Escola Municipal Cerro Azul, Escola Municipal

logo escola

2º ANO A - AULA DE CAMPO NO MUSEU DA VIDA!

No dia 26/04 os estudantes da turma do 2º ano A da Escola Municipal Cerro Azul  participaram de uma aula de campo no Museu da Vida, promovida pelo Projeto Linhas do Conhecimento.

Em sala de aula, antes da aula de campo, os estudantes estudaram sobre a infância das pessoas, delas e de outras crianças, bem como sobre o passado delas e de outras crianças, com grande enfoque para as brincadeiras antigas e atuais. Em uma das atividades propostas na escola, as crianças vivenciaram momentos de brincadeiras antigas de rua, com bolinhas de gude, pião, amarelinha, perna-de-pau, bambolê, corda, jogos de tabuleiro, entre outras.

No dia da aula de campo os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais alguns espaços do município de Curitiba e aprofundar conhecimentos culturais. Desde a saída da escola a professora Teodósia instruiu os alunos para que observassem toda a paisagem do percurso.

Chegando ao Museu da Vida os estudantes e professoras acompanhantes foram muito bem recepcionados pelas monitoras do local. A turma conheceu um pouco mais sobre o trabalho e a história da Pastoral da Criança, visitou as exposições da Galeria da vida, Memorial Dra. Zilda Arns e 1000 dias. Nesta última foram orientados sobre como os cuidados nos primeiros 1000 dias de vida ajudam a prevenir várias doenças na vida adulta, aprenderam também sobre alimentação saudável e se divertiram com as interações possíveis na exposição (vestir uma barriga de grávida, passar por dentro de um útero, acompanhar o nascimento e a primeira amamentação de um bebê, entre outras).

Em seguida os alunos puderam se divertir no Cantinho do brincar e na Rua do brincar, complementando o trabalho desenvolvido na escola sobre as brincadeiras antigas e atuais.

Segundo relato da Professora Teodósia as crianças adoraram participar desse dia de aula tão interativo! Percebeu-se que o tempo foi curto para um momento tão importante e muitas vezes único na vida dessas crianças! Ficou um gostinho de quero mais!