Escola Municipal Colombo, Escola Municipal

logo escola

Visita à Mineropar

Publicado por:  Luciana Schuartz

No dia 09 de maio, as turmas do 4º ano da tarde, foram à Mineropar para aprender um pouco mais sobre solos e rochas. O passeio começou quando os estudantes foram recebidos pelos monitores para assistir a um vídeo sobre a formação das rochas, suas diferentes formas, tamanhos, cores e como diversos países as utilizam. Logo após, foram para o espaço Terra, onde os monitores apresentaram a Tabela Periódica com amostras de minerais e produtos que utilizamos no nosso dia a dia: vidro, copo, lápis, anéis, panelas, fósforo, pasta de dente, batom, esmalte?

Eles também viram as ilustrações da Teoria do Big Bang, que muitos cientistas acreditam e que diz que o universo teria surgido de uma grande explosão cósmica, que criou o espaço e o tempo. Na sequência, seguiram para o espaço do Sistema Solar e os planetas. Logo à frente viram uma grande bola de isopor que mostrava o que existe no interior da Terra: núcleo, manto e crosta terrestre. O núcleo pode chegar a temperatura de 6 mil graus.

Uau!!! Também viram replicas de fósseis de dinossauros e outros animais, assim como de plantas, que ilustravam a era geológica. No meio da sala tinha uma maquete gigante que mostrava o relevo paranaense, os rios, os lugares onde são encontradas as rochas, ilhas, montanhas?

Mais adiante viram uma estante com diferentes tipos de solo. Havia também uma maquete de casinhas em miniaturas com os cômodos, em que mostrava os objetos feitos de minerais e rochas presentes em nossa casa. E depois, eles descobriram que até em nosso corpo há minerais, como o sódio, cálcio, fósforo?

Eles também conheceram a exposição de diversos minerais, rochas e pedras preciosas. Uma coleção de mais de 1000 amostras, de várias regiões do mundo. Uma mais linda que a outra, muitas cores, formas, tamanhos, texturas e até uma pepita de ouro. Os estudantes ficaram empolgados com tanta variedade e beleza!

O passeio foi finalizado com um presente da Mineropar: uma caixinha com amostras de minerais encontrados no estado do Paraná para cada aluno. Eles adoraram o passeio e o presente, afinal, aprenderam muito!

Autor: Colombo, EM | Fonte: Caroline Leczko; Thatyana Oliveira
Mineropar