.youtube.com/watch?v=caxPPKUcK7g&feature=youtu.be&utm_term=MAR+SELE%EF%BF%BD%EF%BF%BDO+Os+melhores+da+semana&utm_campaign=Ebook+Materiais&utm_content=coletanea+29%2F03&utm_source=e-goi+lista&utm_medium=email

6. Se você entender isso, vai perder o medo de pintar aquarela.

https://www.youtube.com/watch?v=usGj2CUGiB4&feature=youtu.be&utm_term=MAR+SELE%EF%BF%BD%EF%BF%BDO+Os+melhores+da+semana&utm_campaign=Ebook+Materiais&utm_content=coletanea+29%2F03&utm_source=e-goi+lista&utm_medium=email

7. Pincel oval: tudo que dá para fazer com ele.

https://www.youtube.com/watch?v=jVQV9a4ei4w&feature=youtu.be&utm_term=MAR+SELE%EF%BF%BD%EF%BF%BDO+Os+melhores+da+semana&utm_campaign=Ebook+Materiais&utm_content=coletanea+29%2F03&utm_source=e-goi+lista&utm_medium=email

8. Como fazer flores com o pincel oval na pintura em aquarela.

https://www.youtube.com/watch?v=O6Lf49_lBwQ&feature=youtu.be&utm_term=MAR+SELE%EF%BF%BD%EF%BF%BDO+Os+melhores+da+semana&utm_campaign=Ebook+Materiais&utm_content=coletanea+29%2F03&utm_source=e-goi+lista&utm_medium=email

9. Utilizando essa caneta, sua pintura fica show!

https://www.youtube.com/watch?v=GgPzPuuPFkw&feature=youtu.be&utm_term=MAR+SELE%EF%BF%BD%EF%BF%BDO+Os+melhores+da+semana&utm_campaign=Ebook+Materiais&utm_content=coletanea+29%2F03&utm_source=e-goi+lista&utm_medium=email

10. Você já experimentou usar uma vela na aquarela?

https://www.youtube.com/watch?v=HEn2nr6tpWw&feature=youtu.be&utm_term=MAR+SELE%EF%BF%BD%EF%BF%BDO+Os+melhores+da+semana&utm_campaign=Ebook+Materiais&utm_content=coletanea+29%2F03&utm_source=e-goi+lista&utm_medium=email

11. Com esse truque, suas pinturas não vão ficar com aspecto sujo.

https://www.youtube.com/watch?v=YPRoviQgDrg&feature=youtu.be&utm_term=MAR+SELE%EF%BF%BD%EF%BF%BDO+Os+melhores+da+semana&utm_campaign=Ebook+Materiais&utm_content=coletanea+29%2F03&utm_source=e-goi+lista&utm_medium=email

 

DE FRIDA KAHLO A MONET: 8 ARTISTAS QUE CRIARAM LINDOS JARDINS QUE SÃO ABERTOS PARA VISITAÇÃO

Fonte: FTC - https://followthecolours.com.br

Jardim de Monet e sua casa em Giverny.

Nem só de pinturas vivem alguns dos mais famosos artistas. Mas foi apenas em 1800, no século XIX, com a ascensão da agricultura urbana e cultura hortícola, que alguns dos grandes nomes da arte, começaram a cultivar plantas, flores e criar seus próprios jardins em casa.

Abaixo oito fantásticos jardins criados por famosos artistas, que vão até as formas geométricas de Sol LeWitt na Filadélfia, o pátio da Casa Azul de Frida Kahlo no México, dentre outros.

Confira no site a lista desses lindos jardins e seus respectivos artistas!

https://followthecolours.com.br/traveluv/lindos-jardins-criados-por-artistas

 

JOSÉ SARAMAGO EM, “A MAIOR FLOR DO MUNDO”

Fonte: Revista prosa, verso e arte /2020.

“As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples. Quem me dera saber escrever essas histórias. Se eu tivesse aquelas qualidades, poderia contar, com pormenores, uma linda história que um dia inventei… Seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas…”

No curta metragem a seguir,  José Saramago narra uma de suas histórias: “ A maior flor do mundo”. O autor que antes se julgava incapaz de escrever uma história para o público infantil, torna-se o personagem, um menino que faz nascer a maior flor do mundo e uma das mais belas histórias infantis. A história mostra a importância das coisas simples e como torná-las grandiosas!

O filme de animação tem a trilha sonora de Emilio Aragón que pela mesma recebeu o Prêmio Amigos da Música de Badalona para a Melhor Música Original. Além disso, o curta recebeu vários prêmios, como: melhor curta metragem de Goya em 2008.

A maior flor do mundo
País: Espanha
Ano: 2006
Gênero: Animação
Duração: 10m
Realização: Juan Pablo Etcheberry
Vozes: José Saramago
Argumento: Juan Pablo Etcheberry

Você pode apreciar esse filme AQUI:    https://www.youtube.com/watch?v=YUJ7cDSuS1U

 

PROGRAMA CCBB EDUCATIVO – ARTE & EDUCAÇÃO

O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão. Tem como valor a transversalidade dos processos pedagógicos, curatoriais e artísticos, por meio de partilhas, trocas culturais e da garantia ao acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

O programa atua a partir de múltiplas metodologias de educação e mediação cultural, estruturadas em seis eixos que orientam o desenvolvimento das programações junto às exposições e demais agendas dos Centros Culturais Banco do Brasil.

O CCBB durante o período de isolamento social contra o coronavírus disponibilizou cerca de 150 títulos do acervo digital de arte e educação para o público acessar. O conteúdo é gratuito e pode ser acessado pela internet.

CLIQUE AQUI

 

PROGRAMAÇÃO DO TOMIE OHTAKE EM CASA

Por Catraca Livre

É possível acompanhar o podcast 'Amplitudes', assistir ao documentário sobre a Tomie Ohtake, fazer um tour guiado pela exposição 'LUMINA' e mais!

Os dias em isolamento estão difíceis e você já perdeu a noção do tempo? Não se preocupe! Se liga na programação que o Instituto Tomie Ohtake preparou.

Para começar, que tal assistir alguns trechos do espetáculo criado pelo Balé da Cidade inspirado na exposição “Histórias Afro-Atlânticas”? A direção é de Ismael Ivo e a música é de Rodolfo Stroeter. A mostra foi um sucesso em 2018!

Crédito: @inst.tomie.ohtake/ FacebookO Instituto Tomie Ohtake está fechado, mas mantém uma programação online ativa

Na série recordar é viver, que tal relembrar da “Obsessão Infinita” de Yayoi Kusanma sucesso absoluto de selfies em 2014. Confira algumas fotos icônicas desse grande marco para o Instituto Tomie Ohtake.

Crédito: Divulgação/ Instituto Tomie OhtakeQuem aí tirou fotos incríveis na exposição “Obsessão Infitina”, de Yayoi Kusanma?

Também tem visita guiada à exposição “LUMINA” com a artista Mariana Palma. É tudo em vídeo e você tem a chance de se profundar no processo criativo de cada uma das peças e na elaboração da proposta curatorial. A mostra é inspirada no mito de Orfeu.

https://www.youtube.com/watch?v=pBslx6-7-FE&feature=emb_title

Outra boa pedida para esses dias é o documentário sobre a Tomie Ohtake dirigido por Helio Goldsztejn e produzido pela TV Cultura. No filme, o público conhece a trajetória da artista, desde o período em que vivia no Japão, passando pela chegada no Brasil na década de 1930 até o reconhecimento artístico. Na obra, estão reunidos depoimentos de artistas, curadores, críticos de arte, amigos e familiares.

https://www.youtube.com/watch?v=MfTKcNr9RU8&feature=emb_title

Para quem ama podcasts e arte, desde setembro de 2019 o instituto disponibiliza o “Amplitudes” toda primeira segunda de cada mês. O educador Pedro Costa entrevista artistas, educadores e profissionais da cultura, ampliando o o debate sobre temas como curadoria, produção artística, territórios educativos, acessibilidade, e mais. Você pode ouvir tudo aqui.

Se explorar o site do Instituto Tomie Ohtake, você encontra as publicações do educativo concebidas pelo Núcleo de Cultura e Participação junto com professores. Com esse material, é possível estimular processos pedagógicos em vários espaços de educação, com base em obra de grandes artistas, como Frida Kahlo, Takashi Murakami, Pablo Picasso, entre outros. É só entrar nesse link e fazer o download.

 

CONTEÚDOS CULTURAIS GRATUITOS PARA APROVEITAR EM CASA

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado criou a campanha #CulturaemCasa no dia 18 de março, após a suspensão do funcionamento de seus espaços culturais e programas em decorrência do Coronavírus, com o objetivo de estimular o distanciamento social por meio da ampliação do acesso e da oferta de conteúdos virtuais das instituições, corpos artísticos e programas do Estado. Nesta plataforma, são disponibilizados materiais completos, entre shows de música, concertos, visitas virtuais a museus, palestras, bate-papos, livros, filmes, espetáculos e palestras. Há opções para todas as idades e interesses e o conteúdo é atualizado diariamente.

Acesse o link, escolha a linguagem cultural de sua preferência e divirta-se!

 

DOIS CURTAS METRAGENS INCRÍVEIS SOBRE O PODER DA MÚSICA.

Fonte: revistaprosaversoearte.com

Se por um lado a humanidade vem provando que deu errado, ainda é possível encontrar no homem sinais de esperança! E isso fica perceptível quando se fala em arte, que é uma força criativa que urge por transformações sociais, para que se possa tornar o mundo num lugar melhor para o convívio. Nesse sentido, a música é fundamental – e vem se demonstrando um bom instrumento de transformação social.

Os filmes foram feitos por artistas da Ecole Supérieure des Métiers Artistiques de Montpellier (ESMA), uma escola de artes da França que vem impressionando o mundo pela sensibilidade de seus trabalhos.

“Toda criança é sensível à música – a todo tipo de música.”

– Maurice Ravel, em “Esboço bibliográfico”, 1928

https://m.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=EJza7j6L9S0

https://m.youtube.com/watch?v=9CZmq-RJvoI&feature=youtu.be

 

CONHEÇA A CAPELA SANTA MARIA E O CINE PASSEIO EM TOUR VIRTUAL

Se você ainda não conhece a Capela Santa Maria e o Cine Passeio, tem a oportunidade de fazer agora um passeio virtual por essas duas importantes unidades culturais mantidas pela Prefeitura de Curitiba.

A Capela Santa Maria tem uma belíssima sala de concertos e é a sede da Camerata Antiqua de Curitiba. Ali também funcionam a Coordenação de Música da Fundação Cultural e setores administrativos do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).

Localizada no Centro, a capela em estilo neoclássico foi construída pela Congregação Marista, em 15 de outubro 1939, em devoção à Nossa Senhora da Conceição. Restaurada pelo município, foi transformada em sala de concertos, além de ser, desde 2008, a sede da Camerata Antiqua de Curitiba, grupo de coro e orquestra fundado em 1974 e mantido pela Prefeitura.

A sala de concertos tem 203 lugares na plateia e 75 lugares nos mezaninos laterais e no primeiro balcão. Há lugares reservados para pessoas com necessidades especiais, além de elevador e rampa de acesso.

Espaço destinado à música erudita, a Capela Santa Maria mantém uma programação permanente de concertos ao longo do ano, trazendo grandes nomes e importantes grupos de música erudita e antiga do Brasil e do exterior. O espaço conta com sala de concertos, salas para ensaios, produção e acervo de partituras, além de instrumentos como o piano Steinway, considerado um dos melhores do mundo.

Conheça aqui a Capela Santa Maria

 Ponto de encontro

O Cine Passeio completou recentemente um ano de existência. Foi inaugurado em 27 de março de 2019, com a proposta de trazer de volta a concepção dos cinemas de rua e ser um espaço de formação audiovisual e de inovação na área da economia criativa. Também fica no Centro de Curitiba e desde a sua abertura tem sido um importante ponto de encontro dos amantes da sétima arte. Foi considerado pela revista Exibidor “um dos 20 cinemas mais legais do mundo”.

Junto à entrada do Cine Passeio, na Rua Riachuelo, ficam a Sala Luz e a cafeteria. No segundo andar estão a Sala Ritz e uma sala para cursos.

O complexo tem no subsolo uma área dedicada às ações de formação, que recebeu o nome de Espaço Valêncio Xavier. Conta com uma sala multiuso (Estúdio Valêncio Xavier) e a Sala Video On Demand, que se refere ao consumo de conteúdo digital com escolha do usuário.

No subsolo está instalada também a segunda unidade do Worktiba, primeiro coworking público do Brasil criado para atender a necessidade de pequenos e microempreendedores. Esta unidade tem como foco a economia criativa, o audiovisual e a inovação.

Um cinema a céu aberto faz parte do complexo do Cine Passeio e funciona no terraço, que dispõe ainda de uma área para eventos.

O Cine Passeio ocupa uma edificação histórica, classificada como Unidade de Interesse Especial de Preservação (UIEP), que foi totalmente restaurada e adaptada para receber as atividades culturais dentro do programa Rosto da Cidade. Originalmente, o prédio foi construído em meados da década de 1930 para abrigar setores administrativos do Exército e assim funcionou até aproximadamente o final da década de 1990. 

Conheça aqui o Cine Passeio

 

O GRITO

Para quem gosta de artes visuais, mais de sete mil obras de Edvard Munch autor do quadro O Grito, estão disponíveis para baixar gratuitamente na internet. Esse projeto de digitalização permite que se conheça melhor o trabalho do artista!  Acesse o link abaixo para apreciar as obras e baixá-las, elas estão em domínio público.

https://munch.emuseum.com/en/start/images

 

24 ILUSTRAÇÕES DE ARTISTA IRANIANO QUE PINTA VAN GOGH EM CENÁRIOS QUE MESCLAM SEU COTIDIANO COM QUADROS DO PINTOR

Alireza Karimi Moghaddam é um cartunista iraniano. Admirador de Van Gogh, ele decidiu fazer ilustrações do famoso pintor que retratam sua vida ao misturar cenários e atividades cotidianos com os clássicos quadros do pintor holandês.

O projeto, conforme descrito no site Fancy Van Gogh – no qual é possível comprar obras de Moghaddam -, tem como intuito chamar a atenção para um Van Gogh que vai além do perturbado artista, como ele é comumente descrito:

Para nós, Van Gogh não é nem um pintor nem um artista genial, mas um modo de vida. Ele não é um modelo frustrante e distraído mas um símbolo de amor e humanidade para ajudar outros seres humanos. Nós o entendemos e estamos promovendo-o de uma forma diferente da perspectiva dominante, gostaríamos de ter um Van Gogh diferente, um Van Gogh para todos.

No instagram do artista, é possível ver inúmeras e incríveis ilustrações de um Van Gogh simplesmente apaixonante. Confira, aqui, alguns desses desenhos inspiradores!

 

ITAÚ - LEIA PARA UMA CRIANÇA

Quando você lê para uma criança, ela pode buscar o futuro que quiser.

Estes são os livros que você solicitará:

Infelizmente os seguintes livros estão esgotados:

Dicas para preencher o formulário do pedido com sucesso:

O pedido é limitado a apenas um por CPF.

Preencha o seu endereço e o CEP com atenção, para garantir que o livro chegue até você.

Caso você preencha até o final e apareça uma mensagem de erro, o seu pedido não foi realizado com sucesso por um dos motivos citados acima. Então a nossa recomendação é que você preencha novamente. Fique à vontade para falar com a gente e tenha uma boa leitura!

O Tupi Que Você Fala

Escrito por

Claudio Fragata

Leo e a Baleia

Escrito por

Benji Davies

Realize seu cadastro, execute os três passos e receba seu livro!

 

A HISTÓRIA DA OSTRA E DA BORBOLETA: O CORONAVÍRUS E EU

Este livro foi escrito por Ana M. Gomez, Psicoterapeuta, Autora e Pesquisadora e traduzido por Jackeline Figueiredo Barbosa Gomes, Mestre em Psicologia, ambas também são Terapeutas de EMDR Infantil. Este livro faz parte de um dos materiais que foram desenvolvidos por meio da força tarefa mundial para cuidar de crianças no enfrentamento ao Coronavírus. A pedido da autora, o mesmo não pode ser vendido, nem impresso por nenhuma editora.

Para baixar o arquivo no formato PDF, clique aqui.

 

ARTE NA QUARENTENA

Projetos fazem e promovem releitura de pinturas

Por CLUBEDECRIAÇÃO

Os diretores de criação Jeff Roy e Drake Paul, da John McNeil Studios, em São Francisco, lançaram um projeto paralelo para estimular as pessoas a ficarem em casa, que faz releituras de 14 pinturas icônicas para reforçar a importância do isolamento social.

As telas recriadas estão em um site desenvolvido pela dupla. A proposta foi estimular os usuários a recriar peças em sua casa, com o que tivesse à mão. O pedido de recriação da arte foi aceito pelos usuários e viralizou.

Confira, aqui, o desafio.

Conheça mais sobre o CLUBE DE CRIAÇÃO.

 

ORIENTAÇÕES PARA SUA SAÚDE DURANTE A QUARENTENA

Diante do atual cenário, a população está sujeita a receber uma enxurrada de informações, muitas vezes, difíceis de digerir. A sensação de temor, a prática do isolamento social, e outros fatores instáveis como a economia e a própria política, elevam ainda mais o sentimento de ansiedade.

Segundo a psicóloga Viviana Rosa Reguera Ruiz, essa ansiedade é a resposta do corpo aos sinais de ameaças. “Quanto mais noticias você lê ou ouve, mais o seu cérebro entende perigo”, diz ela no material publicado especialmente para auxiliar durante o período atual.

Isso não significa que a população deve evitar notícias e ficar desatualizada. Para Viviana, estipular quantidades e horários para se atualizar é a melhor maneira de controlar essa resposta do corpo. “Veja noticias no máximo 02 vezes ao dia. Escolha 02 fontes confiáveis de informações”.

Disponível em seu perfil no Instagram, o PDF “Orientações para sua saúde durante a Quarentena” reúne várias estratégias, formas de pensar e exercícios para ajudar a passar por essa pandemia. Além disso, a psicóloga dá um panorama sobre o que é esperado sentir diante de uma situação como essa e ações que podem ajudar a lidar com essas emoções difíceis.

As dicas sugeridas por Viviana para relaxar incluem ler ficção, ouvir música e até planejar a carreira. A Faculdade Dehoniana fez uma seleção de portais que disponibilizaram gratuitamente livrosconteúdos artísticos e cursos online.

 

QUE TAL RELAXAR UM POUCO, PARAR, RESPIRAR E OUVIR UMA BOA MÚSICA!

O site da Medley, em parceria com a plataforma Spotify, disponibiliza uma seleção com 10 playlists de músicas que ajudam a relaxar e recuperar as energias! São estilos variados que vão desde os sons da natureza até o jazz! A música pode influenciar na  redução do estresse e no combate à ansiedade. Além disso, ajuda a liberar a endorfina e trazer sensação de bem estar.

O melhor é que você pode acessar gratuitamente as músicas sugeridas, basta se cadastrar no link

 Então relaxe e aproveite esse momento!

 

ACERVO ARTÍSTICO E HISTÓRICO

As obras de arte, documentos e objetos históricos mantidos pela Caixa guardam mais de 150 anos de cultura brasileira, representada em suas mais diversas formas. São mais de 5 mil objetos museológicos e cerca de 2 mil obras de arte.

A Caixa tem a consciência de que a valorização da cultura é também um fator de inclusão social. Por isto ela busca garantir à população o contato com a cultura em suas mais diversas formas. Além de incentivadora da arte, a Caixa também exerce o papel de guardiã de patrimônio histórico altamente relevante, gerado como resultado de sua atuação ímpar desde os tempos do Império.

Acervo artístico

A CAIXA preserva e divulga um acervo artístico composto por cerca de 2 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos e fotografia. O conjunto abrange os últimos cem anos da produção artística nacional, de artistas marcantes do Modernismo aos dias atuais, como é o caso de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Djanira, Di Cavalcanti, Tomie Otake, Anita Malfati, Antônio Poteiro, Carmela Gross, Daniel Senise dentre outros.

Acervo histórico

O acervo histórico da CAIXA reúne cerca de 5 mil objetos museológicos, 26 mil publicações e mais de 600 metros lineares de documentos, resultantes da atuação da empresa na vida brasileira, com a administração de serviços e concessão de benefícios aos cidadãos. Essa relação foi iniciada na época do Império e chega aos dias atuais. Habitação, Saneamento, Penhor, Loterias e Poupança são apenas alguns dos campos em que a CAIXA lega história e cultura ao Brasil.

Escolha o acervo, AQUI.

 

GRUPO TRIII

Triii TV um canal cheio de músicas e brincadeiras. Para você assistir e se divertir junto com a família e amigos. Boa brincadeira !!!

https://www.youtube.com/user/GrupoTriii/videos

 

É HORA DE APRENDER EM CASA

Aproveite o tempo em casa para estudar!

Selecionamos uma série de cursos e conteúdos on-line gratuitos para você aprimorar seu conhecimento no ritmo que quiser durante a quarentena.

Basta escolher qual deles você quer fazer. Veja abaixo todas as opções e comece agora mesmo:

Conteúdos livres e sem certificação.

 

FILME ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.

https://www.youtube.com/watch?v=7WTGhEOfWbo

 

EXPOSIÇÃO VIRTUAL: ITAÚ CULTURAL Rino Levi e Sandra Cinto

Confira curiosidades sobre os homenageados das exposições do Itaú Cultural sem sair de casa!

Com a programação suspensa por tempo indeterminado, foram disponibilizamos conteúdos no site que contam a trajetória profissional e pessoal do arquiteto Rino Levi e da artista visual Sandra Cinto.

CLIQUE AQUI E ACESSE OS VÍDEOS E OBRAS 

 

QUARENTENA PRETA: 22 cursos de História e Cultura africana e afro-brasileira para estudar em casa

Jornal Diáspora Negra preparou uma lista com 22 cursos de História e Cultura afro-diaspórica que podem ser assistidos gratuitamente pelo Youtube.

Como, por exemplo, a História e Cultura de África e sua Diáspora na UFRJ — Professor Dr Kabengele Munanga; a Kabengele Munanga fala sobre História da Diáspora Africana  e o Ensino de História da África: significado, desafios e caminhos a trilhar | Profª Mônica Lima.

CLIQUE AQUI E VEJA A LISTA COMPLETA

 

KIDSBOOK- LIVROS INFANTIS OLINE

Projeto leia para uma criança do Itaú Cultural conta com livros disponíveis virtualmente, narrados. 

Os títulos são: Malala, a menina que queria ir para a escola; As bonecas da vó Maria; Meu amigo robô; A canção dos pássaros; Azizi, o menino viajante; A menina das estrelas; Pode ser; Chapeuzinho vermelho; A bicicleta voadora; Entre sonhos e dragões; O cabelo da menina; O sétimo gato; O menino e o foguete;.

CLIQUE AQUI E ACESSE OS LIVROS

 

VOCÊ CONHECE O TEATRO OFICINA do ZÉ CELSO MARTINEZ?

Esse grupo faz história no teatro brasileiro e tem montagens fantásticas.

Estão disponibilizando neste período o espetáculo "Os Sertões": baseado na obra homônima de Euclides da Cunha em Canudos, cidade da Bahia, que foi destruída em outubro de 1897 durante o confronto entre os seguidores de Antonio Conselheiro e o exército brasileiro. 

Serviço:

ESPETÁCULO TEATRAL OS SERTÕES

 

ZONA DE QUARENTENA DA CONQUER

Você acaba de entrar na Zona de Quarentena da Conquer!

Aqui você pode acessar gratuitamente ebooks, vídeos, webinars, artigos, podcasts e muito mais. Tudo para você aproveitar a quarentena para aprender muito (do conforto da sua casa).

Preencha o cadastro e explore!

 

TURMA DA MÔNICA LIBERA 188 HQS CLÁSSICOS PARA BAIXAR E ENFRENTAR CORONAVÍRUS

Aí vai uma dica preciosa para quem está de quarentena junto com crianças e precisando de novas ideias para distraí-las (e também para adultos que são crianças por dentro): a Maurício de Sousa Produções está disponibilizando 188 HQs clássicos de A Turma da Mônica para leitura gratuita.

Para conferir, basta baixar o aplicativo Banca da Mônica, disponível em iOS e Android e acessar o conteúdo.

 

CONHEÇA O BACHIANA BRASS QUINTET!

Grupo instrumental de metais, de alto nível artístico e profissional com repertório de música brasileira e internacional.

No youtube, você pode conhecer inúmeros trabalhos:

Bachianas Brasileiras No. 5 (Villa Lobos)  https://www.youtube.com/watch?v=g85-O6_fJ_w

Concerto Grosso Op. 3 No. 9 (Vivaldi) https://www.youtube.com/watch?https://www.youtube.com/watch?v=4VYpVeETdGA

 

AULAS ONLINE PELO FACEBOOK DO CMPB

A partir de hoje (30/03), vamos publicar aqui na página pequenas aulas teóricas realizadas pelos professores do Conservatório de MPB de Curitiba, sempre de no máximo 15 minutos cada. ACOMPANHE!

Abre a programação o professor Rodrigo Marques, com a vídeo aula "Como funciona uma partitura". A aula é indicada para alunos iniciantes. Rodrigo é músico, contrabaixista e professor de Linguagem e Estruturação Musical (LEM) e História da MPB.

PARTICIPE! Faça sua pergunta e dê sua sugestão para os próximos temas!

 

MAIS DE 70 DOCUMENTÁRIOS COMPLETOS SOBRE MÚSICA BRASILEIRA - A Casa de Vidro

A Casa de Vidro, na intenção de contribuir com a expansão do conhecimento e da experiência de todos a respeito da infinita riqueza da cultura musical brasileira, disponibiliza aqui um dos mais completos guias digitais de documentários musicais do Brasil. Mergulhe de cabeça, com as retinas bem abertas e o volume bem alto! Apreciem sem moderação!

Conheça!

 

MAPA DO BRINCAR

O Mapa do Brincar é uma iniciativa da "Folhinha", suplemento infantil do jornal Folha de S.Paulo. O site reúne hoje 750 brincadeiras de todo o país.

A primeira versão do projeto foi lançada em maio de 2009. O site ganhou nova versão em dezembro de 2011, quando ampliou o repertório de brincadeiras coletadas pela equipe da "Folhinha".

Cada brincadeira registrada neste site traz a indicação de sua origem. Devido à extensão do país e ao rico repertório de brincadeiras das crianças, se você conhece brincadeiras (ou variações) da sua região que não estejam no Mapa do Brincar, envie o material para mapadobrincar@uol.com.br.

Acesse as brincadeiras regionais e a biblioteca. Lá tem muitas indicações culturais, divertidas

 

120 HISTÓRIAS INFANTIS EM ÁUDIO PARA BAIXAR GRATUITAMENTE

Esta postagem é para quem tem filhos e adora contar histórias para eles, para quem trabalha em sala de aula e vive procurando histórias para encantar as crianças com o mundo da leitura, ou simplesmente para quem ama histórias infantis: Agora vocês têm à disposição 120 histórias em áudio para download gratuito! Isso mesmo!

As histórias, muitas delas clássicas e conhecidas por todos e outras menos conhecidas, mas igualmente encantadoras, foram disponibilizadas no site do Ministério da Cultura em um Banco de Dados de Objetos Educacionais bastante completo. Você pode pesquisar as histórias pelo nome, pelo autor ou simplesmente procurando um tema de seu interesse. É cada história mais fascinante que a outra e aposto que toda e qualquer criança vai se encantar!

Para fazer o download dos áudios, basta acessar o link.

 

DRAMATURGIA - Diego Fortes

A Armadilha, fundada e dirigida por Diego Fortes, atua há 17 anos e é conhecida por apresentar propostas fundamentadas num permanente processo de pesquisa e criação em dramaturgia, e por reunir em suas produções teatrais, refinamento conceitual,   compreensão e a acessibilidade de diversos públicos.

Com o objetivo de promover a formação de plateia em teatro, com bastante frequência, promove apresentações com ingressos gratuitos nos espetáculos concebidos e distribuídos com verbas públicas, acreditando ser uma medida necessária e democrática de acesso à cultura. Por isso, a pesquisa artística está direcionada a obras de alta qualidade e reflexão artística, sem perder de vista a comunicação com o público, mesmo que seja a primeira oportunidade deste público de entrar em um teatro.

Para acessar e ler os textos, clique nos nomes dos textos com links:
– O Grande Sucesso (2016)
Texto pelo qual ganhou o Prêmio Shell de Melhor Autor em 2017
– 23 de setembro (2012)
– Os Invisíveis (2010)
– O Fantástico Coração Subterrâneo (2010)
– Os Leões (2006)
– Café Andaluz (2005)

Cenas curtas:

– Os Infinitos Destinos da Senhora Thompson (2009)

 – Miranda (2007)

 

CIA ELDER KLOSTER - CIRCUS FREAK SHOW - TEATRO LAMBE LAMBE

Circus Freak Show é um espetáculo que se passa num momento após a Grande Depressão. Conta a trajetória de uma família que, com todo o amor do mundo e na maioria das vezes não sabendo como vai ser o dia seguinte, não desiste de apresentar seus espetáculos... mesmo que para isso tenha que expor (de forma não divertida) seus entes queridos para poder garantir seu sustento e sobrevivência. Um espetáculo que nos transporta para o século passado, ou, quem sabe, um prelúdio do futuro?

Confira o espetáculo, AQUI.

 

CASA DE CINEMA DE PORTO ALEGRE

A Casa de Cinema de Porto Alegre foi criada em dezembro de 1987, por um grupo de cineastas gaúchos que já trabalhavam em conjunto desde o início dos anos 80.

A partir de 1991 se tornou uma produtora independente, com 6 sócios, permanecendo o espírito cooperativo e a intenção de continuar contribuindo para a difusão dos filmes produzidos pelo grupo original.

Em seus 30 anos de existência, a Casa produziu dezenas de filmes e vídeos, além de programas de televisão (especiais e séries), cursos de roteiro e de introdução à realização cinematográfica, fórums de debates e programas.eleitorais para TV.

Acesse aos 20 filmes e séries, liberados.

 

CAPELA SANTA MARIA

Aproveite a quarentena para assistir aos concertos da Camerata Antiqua de Curitiba!
Em comemoração ao aniversário da cidade, a partir de hoje (29/4), duas vezes por semana serão postados concertos do grupo. Abre a série o Programa Stabat Mater, de Pergolesi, sob a regência do maestro Tobias Volkmann, do Rio de Janeiro que deu início a temporada de 2019, da Camerata.

A apresentação foi realizada na Missa de Ramos, do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe.

https://www.facebook.com/santa.maria.capela/videos/587545705172806/

 

10 MUSEUS PARA VISITAR ESTANDO EM CASA: TOUR VIRTUAL E COLEÇÕES ONLINE

1. Pinacoteca de Brera - Milão 

2. Galeria Uffizi - Florença

3. Museus do Vaticano - Roma

4. Museu Arqueológico - Atenas

5. Prado - Madrid

6. Louvre - Paris

7. Museu Britânico - Londres

8.-Nova Iorque

9. Hermitage - São Petersburgo

10. Galeria Nacional de Arte - Washington

11. OUTROS MUSEUS DO MUNDO

 

BIBLIOTECA NACIONAL BRASILEIRA

A Biblioteca Nacional possui um vasto acervo digital que pode ser acessado, AQUI.

 

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

O Kit de sobrevivencia para uma quarentena brincante tem sugestões muito interessantes de diversas atividades.

O material Férias em casa também tem sugestões de atividades.

 

LIBERAÇÃO DE CANAIS STREAMING GRATUITOS

Fonte: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2020/03/17/streaming-ganha-ainda-mais-forca-nos-eua-apos-eventos-serem-cancelados-devido-ao-coronavirus.ghtml

Globoplay disponibilizou 30 filmes infantis, além de algumas séries e temporadas de “Malhação” por 30 dias para não-assinantes. O foco é principalmente o público infantil, que em várias partes do mundo foi dispensado das escolas.

A Spcine, empresa de fomento ao cinema da prefeitura de São Paulo, liberou o acesso por 30 dias ao conteúdo de sua plataforma de streaming, Spcine play. O catálogo tem filmes de Zé do caixão, Hector Babenco e Tata Amaral, entre outros cineastas brasileiros, e vai transmitir shows e espetáculos da programação cultural de São Paulo simultaneamente à realização dos eventos.

 

SESSÃO DE CURTAS METRAGENS

Por PostaCurtas

MORTE E VIDA SEVERINA

https://www.youtube.com/watch?v=clKnAG2Ygyw

LA LUNA

https://www.youtube.com/watch?v=MJC9mYJfUPk

MORTE E VIDA MARIA

https://www.youtube.com/watch?v=yFpoG_htum4

O PRESENTE - CURTA PREMIADO NO ANIMA MUNDI / THE PRESENT

https://www.youtube.com/watch?v=OkN69qioQZI

OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES DO SENHOR LESSMORE

https://www.youtube.com/watch?v=siU1QwvAiHU

 

TEATRO ONLINE

Contribuindo com a campanha oficial de combate ao Covid-19, a Palavra Z Produções Culturais disponibilizou no último final de semana 6 (seis) espetáculos, entre infantis e adultos gratuitamente online. O objetivo é contribuir com a conscientização da população sobre as medidas de prevenção necessárias, além de garantir a diversão, o entretenimento e o bem-estar das famílias, nesse período tão delicado em que precisarão ficar mais tempo em suas casas.

TODA SEMANA NOVAS PEÇAS ONLINE: Confira a programação, AQUI.

 

COMO FAZER TINTA CASEIRA PARA OS PEQUENOS?

Brincar com tinta estimula a imaginação, a criatividade e a coordenação motora dos pequenos, tornando-se uma forma super saudável de entretê-los! Mas já pensou em fazer a própria tinta para seu filho se divertir? Pois é! Além de economizar, ao optar por fazer tinta caseira, você poderá deixar seu pequeno se divertir e se lambuzar à vontade!  Por serem feitas com ingredientes comestíveis, não tem problema se ele levar a mão à boca durante a bagunça!

Curta essa experiência, no blog.

 

ROMEU & JULIETA

SINOPSE
Ao atualizar o sentido da maior história de amor da humanidade, Gabriel Villela e o Galpão transpõem a tragédia de dois jovens apaixonados para o contexto da cultura popular brasileira, evocada por elementos presentes no cenário, nos adereços, na música e na figura do narrador, que rege toda a peça com uma linguagem inspirada em Guimarães Rosa e no sertão mineiro.

Assista AQUI!

 

O GAROTO

Uma sugestão é distrair toda a família com bom humor e irreverência do grande artista Charles Chaplin.  No filme O Garoto (1921 - drama/comédia)  Chaplin adota um menino que foi abandonado por sua mãe. Juntos vivem grandes aventuras e mostram como o amor é poderoso para vencer as dificuldades da vida. O filme envolve o drama da mãe que se arrepende e tenta encontrar o fulho e as muitas atrapalhadas de Carlitos, para tentar esconder e protegê-lo. É um filme para todas as idades e está disponível gratuitamente no Youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=q1U0eKOOwsQ

 

#EMCASACOMFABERCASTELL

Como a recomendação é ficar em casa, nós da Faber-Castell liberamos o acesso gratuito a todos os cursos da nossa plataforma online. São diversas opções para estimular a criatividade, para adultos e crianças: desenho, lettering, narrativa, composição, desenvolvimento de personagens e muito mais para todo mundo colocar suas histórias no papel. Ficar em casa é importante e ficar #EmCasaComFaberCastell fica mais legal.

Experimente, invente, crie e se divirta, AQUI!

 

ROSY GRECA VEM ENCANTANDO 


Conheça aqui alguns de seus trabalhos. Escute as canções e aprecie, ao lado de suas crianças, as narrações e animações musicais que compõe o DVD “Carruagem de histórias e canções”.

Acesse o site, AQUI.

 

TODO MUNDO EM CASA? CONFIRA UMA LISTA DE MUSEUS VIRTUAIS PARA FAZER UM TOUR SEM SAIR DO SOFÁ

Em tempos de coronavírus, é preciso arrumar o que fazer com as crianças em casa, não? Por incrível que pareça, isto é possível. O desafio dos pais é encontrar uma forma de entreter os pequenos. Para quem não sabe, alguns museus ao redor do mundo realizam visitas pela internet, sem precisar sair do sofá para adquirir conhecimento sobre história, arte e ciência de um  jeito simples. 

Para isso, o Google Arts & Culture reuniu uma coleção com 12 museus virtuais que dá para conhecer de graça, sem precisar fazer uma viagem de longas horas  para poder visitar. 

1 – Museu Britânico (British Museum), Londres, Inglaterra

ACESSE AQUI

2 – Museu Guggenheim, Nova York, Estados Unidos

ACESSE AQUI 

3 – Galeria Nacional de Arte, Washington, D.C., Estados Unidos

ACESSE AQUI

4 – Museu Orsay, Paris, França

ACESSE AQUI

5 – Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea, Seul, Coréia do Sul

ACESSE AQUI

6 – Museu Pergamon, Berlim, Alemanha

ACESSE AQUI

7 – Rijksmuseum, Amsterdã, Holanda

ACESSE AQUI

8 – Museu Van Gogh, Amsterdã, Holanda

ACESSE AQUI

9 – Museu J. Paul Getty, Los Angeles, Estados Unidos

ACESSE AQUI

10 – MASP, São Paulo – SP

ACESSE AQUI

11 – Museu Nacional de Antropologia, Cidade do México, México

ACESSE AQUI

 

RENASCER EXTRACURRICULAR

Oferecemos mais do que atividades extracurrículares, praticamos a cultura "Maker", mão na massa ou aprender fazendo.

Aqui nossas crianças são protagonistas do seu aprendizado.

Instagram

 

O ESCUDO PROTETOR CONTRA O REI VÍRUS

Como sorrir em tempos de isolamento social? Um conto para explicar às crianças o que está acontecendo no Brasil.

Baixe o PDF, AQUI!

 

BRINQUE-BOOK CONTA HISTÓRIA

Confira os links:

Leia

https://blog.brinquebook.com.br/categoria/3-livros-para-o-fim-de-semana/

Ler e ouvir

https://www.brinquebook.com.br/ler-e-ouvir

Portal Educador

https://portal.brinquebook.com.br/

Biblioteca Digital

http://portal.brinquebook.com.br/biblioteca/biblioteca-digital-brinquebook/

 

AÇÕES (CIENTÍFICO) CULTURAIS 

VOCÊ CONHECE O PROJETO "UNIVERSIDADE DAS CRIANÇAS" DA UFMG?

Universidade das Crianças UFMG é um projeto de divulgação científica, que trabalha com crianças em oficinas e na produção de curtas de animação, textos ilustrados, áudios e livros. Você vai encontrar no site e no Vimeo do projeto algumas perguntas que as crianças fizeram durante os encontros promovidos pelo grupo – sobre corpo humano, outros animais, plantas, astronomia e outros assuntos.

Destacamos algumas sugestões:

1. SOBRE O ORIGAMI

Tem o texto e o áudio da resposta

O ORIGAMI SÓ FAZ SUCESSO NO BRASIL OU EM OUTROS PAÍSES?

QUEM INVENTOU O ORIGAMI?

2. POR QUE VEMOS COLORIDO?

 

PROJETO CRIANCEIRAS - POESIA MUSICADA

O Projeto Escola Crianceiras oferece aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental a oportunidade de assistir ao espetáculo cênico-musical CRIANCEIRAS.

Com vocação educativa, o Cd Crianceiras foi concebido para tornar-se uma ferramenta pedagógica para os professores aproximarem seus alunos do universo da obra deste importantíssimo escritor brasileiro, através da música.

O projeto possibilita um leque de ações educativas relacionadas às disciplinas de Artes ( ilustrações e pinturas de Martha Barros), Musicalização (Márcio De Camillo), Teatro (Grupo Sobrevento - Teatro de Animação), História ( Biografias dos artistas) Geografia e Meio Ambiente (Região do Pantanal), Literatura e Gramática (a obra poética de Manoel de Barros).

MANOEL DE BARROS

YOUTUBE CRIANCEIRAS  DE MANOEL DE BARROS

MARIO QUINTANA

 

BARBATUQUES - UMA AULA DE PERCUSSÃO CORPORAL

 

 

Utilizar o corpo como instrumento musical é a proposta essencial do grupo BARBATUQUES.

Fundado em 1995, o grupo musical paulistano desenvolveu ao longo de sua trajetória uma abordagem única da música corporal através de suas composições, técnicas, exploração de timbres e procedimentos criativos.

A partir de pesquisas e criações de Fernando Barba e também de seu contato com o musico Stênio Mendes, o Barbatuques deu origem a diferentes técnicas de percussão corporal, percussão vocal, sapateado e improvisação musical, desenvolvidas em suas experiências coletivas e somadas à bagagem individual de seus integrantes.

ASSISTA A PLAYLIST COM VÍDEOS/SHOW

 

PALAVRA CANTADA

 

 

Música, brincadeira e educação andam juntas desde 1994, quando a Palavra Cantada foi fundada pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit. A ideia é criar melodias, letras e arranjos originais, sempre de olho numa poética que respeite a inteligência e a sensibilidade das crianças. Qualidade e sucesso seguem o mesmo compasso. Desde a sua criação, a Palavra Cantada é premiada e elogiada pela crítica, graças a esse trabalho cuidadoso.

ASSISTA OS VIDEOCLIPES DELES NO YOUTUBE

 

AULA DE MUSICALIZAÇÃO ONLINE

São 16 aulas do projeto Musicalizando do professor e psicólogo Samuca.

Você pode BAIXAR O LIVRO E O CD DO MUSICALIZANDO GRATUITAMENTE EM:
http://samucaluna.com.br/downloads

ACESSE AS AULAS VIRTUAIS DE MUSICALIZAÇÃO no Youtube

 

MUSEU PARANAENSE

Museu disponibiliza jogo da memória com palavras indígenas

O Museu Paranaense (Mupa) disponibilizou um jogo da memória para download com palavras indígenas para que toda a família possa aprender brincando neste período em que o museu está fechado para visitação.

Palavras como abacaxi, capivara, jiboia e arara têm origem indígena e estão presentes no jogo. Quem quiser baixar o arquivo e imprimir em casa pode encontrá-lo no site www.museuparanense.pr.gov.br ou nas redes sociais do museu no @museuparanaense no Facebook e Instagram.

O Museu Paranaense está preparando novos materiais para disponibilizar de forma online para o público durante este período de distanciamento social, em que muitas pessoas estão em casa. O conteúdo será disponibilizado em breve no site e redes sociais.

BAIXE O PDF, AQUI.

 

O DIÁRIO DE ANNE FRANK

Um dos livros mais lidos do mundo agora chega ao Brasil em sua primeira edição oficial em quadrinhos, autorizada pela Anne Frank Fonds Basel. O diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez em 1947 e faz parte do cânone literário do Holocausto. E agora, pela primeira vez, vem à luz esta edição em quadrinhos. O roteirista e diretor cinematográfico Ari Folman e o ilustrador David Polonsky demonstram com essa adaptação a dimensão e a genialidade literárias da jovem autora. Eles tornam visual o contemporâneo documento histórico de Anne Frank e traduzem o contexto da época no qual foi escrito. Baseada na edição definitiva do diário, autorizada por Otto Frank, pai de Anne – um dos livros mais vendidos do mundo, publicado no Brasil pela Editora Record –, esta versão em quadrinhos torna tangível o destino dos oito habitantes do Anexo durante seus dias no esconderijo.

Baixe o arquivo em PDF, AQUI.

 

MISTERO BUFFO da LaMínima Circo e Teatro

 

O LaMínima vai começar uma série de publicações dos nossos espetáculos no canal do Youtube.

Nas próximas semanas, eles irão postar os vídeos na íntegra de espetáculos do seu repertório que não são mais apresentados. É uma maneira de novos públicos conhecerem mais a história do Grupo e, para um país em quarentena.

A primeira publicação é do espetáculo de MISTERO BUFFO, de 2012.

Aproveitem!!

 

ESPETÁCULOS DE DANÇA DO GRUPO CORPO

 

O Grupo Corpo, uma das mais importantes companhias de dança contemporânea do Brasil e que completa 45 anos em 2020, divulgou que vai compartilhar vídeos de espetáculos de seu repertório a cada semana, como campanha pela quarentena, por causa do novo coronavírus.

Nesta semana de estreia, estão disponíveis na página do grupo a íntegra dos espetáculos "Lecuona" e "21".

Para assistir gratuitamente, basta acessar o link vimeo.com/grupocorpo e entrar como se fosse alugar.

Em seguida, digite o código promocional: grupocorpo45anos.

Os vídeos de "Lecuona" e "21" ficam abertos até o domingo (29/03), quando novos materiais serão liberados.

Conheça mais no SITE DO GRUPO

 

SESSÃO VINTAGE DE CARTOONS INFANTIS

Os desenhos animados são o fascínio das crianças e até mesmo dos adultos. O desenho animado ou a animação é o processo pelo qual os desenhos ‘manuais’ ganham vida, ou seja, ganham movimentos e assim pode formar histórias animadas. Grandes desenhistas utilizaram este processo para dar ‘vida’ aos seus desenhos até então nascidos apenas numa simples folha de papel. E, para você se divertir, em família, damos algumas sugestões:

TOM & JERRY

https://www.youtube.com/watch?v=FnMrcRi2pms&list=PLC043CAD137B968D9&index=6&t=0s

LOONEY TUNES

https://www.youtube.com/watch?v=6kBaPF8wkGA&list=PLC043CAD137B968D9&index=76&t=0s

SPACE GHOST

https://www.youtube.com/watch?v=H7Tz9ULH33g&list=PLC043CAD137B968D9&index=89&t=0s

PICA-PAU

https://www.youtube.com/watch?v=TFcTQFRKG54&list=PLC043CAD137B968D9&index=105&t=0s

ASTERIX E OBELIX

https://www.youtube.com/watch?v=DdJBPLNYLyI&list=PLC043CAD137B968D9&index=156

https://www.youtube.com/watch?v=nnMg9u_6mOA

HE-MAN & SHE-RA

https://www.youtube.com/watch?v=MqVNl4Cw4P0&list=PLC043CAD137B968D9&index=213&t=0s

O PRÍNCIPE E O MENDIGO - FÁBULA DISNEY

https://www.youtube.com/watch?v=wdALM6_OFuY&list=PLC043CAD137B968D9&index=188

DUMBO - 1941

https://www.youtube.com/watch?v=OIolNwZMtik&list=PLC043CAD137B968D9&index=185&t=0s

BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES - 1937

https://www.youtube.com/watch?v=-sxbZ70VRsg&list=PLC043CAD137B968D9&index=156&t=0s

ALICE NO PAÍS DA MARAVILHAS - 1951

https://www.youtube.com/watch?v=yqZTpI2xR-c

CINDERELA 1, 2 e 3

https://www.youtube.com/watch?v=oIaqF_ISvQw

https://www.youtube.com/watch?v=t5EI5gALv8Q

https://www.youtube.com/watch?v=-zBDMytrmmI

BOOMERANG

https://www.boomerang.com.br/

Além de desenhos animados, nossos pequenos podem se divertir com muitas opções em games:

CARTOON NETWORK

https://www.cartoonnetwork.com.br/jogos

 

VISITE ALGUMAS ATRAÇÕES TURÍSTICAS VIRTUALMENTE

O site Catraca Livre organizou uma lista de 15 locais que podemos visitar virtualmente neste período. Seja para planejar uma viagem, seja para conhecer.

Crédito: Vladislav Zolotov/iStockEntre as atrações turísticas que podem ser visitadas virtualmente está o Palácio de Versalhes, construído em 1660 para ser a casa do Rei Luís XIV

Todos elas estão disponíveis no Google Street View.

Na lista estão o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o sítio arqueológico de Machu Picchu, no Peru, o Coliseu, em Roma, as pirâmides do Egito e o Taj Mahal, na Índia.

Confira abaixo:

1 – Cristo Redentor (Rio de Janeiro)

2 – Machu Picchu (Peru)

3 – Ilhas Galápagos (Equador)

4 – Pirâmides de Gizé (Egito)

5 – Taj Mahal (Índia)

6 – Coliseu (Roma)

7 – Monte Evereste (Nepal)

8 – Stonehenge (Inglaterra)

9 – Grande Barreira de Corais (Austrália)

10 – Castelo do Conde Drácula (Romênia)

11 – Palácio Nacional de Pena (Portugal)

12 – Grand Canyon (EUA)

13 – Templo de Bayon (Camboja)

14 – Grande Canal de Veneza (Itália)

15 – Palácio de Versalhes (França)

 

TEATRO MUSICAL ONLINE?

Confere as dicas que o site NotaTerapia deu de Teatros Musicais que estão disponíveis online.

Destacamos aqui alguns dos musicais:

HAIR

A NOVIÇA REBELDE

O FANTASMA DA ÓPERA

 

 VISITA VIRTUAL A MAIS 500 MUSEUS E GALERIAS DO MUNDO

Dica do: EXPRESSO ILHAS

A Google Arts&Culture fez  uma parceria com mais de 500 museus e galerias de todo o mundo. Quem estiver de quarentena, pode visitar as melhores colecções de arte de forma gratuita. O museu Van Gogh, em Amesterdão, a Galeria Nacional de Arte, em Londres, o Museu Calouste Gulbenkian e o Museu Colecção Berardo são alguns dos museus que pode ver, sem sair de casa.

Alguns disponibilizam “vista de rua”, que permite ao utilizador passear pelo museu da mesma forma que passeia pelas ruas do Google Maps. 

ACESSE AQUI

 

MÚSICA: DOCUMENTÁRIOS E FILMES 

MÚSICA É UMA RELIGIÃO

Documentário sobre o processo de criação de um álbum musical (O Amor é uma Religião, de Paulo Carvalho), dirigido pelo diretor Marcelo Tavares, selecionado pelo edital do MIS em 2015.

MÚSICA AO LADO– documentário (2016)

"Música ao Lado" (Karina Fogaça e Marcel Fracassi, 2016, 50 min, livre)

O documentário aborda o contexto da música autoral brasileira por meio da análise de pequenas casas de shows paulistanas, dos seus desafios e da sua contribuição para a cadeia produtiva. Com a crise do mercado fonográfico, os shows passaram a ter cada vez mais importância na divulgação de artistas independentes. Apesar das dificuldades de sustentabilidade financeira das pequenas casas, elas exercem papel fundamental na manutenção dessa cena, no fomento de novas linguagens e na ocupação da cidade.

TERRITÓRIO COLETIVO (2017)

Filmado entre 2016 e 2017, o documentário mergulha no universo de coletivos teatrais localizados na periferia da Grande São Paulo, apresentando depoimentos de responsáveis e artistas integrantes de três grupos: Estopô Balaio, As Capulanas e Pombas Urbanas. Situados em diferentes pontos da região metropolitana – nos bairros Jardim Romano e Cidade Tiradentes, na Zona Leste, e Jardim São João, na Zona Sul –, os coletivos possuem dinâmicas próprias e processos artísticos que abordam as peculiaridades e os problemas de cada uma dessas comunidades, assim como formas de sustentabilidade.

 

QUE TAL CONHECER MAIS CARTOLA?

Cartola. Por toda minha vida, programa da Rede Globo, apresentado por Fernanda Lima contando a sofrida vida do mestre Angenor de Oliveira. Nele, podemos imaginar os momentos mais importantes da vida do cantor, começando por seu nascimento em uma família de razoável poder aquisitivo até a crise econômica pela qual passou, obrigando-o a se mudar para a Mangueira.

"Minha vida foi como em um filme de mocinho. Só venci no final. - Cartola"

 

BALÉ TEATRO GUAÍRA – O LAGO DOS CISNES

Direção artística: Pedro Pires Concepção, coreografia e direção: Luiz Fernando Bongiovanni Direção de cena: Edson Bueno Música: Tchaikovsky Iluminação: Victor Sabbag Direção de arte (figurino e cenário): William Pereira Elenco: Balé Teatro Guaíra Vídeo: Cayo Viera e Livea Castro Versão original do BTG: 2018, sob a direção de Cíntia Napoli

Assista ao espetáculo, no Youtube,  AQUI!

Ou se preferir no Instagram, AQUI.

 

AULA DE INTRODUÇÃO AO HQ COM FULVIO PACHECO

Pra quem gosta de desenho mas não é matriculado nos cursos da Gibiteca de Curitiba pode assistir ao vídeo de Introdução à HQ, do quadrinista e coordenador  da Gibiteca, Fúlvio Pacheco. 

ACESSE A VÍDEO AULA AQUI

 

DOCUMENTÁRIO "SONS COMO BEIJOS DE COR"

A Bienal de Curitiba disponibiliza pela primeira vez na íntegra o documentário produzido durante a performance sonora “City In Concert”, dos artistas sonors espanhois Llorenç Barber e Montserrat Palacios, expoentes da música experimental e plurifocal na Europa. A performance ocorreu no dia 21 de setembro de 2019 em Curitiba especialmente para a 14ª edição da Bienal e agora pode ser assistida online e gratuitamente.

Com apoio de voluntários, os artistas dirigiram e executaram conjuntamente um concerto de sinos nos campanários de quatro igrejas da região central da cidade.  No documentário “Sons Como Beijos de Cor” você confere todas as etapas de preparação, produção e execução do concerto, além de entrevistas exclusivas com os artistas – dois grandes expoentes da música experimental na Europa.

“City In Concert” já aconteceu em mais de 30 países de três continentes, contando com a participação de 1.700 músicos que ocuparam terraços, campanários e diversos outros espaços urbanos trabalhando com a concepção estética que Llorenç Barber chama de “música plurifocal”.

Mais informações

ACESSE AQUI O DOCUMENTÁRIO

 

ÓPERA DO MALANDRO - Chico Buarque

Por Chico Buarque.com.br

 

"O texto da Ópera do malandro é baseado na Ópera dos mendigos (1728), de John Gay, e na Ópera de três vinténs (1928), de Bertolt Brecht e Kurt Weill. O trabalho partiu de uma análise dessas duas peças conduzida por Luís Antônio Martinez Corrêa e que contou com a colaboração de Maurício Sette, Marieta Severo, Rita Murtinho e Carlos Gregório.
A equipe também cooperou na realização do texto final através de leituras, críticas e sugestões. Nessa etapa do trabalho, muito nos valeram os filmes Ópera de três vinténs, de Pabst, e Getúlio Vargas, de Ana Carolina, os estudos de Bernard Dort O teatro e sua realidade, as memórias de Madame Satã, bem como a amizade e o testemunho de Grande Otelo. Contamos ainda com o prof. Manuel Maurício de Albuquerque para uma melhor percepção dos diferentes momentos históricos em que se passam as três óperas.
O professor Luiz Werneck Vianna contribuiu posteriormente com observações muito esclarecedoras. E Maurício Arraes juntou-se ao nosso grupo, já na fase de transposição do texto para o palco.
Agradecemos ao dr. João Carlos Muller pelo empenho com que lutou, junto à Censura Federal, pela liberação da peça (com cortes). No mesmo sentido somos gratos aos srs. Luís Macedo e Humberto Barreto. Finalmente, cabe um abraço ao elenco da Ópera do malandro que compreendeu o nosso processo de criação e a ele se incorporou.
Está peça é dedicada à lembrança de Paulo Pontes."

Chico Buarque Rio de Janeiro, junho de 1978.

Leia a ópera, na íntegra, AQUI.

 

ARTISTAS FAZEM SHOWS PELAS REDES SOCIAIS E INCENTIVAM A FICAR EM CASA

#EuFicoEmCasa, artistas brasileiros então se apresentando pelas redes sociais e incentivando as pessoas a estarem de quarentena. Lá fora, tem até festivais online rolando.

Chris Martin deu aos fãs de Coldplay uma alegria em tempos de coronavírus.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=358&v=YMBK9OfsKO4&feature=emb_title

Alejandro Sanz e Juanes se apresentaram em um espaço fechado, sem público, com transmissão ao vivo via internet.

https://www.youtube.com/watch?v=LlWWT-eKOwU&feature=emb_title

 

16 SITES PARA BAIXAR LIVROS GRATUITAMENTE

Páginas oferecem títulos para leitura em diferentes plataformas de graça

Para ampliar a sua experiência de leitura, o Catraca Livre fez uma lista com 15 sites nacionais e internacionais em que é possível baixar  livros e ler online de maneira legal, sem complicações e, o melhor, de graça.

Ler para aprender, ler para expandir a mente, ler para estimular a memória.  Não importa o porquê você dedica tempo para essa atividade, o que vale é aproveitar todos os seus benefícios, seja no papel ou nos modernos leitores digitais.

Confira as opções de leitura gratuita.

1. Universia – Reúne mais de 1.000 arquivos, incluindo biografias de cineastas, textos científicos sobre comunicação e clássicos da literatura universal.

2. Open Library – Projeto que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo, já tem 1 milhão de títulos disponíveis para download. Podem ser encontrados livros em cerca idiomas.

3. Brasiliana – O site da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza cerca de 3000 mil livros para download de forma legal. Há livros raros e documentos históricos, manuscritos e imagens.

4. Blog Midia8 – Página reúne mais de 200 links de livros sobre comunicação em português, inglês e espanhol para ler online e fazer download.

5. Casa de José de Alencar – A Biblioteca Virtual do site do pai do romance brasileiro disponibiliza para download gratuito 14 de suas obras, incluindo romances e peças de teatro.

6. Read Print – Essa espécie de livraria virtual oferece mais de 8 mil títulos em inglês para estudantes, professores e entusiastas de clássicos.

7. Biblioteca Digital de Obras Raras – O site idealizado pela Universidade de São Paulo (USP) é direcionado a pesquisadores. Oferece mais de 30 obras completas em diferentes idiomas.

8. Portal Domínio Público – Biblioteca virtual criada para divulgar clássicos da literatura mundial, oferece download gratuito de mais de 350 obras. É possível baixar 21 livros de Fernando Pessoa.

9. Amazon – A gigante americana que conta com preços agressivos, disponibiliza milhares de eBooks gratuitos.

10. Biblioteca Nacional de Portugal – Entre os destaques do portal está um site dedicado ao escritor José Saramago. Nele estão disponíveis manuscritos do autor.

11. Machado de Assis – Criado pelo MEC, o site disponibiliza a obra completa do escritor – em pdf ou html – para leitura online. Estão lá crônicas, romances, contos, poesias, peças de teatro, críticas e traduções.

12. Biblioteca Mundial Digital – Oferece milhares de documentos históricos de diferentes partes do mundo. Multilingue, o material está disponível para leitura online.

13. Dear Reader – Esse é um clube virtual que envia por e-mail trechos de livros. Após o cadastro, o usuário passa a receber  diariamente um trecho, cerca de dois a três capítulos de livros.

14. eBooks Brasil – Oferece livros eletrônicos gratuitamente em diversos formatos.

15. Projeto Gutenberg – Tem mais de 100 mil livros digitais que podem ser baixados e lidos em diferentes plataformas eletrônicas.

 16.  Unesp Aberta – Criado pela reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita”, o site disponibiliza material pedagógico gratuitamente. Desenvolvidos para os cursos da universidade, o material está aberto s para consulta em diversos formatos.

 

PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DÃO SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA ALUNOS EM CASA

Crianças e adultos podem usar os vídeos para se exercitar sem sair do isolamento social

Crédito: IStock/hobo_018Professores enviam sugestões de atividades e exercícios

Os exercícios ajudam a liberar o estresse, aumentam a disposição, fortalecem o sistema imunológico e combate o sedentarismo em um momento em que práticas esportivas e academias não são recomendadas pelas autoridades de saúde.

Quem é professor da rede municipal de ensino pode participar mandando seu vídeo para o WhatsApp (21) 99668-4109 ou para o e-mail: contato@impulsiona.org.br. Lembre-se de informar seu nome completo, cidade e estado.

Confira aqui alguns vídeos enviados por educadores físicos do Brasil inteiro e saia do sofá também!

 

CURSO DE ITALIANO GRATUITO DA USP

NÃO É NECESSÁRIO NENHUM CÓDIGO OU SENHA PARA ACESSAR O MATERIAL

Dire, fare, partire!é uma produção do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas e da Área Didática em Língua e Literatura Italiana da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação / Diretoria de Mídias Digitais da Universidade de São Paulo, sob a coordenação didática da Profa. Dra. Paola Baccin.

Não se trata de um curso à distância, por isso não há inscrição, nem tutores, nem avaliação, nem certificados, basta acessar o material relativo a cada aula. 

 

UNIEDUCAR OFERECE CURSOS ONLINE GRATUITOS, DE 4 HORAS

Para você passar esse tempo de isolamento de maneira mais produtiva!

A gente sabe que não é um período fácil. Para você passar esse tempo de isolamento de maneira mais produtiva, separamos quatro cursos online gratuitos, com certificação.

A Criatividade e sua Importância na Educação Infantil

https://unieducar.org.br/catalogo/curso-gratis/a-criatividade-e-sua-importancia-na-educacao-infantil-gratuito

A Criatividade, a Imaginação e a Fantasia da Criança

https://unieducar.org.br/catalogo/curso-gratis/a-criatividade-a-imaginacao-e-a-fantasia-da-crianca-gratuito

A Dança e a Música na Educação Infantil

https://unieducar.org.br/catalogo/curso-gratis/a-danca-e-a-musica-na-educacao-infantil-gratuito

 Estrutura da Narrativa – Romance, Conto e Novela, Crônica e Ensaio

https://unieducar.org.br/catalogo/curso-gratis/a-estrutura-da-narrativa-romance-conto-e-novela-cronica-e-ensaio-gratuito

 

BRINCADEIRAS EDUCATIVAS PARA CUIDADORES E PAIS

 

https://www.eduk.com.br/cursos/8-variedades/2679-brincadeiras-educativas-para-cuidadores-e-pais

 

EDUCANDO PELA BRINCADEIRA

https://educandopelabrincadeira.com/

 

AS FERRAMENTAS EVOLUEM, O TALENTO CRESCE

Você está a apenas alguns cliques para entrar no universo da Adobe Educa, a plataforma gratuita para professores com a qual você pode melhorar suas habilidades para aplicar na sala de aula.

IMPORTANTE: Para usar o Adobe Educa, você deve preencher obrigatoriamente o formulário de registro. caso você não a complete, sua conta será excluída
 

O que é Adobe Educa?

É a plataforma de educação gratuita para todos os professores da Brasil. Aqui você encontra cursos com especialistas em todos os programas da Adobe Creative Cloud: Design, Ilustração, Animação, Produção de vídeo, Editoração, Desenvolvimento de aplicativos e websites

CADASTRO

Além disso, os cursos foram criados para que você possa ser aprovado no exame de certificação ACA da Adobe.

Como fazer parte da Adobe Educa?

1. Você deve ser um professor em atividade do ensino fundamental, ensino médio, pré vestibular ou universitário.

2. Cadastrar seu e-mail institucional. Esta etapa é obrigatória. Você não deve criar seu nome de usuário por conta própria.

3. Você receberá um e-mail de confirmação depois que seus dados foram confirmados. (Isso pode levar 48 horas).

4. Os cursos não têm nenhum custo para aqueles com o cadastro aprovado na Adobe Educa.

Confira os cursos ofertados.

 

BRINCANDO E CONTANDO

Projeto Contadores de histórias

A escola tem uma papel fundamental na formação de leitores. Não somente formar o leitor capaz de decifrar os códigos do sistema de escrita ,mas sobretudo formar um leitor que possa interpretar, que leia nas entrelinhas, que seja capaz de construir sentidos sobre o texto, ou seja, formar um leitor proficiente. A leitura como argumento da escrita sempre esteve presente nas salas de aula. Responder fichas de leitura, realizar provas e testes sobre os livros lidos, ou usar da literatura fragmentada como pretexto para o ensino da gramática, sempre estiveram muito presente nas práticas pedagógicas. Tais formas de ensino podem tentar promover um ensino contextualizado, auxiliando na interpretação explícita do texto. Porém, dificilmente podem promover o gosto pela leitura, uma vez  que a torna obrigatória, sem levar em consideração  a satisfação e o deleite do leitor. É o ler por prazer, que fará do aluno um leitor que possa fazer uso da literatura como forma de ampliar sua leitura de mundo, o reconhecimento de si mesmo e do outro. A oralidade dos alunos também precisa ser estimulada, para que os tornem mais confiantes no momento de expor suas ideias. Então, unindo literatura com oralidade temos como resultado bons contadores de histórias. E é dessa maneira que o nosso Projeto Contadores de Histórias funciona, com o objetivo de estimular a leitura deixando que o aluno a possa realizar de forma mais desprovida e possa levar seus conhecimentos através do contar. Incentivar a leitura simplesmente pelo prazer.

Acesse os livros,  AQUI.

 

20 FILMES INFANTIS PARA ASSISTIR EM FAMÍLIA

Assistir filme é sempre uma boa pedida e, quando a sessão cinema é em família, tudo se torna ainda mais gostoso. Além de ser um programa super divertido, as histórias podem trazer muita inspiração e aprendizado! Preparamos uma lista de filmes infantis, que vai dos mais antigos aos atuais, e que, com certeza, irá agradar a família toda. Está esperando o quê para preparar a pipoca e começar a diversão?

1. Divertida Mente (2015)

2. Um Faz de Conta Que Acontece (2008)

3. Meu Malvado Favorito 3 (2017)

4. Os Incríveis (2004) 

5. Shrek (2001)

6. Detona Ralph (2013)

7. O Pequeno Príncipe (2015)

8. Matilda (1996)

9. A Era do Gelo (2002)

10. Valente (2012)

11. Lilo & Stitch (2002)

12. Vida de Inseto (1998)

13. Como Treinar o Seu Dragão (2010)

14. O Pequeno Stuart Little (1999)

16. Up: Altas Aventuras (2009)

17. A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

18. Toy Story (1995)

19. Moana – Um Mar de Aventuras (2017)

20. Monstros S.A. (2001)

Filmes disponíveis aqui, conforme seleção da programação semanal.

 

4 EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS PARA FAZER COM OS PEQUENOS

Os experimentos científicos são ótimas maneiras de incentivar o aprendizado dos pequenos, além de despertar a curiosidade e o interesse por ciências. Tudo com muita diversão e ludicidade! Além, é claro, de proporcionar deliciosos momentos em família e com os amigos. Pensando nisso, nós trouxemos 4 experimentos científicos para fazer com os pequenos em casa, confira:

1. Pé de feijão

Este já é um clássico que muitos de nós, inclusive, já fizemos em nossos tempos de escola! Observar a germinação da vida é um aprendizado importante e pode despertar o interesse e curiosidade pelas plantas!

Você vai precisar de:

– Pote de vidro (assim é possível ver o processo de germinação completo)

– Um grão de feijão

– Algodão

Modo de fazer:

Umedeça o algodão com a água, encha o vidro com o algodão úmido. Encaixe o feijão no algodão na lateral do vidro. Aí é só cuidar da sementinha! Cuidado para não deixar o algodão ficar seco, colocando água aos pouquinhos, uma vez ao dia ou quando necessário. Em cerca de 3 dias, a raiz começa a aparecer no feijão. Quando o feijão crescer mais de 20cm, transfira ele para um pote com terra!

2. Areia movediça

Este é um experimento muito simples, que instiga a curiosidade dos pequenos e proporciona uma experiência sensorial diferente.Quando colocamos os dedos (ou qualquer objeto) devagar no líquido, eles afundam. Mas, se batemos os dedos bem rápido na superfície, ela fica dura, como o chão.

Você vai precisar de:

– Amido de milho

– Água

– Corante (opcional)

– Um recipiente, que pode ser desde um copo até uma bacia

Modo de fazer:

Coloque os ingredientes na proporção de 2 copos de água para 1 de amido de milho. Se preferir, adicione algumas gotas de corante para deixar o líquido colorido, lúdico e divertido!

Super Hands:

Você já conhece o SuperHands? Conteúdo original de PlayKids, as simpáticas mãos apresentam brinquedos e atividades que são feitas a partir de materiais recicláveis. Trouxemos aqui duas dicas de Superhands – Ciência com experimentos super legais para os pequenos:

3. Super Hands: Vulcão em Erupção

4. Super Hands: Ilusão de Ótica

 

PEÇAS DE TEATRO MUSICAL PARA ASSISTIR ONLINE

A arte dos musicais é fascinante: cantar, dançar e atuar em obras grandiosíssimas, com grandes coreografias, trocas de figurinos, com cenários riquíssimos. Enfim, mostrar tudo aquilo que podemos fazer ainda na arte teatral. A maioria dos musicais são grande sucesso de público e ficam por muitos anos em cartaz, tendo se criado até espetáculos que ficam por décadas criando uma tradição nos Estados Unidos. São os famosos musicais da Broadway. Aqui no Brasil, aos poucos, vamos criando também nossa tradição de musicais: desde de adaptação de musicais famosos até a criação dos nossos. Leonardo Torres, no site Teatro em Cena listou 20 peças de Teatro Musical para assistir online. Confira:

THE BOOK OF MORMON - 1º Ato e 2º Ato

VINGANÇA – O MUSICAL

GYPSY

O DESPERTAR DA PRIMAVERA

ÓPERA DO MALANDRO

AVENIDA Q

BEATLES NUM CÉU DE DIAMANTES

O MUSICAL

FLORIBELLA – O ESPETÁCULO MUSICAL