18/05 (18h30) - Orquestra de Câmara da cidade de Curitiba

A Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba foi fundada, em 1974, como um dos grupos integrantes da Camerata Antiqua de Curitiba, um projeto pioneiro do maestro Roberto de Regina e da cravista Ingrid Seraphim, para interpretar a música dos séculos XVII e XVIII. Ao longo destes 37 anos de existência, a OCCC esteve sob a direção de importantes regentes convidados, acompanhou renomados solistas brasileiros e estrangeiros e obteve enorme reconhecimento nacional. Alguns anos após sua criação, motivada pelo grande crescimento técnico dos seus instrumentistas, a orquestra passou a se dedicar também à música clássica, romântica, contemporânea e à música brasileira de todos os tempos, escrita para cordas. O repertório amplo e original, que inclui diversas primeiras audições mundiais, tornou-se uma das características do grupo e parte desse repertório, com obras de compositores brasileiros contemporâneos, foi registrada em CD. A Orquestra já se apresentou em inúmeras cidades brasileiras e participou de todos os principais festivais de música do país. Em 1994, foi selecionada para integrar o projeto “Brasil Musical”. Aberta a experiências com música popular, a OCCC realizou turnês com o grupo “Nouvelle Cuisine”, em 1991, e com os principais nomes da música instrumental brasileira, entre eles Egberto Gismonti, Wagner Tiso e Zimbo Trio. O reconhecimento internacional foi alcançado por meio de diversos concertos memoráveis, tais como os do Festival Cultural de Sinaloa, no México, em 1990, e do Festival Brasiliana II, em Copenhague, Dinamarca, em 1997. Em 1999, realizou uma turnê na Itália em que apresentou o concerto de abertura das Comemorações do V Centenário da República do Brasil no Instituto Ítalo-Latino-Americano, Palácio de Santa Croce e Igreja dos Portugueses, em Roma; o concerto no “51° Prix Itália”, da rede de televisão estatal-RAI, em Florença, durante a cerimônia de entrega do “Prêmio Especial ao Presidente da República do Brasil” pelos 500 anos de descobrimento do país.

Transfigurações Vienenses

Regência Márcio Steuernagel (Brasil/Áustria)

Piano Solo Fábio Martino (Brasil/Alemanha)

Ludwing van Beethoven (1770-1827) – Grande Fuga Op. 133