Mania de explicação!

Publicado por:  Rosani Machado

"Era uma menina que gostava de inventar uma explicação para cada coisa.

Ela achava o mundo do lado de fora um pouquinho complicado.

Se cada um simplificasse as coisas, o mundo podia ser mais fácil, ela pensava.

Então, tentava simplificar o mundo dentro da sua cabeça.

Existem vários jeitos de entender o mundo.

Ela tentava explicar de um jeito que ele ficasse mais bonito.

De tanto que a menina explicava, as pessoas às vezes, se irritavam e terminavam indo embora, deixando a menina lá, explicando, sozinha."

Autora: Adriana Falcão

Esse é um trecho do livro ”Mania de explicação”, da autora Adriana Falcão, ilustrado por Mariana Massarani, que foi trabalhado com os 4ºs anos, pelas professoras Andréia kohut Vieira da Silva, Marlusa Cristine dos Santos e Rosinéia Lima Dias.

O livro foi apresentado e lido aos estudantes. Em seguida, o trecho citado acima foi entregue aos alunos, onde realizaram diversas atividades de leitura e exploração do mesmo.

Depois, as explicações da personagem Mariana foram colocadas em pequenos cartões, os quais eram sorteados e lidos pelos alunos ao grupo.

Mas será mesmo que existe uma explicação para cada coisa?

É isso que os estudantes dos 4ºs anos foram desafiados a descobrir, confeccionando um livrinho com suas próprias explicações de algumas palavras.

E o resultado foi surpreendente!! Teve cada explicação diferente...

Parabéns aos alunos pelas produções e às professoras, por proporcionarem momentos como este, estímulando a leitura, a reflexão e a produção escrita.

Autor: Prof. Leonel Moro, EM | Fonte: Professoras Andréia K., Marlusa S. e Rosinéia D.
Mania de explicação