Formação continuada: base sólida para atuação do professor de educação infantil.

Publicado por:  Tamara Juliana Pereira Andrade

Todos os anos a Secretaria Municipal de educação junto ao Departamento Municipal de Educação Infantil oferece as profissionais da Rede Municipal de Educação diferentes oportunidade de formação continuada como palestras, cursos, seminários e mesas redonda. Entre suas diferentes propostas destaca-se a Semana de Estudos Pedagógicos que nesse ano acontece em Fevereiro e no mês de Julho. Para esse primeiro momento a temática: Documentação Pedagógica permeou as discussões do início do ano letivo.

Em nossa unidade esse tema tem sido foco para discussões riquíssimas desde o ano passado. Nossas professoras através de estudos e pesquisas que acontecem na permanência sob a supervisão da pedagoga Luciane Rangel de Moraes e da diretora Tamara Juliana P. Andrade puderam se aprofundar e colocar em prática a Pedagogia da escuta por meio de diversos registros durante todo o ano que culminaram na II Mostra Interativa Cultural do CMEI Sylvia Orthof junto à entrega de pareceres.

Compreender a Avaliação da Educação Infantil enquanto processo é essencial para que as práticas que estruturam o cotidiano do CMEI sejam planejadas e permanentemente avaliadas.

Segundo Loris Mallaguzzi: “A criança tem cem linguagens” e diante disso compreendemos que a criança ocupa o centro do currículo vivo existente na educação infantil.  A partir dessa concepção acreditamos que a  criança é competente, capaz, interpreta o mundo e produz cultura. E que cabe a nós, educadores, registrar o percurso da construção do conhecimento bem como fragmentos que tornarão visíveis a natureza dos processos de aprendizagem e as estratégias utilizadas por cada criança.

O professor da educação infantil em seu processo de desenvolvimento profissional reflete, pesquisa, é brincante, autônomo e autor de sua prática e identidade profissional, cabendo a equipe pedagógica da unidade repertoriar as profissionais com boas práticas, leituras e discussões significativas e que tenham relação com a prática desenvolvida.

Além do rico material oferecido pela Secretaria em que pudemos refletir sobre excelentes narrativas da própria Rede Municipal de ensino, cada turma trouxe uma documentação significativa do ano anterior para compartilhar como toda equipe, dando visibilidade ao que foi construído. Também utilizamos como repertório Documentações de escolas de Reggio Emilia, da Argentina e da Escola Ateliê Carambola para refletirmos sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas e suas semelhanças em relação a nossa realidade. Trazendo possibilidades de pensar e produzir idéias originais que retratem a cultura da infância e das famílias do CMEI Sylvia Orthof.

Durante todo esse ano os estudos terão continuidade durante as permanências com objetivo de desenvolver, em nossa equipe de professoras, a autonomia intelectual e a autoria profissional para uma prática que ganhe cada vez mais qualidade.

Autor: Tamara J. P. Andrade | Fonte: CMEI Sylvia Orthof
sep 2018