2º Desafio Gincana Virtual

      Não é mais novidade que o óleo de cozinha é um terrível fator contaminante para a água e o solo. Jogar o óleo na pia, em terrenos baldios ou no lixo polui a água e o solo, além de ser um crime ambiental. Precisamos compreender que um único litro de óleo polui milhares de litros de água. Muitas pessoas querem realizar a reciclagem ou o descarte consciente de seu óleo de cozinha usado, mas não sabem onde e como entregar esse material. O projeto “Lugar de cozinha usado é no Papa óleo” visa conscientizar as crianças e seus pais da importância de reciclar o óleo de cozinha, evitando o descarte na rede de esgoto, nos terrenos baldios ou mesmo no lixo doméstico, que polui água e solo.

      A ideia é ampliar a consciência ambiental dos Curitibinhas e ajudar a preservar os recursos por meio da coleta seletiva e reciclagem. O que se deve fazer é juntar os restos de óleo em uma garrafa PET e levar até uma escola da Rede Municipal de Curitiba que será um ponto de coleta para reciclagem. Com essa atitude responsável, pais e estudantes também ajudam a preservar o meio ambiente.

      Afinal estimulando as crianças, ainda quando estão pequenas, conseguimos promover cidadãos mais conscientes, comprometidos com as questões ambientais e sociais, sendo exemplos para a própria família e visando uma geração futura mais consciente. A equipe desenvolveu alguns desenhos e escolheu dois modelos para transformar em protótipos, modelos de “stand” para recolhimento do óleo de cozinha usado: o “Papa óleo” e a “Oleozilda” que servirão como pontos de coleta de óleo de cozinha usado nas escolas, e o outro protótipo é o carro que realiza o recolhimento desse óleo nas escolas e pode levar o mesmo para alguma cooperativa parceira da prefeitura no recolhimento do óleo e preservação do meio ambiente.

00344028.jpg
.
1/4


Materiais