As oficinas do 10.º Olhar do Cinema – Festival Internacional de Curitiba têm o intuito de expandir e aguçar os sentidos de seus participantes para as mais variadas facetas do cinema e proporcionar uma experiência a mais durante os dias do festival.
Mais informações sobre o Festival de Cinema, clique aqui.
Participe do sorteio de vagas nas oficinas:
Oficina 01 - CORPO, ALMA E OFÍCIO: AS RELAÇÕES ENTRE DIREÇÃO E ELENCO NO PROCESSO FÍLMICO
Datas: 09 e 10 de outubro (sábado e domingo)
Horário:14h30 às 17h30
Ministrantes: Filipe Matzembacher e Marcio Reolon

A oficina propõe debater as relações entre diretores e atores na feitura de um filme. Serão abordados conceitos essenciais da atuação para audiovisual, bem como expectativas e responsabilidades entre direção e elenco. O pacto de confiança. A construção da atmosfera cinematográfica através da atuação. Estudos de caso sobre escolha de elenco, preparação e métodos de ensaio.
Contemplada:
Mirian Mello - E.M. CEI Augusto Cesar Sandino - NREBV
Oficina 02 - E ASSIM SE FAZ HISTÓRIA
Datas: 09 e 10 de outubro(sábado e domingo)
Horário: 9h às12h
Ministrante: Cristino Wapichana

A oficina propõe pensar a origem das narrativas e as relações que se estabelecem entre as histórias e quem as narra. Tudo o que nos cerca possui uma ou infinitas histórias, que seatualizam em obediência ao tempo. As histórias carregam dentro de si uma alma própria que a alimenta de cores, sons, imagens, texturas, poesia e a magia do encontro dela com o seu escolhido(a), para que juntos, enamorados, vivam os encantamentos da materialização de seus desejos voluntários mais bonitos. As histórias carregam amor, ensinamentos, magia, milagres, heróis, lugares, culturas e a justificação para tudo o que existe e o que não existe. As histórias acontecem desde as primeiras batidas do coração humano, quando a mãe o sente, e seguem com a gente, até que o nosso coração cesse e os últimos neurônios apaguem suas luzes e os olhos se fechem para o mundo. É nesse sentir e olhar que as histórias acontecem e se materializam nas muitas artes e na cinematografia da vida.
Contemplado(a): Não houve inscritos.