
Em seu primeiro álbum solo, o violinista Francisco Luz se debruça sobre a música do compositor brasileiro Francisco Mignone (1897 - 1986). Trata-se do primeiro registro integral das obras originais para o violão do compositor, que inclui músicas inéditas e/ou ainda pouco divulgadas.
Francisco Mignone teve no poeta, escritor e musicólogo Mário de Andrade, um dos fundadores do movimento modernistas brasileiro, seu principal mentor estético. Mesmo não sendo um violinista, Mignone deixou obras fundamentais para o instrumento, incluindo adaptações e versões para o instrumento, a partir de inúmeras de suas composições escritas originalmente para outros instrumentos e formações.
São da década de 1950 as primeiras quatro obras. Já de 1970, os dois grandes ciclos: os 12 Estudos, que envolvem técnica transcendental com ritmos brasileiros e música popular urbana e regional; e as 12 Valsas Brasileiras em Forma de Estudos, todas em tonalidades menores, de sonoridade mais escura e de caráter noturno, com melodias que remetem às serenatas. Seu ciclo de obras originais para o instrumento se encerra com Batuque em 1980, quando o compositor homenageia o piano erudito-popular de Ernesto Nazareth.
CONTEMPLADOS(AS):
Adriana de Cassia Benossi – E.M. Ditmar Brepohl – NRE CIC
Antonio Cesar Pedroso – Comunidade
Elisangela de Macedo Balbino – E.M. Paulo Freire – NRE BN
Lucimara Aparecida Muratori – CMEI Érico Veríssimo – NRE BQ
Tania Eni Rothe – E.M. Duílio Calderari – NRE BV
Viviane Aparecida Assunção Siquinele – CMAEE Dr. Francisco Antonio Marçallo – NRE BQ