Escola Municipal Caramuru, Escola Municipal

logo escola

Trezentos e vinte e cinco anos de história.

Publicado por:  Paula de Camargo Demario

O aniversário de Curitiba é comemorado em 29 de março, dia em que foi fundada no ano de 1693. Em 2018 a cidade, que é a capital do estado do Paraná, completa 325 anos.

Aproveitando a temática sobre o aniversário de Curitiba, professores trabalharam conteúdos de história, língua portuguesa e geografia, enfentando os espaços da escola com fotos e atividades.

Aline e Luciana professoras dos 1º anos A e B (manhã e tarde)  representaram através do desenho o presente que gostariam de dar para a cidade nos seus 325 anos.

A professora Katelyn do 1º ano C (tarde) na disciplina de geografia buscou reconhecer as transformações do espaço geográfico a partir das ações humanas. Produziu um cartaz com fotos das crianças ocupando os espaços da cidade.

Os 3º anos A e B (manhã e tarde) conduzidos pelas professoras Sandra Mara e Eliane, utilizaram diferentes fontes para observar semelhanças e diferenças do passado e presente das pessoas em Curitiba. Encaminharam suas atividades baseando-se no relato de Jhu Oliveira do Blog: BORA DESCOBRIR? Que procurava opções de lugar para viajar sozinha. Essa pessoa encontrou Curitiba com uma dessas opções e faz um relato dos dias que passou pela cidade. As professoras aproveitaram essa ideia e encaminharam para que as famílias escrevessem sobre sua vida em Curitiba. Os relatos foram significativos, as crianças adoraram ler e conhecer diferentes histórias relatados pelas famílias. Finalizando e depois de tanta informação produziram um texto sobre sua vida na cidade.

O 4º ano B teve explorou o conteúdo da língua portuguesa, a professora Marli trabalhou a ideia de representação, legibilidade, unidade temática  e elementos de apresentação. Com o tema: O que eu desejo para Curitiba?
Autor: Caramuru, EM | Fonte: Epa
Curitiba