SEQUÊNCIA MATERNAL I A - CANTO NO CANTO

    Publicado por:  Cybelle Andriolli Pereira Buhler

A sequências didática é um termo em educação para definir um procedimento encadeado de passos, ou etapas ligadas entre si para tornar mais eficiente o processo de aprendizado.

Para você conhecer melhor o nosso trabalho pedagógico vamos apresentar algumas.

Durante esse semestre vocês acompanharam o desenvolvimento das mesmas  nos murais, no site e em nosso Blog.

CANTO NO CANTO 

Para crianças do Maternal 1 A

Faixa etária: 1 ano e 7 meses a 2anos e 4 meses

Professoras: Adriana, Cleo e Erli

Resultado de imagem para NOTAS MUSICAIS 

OBJETIVO:

EXPERIMENTAR E PRODUZIR SONS VOCAIS E CORPORAIS NAS CANÇÕES E BRINCADEIRAS SONORAS.

DESENVOLVIMENTO:

CRIAR UM CANTO (PODE SER UM MÓBILE DE BAMBOLÊ COM NOTAS MÚSICAIS E INSTRUMENTOS DE PAPEL COLORIDO), ONDE CADA SEMANA SERÁ DESENVOLVIDA UMA MÚSICA, ONDE ALÉM DE APRENDEREM A CANÇÃO IRÃO CONCILIÁ-LA COM UMA ATIVIDADE.

1° CANÇÃO: “DONA ARANHA”

CONFECCIONAR UMA ARANHA DE PAPELÃO GRANDE, A TURMA IRÁ COLOCAR LÃ OU PAPEIS PICADOS PRETOS.

CANTANDO E BATENDO PALMAS, NO PEITO E OS PÉS.

2° CANÇÃO: CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ”

CANTANDO E SE MOVIMENTANDO. VAMOS TIRAR FOTO DAS CRIANÇAS FAZENDO CADA MOVIMENTO E EXPOR NA PAREDE, NA ORDEM DA MÚSICA. AS CRIANÇAS FARÃO A ORDENAÇÃO DAS FOTOS DE ACORDO COM A MÚSICA.

Cantando e fazendo os gestos

3° CANÇÃO- “A GALINHA DO VIZINHO”

CONFECCIONAR UMA GALINHA COM UM CESTO, EXPOR NA PAREDE E EM FORMA DE JOGO, ENQUANTO A MÚSICA FOR CANTADA, AS CRIANÇAS VÃO COLOCANDO A QUANTIDADE RESPECTIVA DE OVOS NO SEXTO.

CANTANDO FAZENDO GESTOS, BATENDO PALMA- OSTINATOS E AOS POUCOS FAZENDO O OSTINATO EM DIFERENTES PARTES DA MÚSICA, BATENDO NO PEITO, O PÉ NO CHÃO, NA BOCHECHA.

4° CANÇÃO- ”A BARATA DIZ QUE TEM”

CONFECCIONAR UMA GRANDE BARATA, COM ADEREÇOS CITADOS NA MÚSICA (SOLTOS), CONFORME CANTAMOS, AS CRIANÇAS PODEM ENFEITAR A BARATA CONFORME A LETRA.

5° CANÇÃO- “FUI MORAR NUMA CASINHA

CONSTRUIR CASINHAS DE  EVA NO PALITO , CUPIM, LARGARTIXA, PRINCESA, FORMIGA E ETC. CANTAR A MUSICA DRAMATIZANDO COM OS FANTOCHES.

CANTANDO FAZENDO GESTOS, BATENDO PALMA- OSTINATOS E AOS POUCOS FAZENDO O OSTINATO EM DIFERENTES PARTES DA MÚSICA, BATENDO NO PEITO, O PÉ, NA BOCHECHA, ASSOBIANDO OU FAZENDO SONS VOCAIS COMO RISADAS.

6°CANÇÃO- “A CANOÁ VIROU”

EXPOR A LETRA NA PAREDE E CONFECCIONAR CANOAS, ONDE CADA CRIANÇA IRÁ PINTAR A SUA, VAMOS COLOCAR OS NOMES, AO CANTARMOS ESCOLHEMOS UMA CANOA E COLOCAMOS JUNTO A LETRA.

CANTANDO  EM DIFERENTES FORMATOS: EM RODA, EM FITA E DE FORMA ALEATÓRIA. FAZENDO GESTOS, BATENDO PALMA- OSTINATOS E AOS POUCOS FAZENDO O OSTINATO EM DIFERENTES PARTES DA MÚSICA, BATENDO NO PEITO, O PÉ, NA BOCHECHA, ASSOBIANDO OU FAZENDO SONS VOCAIS COMO RISADAS.

7.°Canção_ “ O MEU CHAPÉU TEM TRÊS PONTAS”

EXPOR A LETRA NA PAREDE E CONFECCIONAR OS CHAPÉUS, ONDE CADA CRIANÇA IRÁ PINTAR A SUA, VAMOS COLOCAR OS NOMES, AO CANTARMOS AS PARTES IRÃO SENDO SUPRIMIDAS, ATÉ QUE TODA ELA TENHA APENAS POUCAS PALAVRAS.

CANTANDO E ESCOLHENDO OS SONS QUE QUEREM PRODUZIR COM O SEU CORPO.

   

Autor: Conselheiro Quielse C. da Silva, CMEI | Fonte: Cybelle Andriolli