Os caminhos percorridos

    Publicado por:  Rosangela Aparecida Graeser

OS CAMINHOS PERCORRIDOS DA CRIANÇA AO IDOSO!!!

Se a longevidade está chegando e as crianças de hoje serão os idosos do amanhã, como valorizar o envelhecer?

Pensando nisso a equipe do Cmei Rurbana desenvolveu um trabalho de cidadania em Direitos Humanos, buscando despertar a reflexão de todos para com os direitos do idoso e salientar a importância deste na sociedade atual. Hoje foi à vez do Maternal II com as professoras: Gilsimara, Aparecida e Samara, finalizarem as atividades com o tema: “Direitos dos Idosos a Pratica de Esporte”. Foram desenvolvidas diversas atividades, entre elas a que se realizou hoje na unidade.
As professoras levantaram uma pesquisa sobre a prática de esporte pelos idosos, e observaram que perto da unidade, alguns idosos fazem exercícios duas vezes na semana, com o professor Gustavo que direciona os exercícios, então, foram em busca de parceiros para desenvolver o projeto da unidade, convidaram as gentis senhoras e senhores a fazer parte de nossa equipe, que prontamente aceitaram para realizar exercício juntamente com as crianças. Pense na festa... Crianças e Idosos juntos... Foi uma alegria só!!! Tanto crianças como os idosos gostaram da experiência, que será repetida em breve.
O envelhecimento é entendido como parte integrante e fundamental no curso da vida de cada indivíduo, é apenas mais uma fase da vida... E como o tempo não para, um dia todos nós seremos idosos ou “envelhecentes”: E vocês já pararam para pensar nisso antes? Ao olhar os álbuns de fotografia de família já se deram conta do quanto cresceram? Do quanto seus pais e avós envelheceram? Como tem sido a convivência de vocês com os idosos? Reconhecem atitudes de respeito, de atenção e de consideração para com estas pessoas? Vocês têm parado para ouvir as suas histórias, as suas “contações de casos”? Vocês sabem como era a escola no tempo dos seus avós? Como eram as brincadeiras? E os brinquedos? Como era a cidade? Como as pessoas se relacionavam naquela época? Como se comunicavam? Qual era o passatempo preferido?
Enfim! Eles têm muitas histórias para contar... Muitas experiências para compartilhar, já viveram mais tempo e, por isso, têm muito a nos ensinar. É nessa fase que emergem experiências e características próprias e peculiares resultantes da trajetória de vida.
Mas o idoso do século passado, com estereótipo de acomodado, já não existe mais, hoje ele é um sujeito ativo, participativo e em constante interação com seu meio social, estudam, praticam esporte, trabalham, viajam, estão mais antenado com que realidade, resultado disso é a resposta que obtive quando comentei que iria tirar fotos deles realizando exercícios, uma das convidadas comentou: “coloque no face!”. Enfim... Estão em permanente construção, vivendo a sua idade em plena atividade!!!
Por isso é essencial estimular a leitura crítica do mundo desde cedo com as crianças pequenas, no sentido de contribuir para um mundo melhor e mais justo.
Sabemos que neste assunto há tantos caminhos e histórias para conversar com as crianças e nem sempre são só doçura e felicidade, porém podemos e devemos tratar com respeito assumindo o compromisso de ajudar a construir um mundo mais feliz!
Parabéns a todos os idosos que sabem envelhecer com saúde, alegria, sabedoria e bom humor! Parabéns também às professoras que aderiram à causa com maestria.
                                                                           “A VELHICE SÓ COMEÇA QUANDO SE PERDE O INTERESSE”                                                                                                                                                       Jean Rostand
Autor: Rurbana, CMEI | Fonte: Professoras: Gilsimara, Samara e Aparecida
00159840.jpg
idoso
1/10