Escola Municipal Cerro Azul, Escola Municipal

logo escola

5º ANO - OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

"A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania."

Os estudantes dos 5º anos A e B participaram da 6ª edição da OLP inscritos pelas Professoras Tânia (5º ano A) e Sheron (5º ano B) na categoria POEMA. Este gênero proposto foi trabalhado em sala de aula através de diversas propostas chegando até a produção final (individual) com o tema "O lugar onde vivo".  

Na 1ª etapa da OLP as produções de todos os estudantes são apreciadas pela Comissão Julgadora Escolar, formada por diferentes profissionais da própria unidade escolar. Essa comissão local é responsável em selecionar um trabalho representante da escola a ser enviado para a Comissão Julgadora Municipal por meio do Portal Escrevendo o Futuro.

"As produções selecionadas pelo município serão submetidas à etapa estadual, na qual são selecionados os semifinalistas, que participam da etapa regional; depois são indicados os finalistas; e, finalmente, na etapa nacional são anunciados os vencedores. Os 569 semifinalistas selecionados pelas Comissões Julgadoras Estaduais, acompanhados de seus professores, deverão participar do Encontro Regional. Os semifinalistas se reunirão em uma capital brasileira, de acordo com a categoria. A participação nas etapas regional e nacional, incluindo transporte, hospedagem e alimentação é totalmente gratuita. Essas despesas são de responsabilidade dos organizadores da Olimpíada."  

NOSSOS ESTUDANTES PRODUZIRAM POEMAS MUITO CRIATIVOS, MANIFESTANDO ATRAVÉS DE SUAS LINHAS MUITA SENSIBILIDADE, SENTIMENTOS E EMOÇÕES. 

PARABÉNS AS PROFESSORAS E A CADA ESTUDANTE PELO LINDO TRABALHO!

UM PARABÉNS ESPECIAL ÀS ESTUDANTES: JULIA KUMM LEMES DA SILVA (1º lugar - 5º ANO A) E LAÍS FERNANDES COELHO (1º lugar - 5º ANO B)!  

1º LUGAR GERAL:

Professor(a): SHERON CAROLINE GARIBA TRINDADE 
Aluno(a): Laís Fernandes Coelho 
Serie: 5º ano do Ensino Fundamental 
Título: Curitiba cidade linda! 

"Curitiba Curitiba!

Sua história é

muito linda!

Terra que abraça gente do

mundo todo, foi construída

com o trabalho e a luta do povo.

Não importa de onde venha,

as Araucárias recebem os que

aqui chegam.

Seu clima as vezes é quente,

frio, várias estações em um dia,

já ouviu?

Parques, praças, estações tubo,

da torre das Mercês da para ver

quase tudo.

Terra do leite quente

aquece o coração da gente."

2º LUGAR GERAL: 

Professor(a): TÂNIA MARA PERCEGONA 
Aluno(a): Julia Kumm Lemes da Silva 
Serie: 5º ano do Ensino Fundamental 
Título: Curitiba cidade linda! 
 

"Em Curitiba faz frio,

No Ceará faz calor,

Curitiba é muito linda,

Curitiba é um amor!

A Gralha-Azul é um animal,

O animal principal,

Ela é muito bonita,

E muito legal.

No calçadão da XV você anda

até cansar,

Se você vir para Curitiba,

Você vai se apaixonar.

No Jardim Botânico tem muitas flores.

Se for visitar,

Vai se emocionar horrores.

Curitiba tem paisagens lindas.

E todas são supimpas."