12/05 (17h) - Espetáculo Jardim - Um solo poético para crianças (Teatro para cri

Anoitece em um jardim. E a noite traz com ela mistérios, segredos, o medo e o desconhecido. Mas a noite acorda várias criaturas também. E acorda o sonhar.

No sonho imagens se criam, ganham forma e vida. Estrelas, sapos, corujas e vagalumes tornam-se guias, a conduzir a criança por esta trilha mágica que leva ao amanhecer.

A madrugada, com suas nuances de cor, revela aos poucos a sinfonia dos passarinhos. O orvalho cintilante, a infinitude de cores trazidas pelo sol. Novas descobertas no jardim. O mato, a flor, a fruta. As abelhas, formigas e borboletas. E os sons que permeiam tudo.

Depois, à tarde, a chuva. O barulhinho da chuva nas folhas. O cheiro de terra encharcada de vida. As minhocas e o arco íris.

Mas é preciso anoitecer, o dia também precisa descansar. E vem o sono, e vêm a noite. E é pela mão da poesia que se faz essa passagem, a travessia entre real e imaginário, entre o estar desperto e o sonhar, dia e noite, noite e dia.

O jardim é microuniverso, pedaço de paraíso, também a matéria da qual somos feitos. O jardim somos nós, também nós amanhecemos e anoitecemos.

O jardim como metáfora da vida, do nascer e do morrer, a poesia como o fio dourado que conduz pela viagem da existência.

A peça teatral "Jardim – Um solo poético para crianças" foi indicada ao prêmio paranaense "Troféu Gralha Azul" nas categorias de melhor espetáculo, melhor atriz, direção e cenário.

A peça é um solo poético voltado para crianças, da atriz Fabiana Ferreira, que deseja “provocar os sentidos, estimular o gosto pela palavra, promover conexões e convidar a criança a um mergulho em infinitas possibilidades”.

O poeta Manoel de Barros é referência forte no trabalho, a ideia da montagem surgiu no ano em que ele faleceu, 2014.

 

12/05 (17h) – Espetáculo Jardim – Um solo poético para crianças (Teatro para crianças de 7 até 12 anos)

Local: Auditório Antônio Carlos Kraid – Portão Cultural

Endereço: Av. República Argentina, 3430 – Portão