Semana do Aleitamento Materno

    Publicado por:  Tamara Juliana Pereira Andrade

Para celebrar a Semana Mundial  do Aleitamento Materno convidamos Sibila Maria Wagner Barros, enfermeira e avó da criança Anna Sofia Barros Magalhães para um encontro com as mães do CMEI Sylvia Orthof. Esse ano o tema foi Contruindo alianças para proteger a lactação materna: por um bem comum, sem conflitos de interesse.  
 

Nessa oportunidade ela foi convidada a palestrar sobre a importância do Aleitamento Materno, do apoio paterno e familiar bem como sobre os desafios do desmame.

Em um delicioso café da manhã na presença de várias mães e algumas representantes do Núcleo Regional da Educação, da Secretaria Municipal da Educação e da Equipe Pedagógico Administrativo, tivemos um significativo encontro que marcou a Semana do Aleitamento Materno. As mães aproveitaram o momento para tirar dúvidas, compartilhar seus saberes e desafios. 

Agradecemos a todos os presentes e a disponibilidade de Sibila de compartilhar tantos saberes conosco.

As presentes também receberam um laço dourado.

Por que usamos O LAÇO DOURADO como símbolo da AMAMENTAÇÃO?

Significado e propósito: Recentemente, com a finalidade de divulgar ações sociais, utilizam-se símbolos, bottons, logos, pins... para criar um ambiente de identidade e de associação a um movimento. O Laço Dourado têm este objetivo, além de ser um símbolo de comunicação social, possui um significado dentro do seu desenho.

O Laço Dourado é em si, uma maneira de promovermos o valor da amamentação para a sociedade.

Ouro: a cor dourada para o laço simboliza que a amamentação é o padrão ouro para a alimentação infantil, ante a qual toda alternativa deve ser comparada e questionada.

O laço: Por que usamos um laço ao invés de uma fita cruzada como na campanha de prevenção da AIDS?

Cada parte do laço mostra uma mensagem especial:

* Uma parte do laço representa a MÃE.

* A outra parte, representa a CRIANÇA.

* O laço é simétrico, dizendo-nos que a mãe e a criança são ambos vitais para o sucesso da amamentação – igualmente necessários.

 * O nó é o PAI, a família e a sociedade - sem o nó, não haveria o laço; sem o apoio, a amamentação não seria exitosa.

As pontas do laço são o futuro: o aleitamento materno exclusivo por 6 meses e a amamentação continuada por 2 anos ou mais, com a adequada introdução de alimentos e um espaçamento das gestações preferencialmente de 3 anos ou mais; dando a mulher o tempo necessário para assegurar o cuidado da saúde, crescimento e desenvolvimento da criança.

Autor: Tamara J. P. Andrade | Fonte: CMEI Sylvia Orthof
00159360.jpg
1
1/5