
O milagre no cinema se apresenta como um problema de representação. Essa premissa ensejou o recorte deste livro. Para cada milagre selecionado (Anunciação, Cura do cego, Ressurreição), foi eleito um dilema correspondente: 1. Como retrabalhar no cinema os motivos plásticos da iconografia cristã? 2. Como figurar o rosto de Cristo, sob o risco de provocar a idolatria? 3. Quais as estratégias adotadas para o problema da descrença na representação? As análises fílmicas mostram um amplo repertório de caminhos para essas perguntas.
SOBRE O AUTOR
Pedro Faissol é pesquisador e professor de Cinema. Doutor e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Bacharel em Comunicação Social (Cinema) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná (PPG-CINEAV/Unespar).
CONTEMPLADOS(AS):
Celia Regina Neres Marques – CMEI Bairro Alto Tarumã – NREBV
Janaina Rocha dos Santos Laforce – E.M. Dom Manuel – NREMZ
Nilva de Santana Ramos da Rosa – CMEI Pantanal – NREBQ
Sonia Joselia Picussa – CMAEE Francisco Antônio Marçallo – NREBQ
Tânia Aparecida Camargo de Almeida – E.M. Professor Osvaldo Arns – NRETQ
Wagner Rodrigues Batista – E.M. Margarida Orso Dallagassa – NTRTQ