Festa Religiosa de Iemanjá

    Publicado por:  Marilia Costa Jordao

“De acordo com a legislação vigente, o estudo do Fenômeno Religioso faz parte da formação básica do cidadão, a religião enquanto objeto de fé pertence ao espaço da vida privada. Entendemos que o conhecimento sobre o Fenômeno Religioso, o Sagrado e a diversidade religiosa podem emancipar os (as) estudantes de preconceitos que levam à discriminação e à violência física e simbólica. Assim, na escola pública, o Fenômeno Religioso deve ser estudado do ponto de vista do conhecimento, da diversidade e da garantia dos direitos humanos.”

Tendo como objetivo a citação acima as professoras de Ensino Religioso aqui no Anísio desenvolvem atividades abordando as matrizes de origem: ocidental, oriental, indígena e africana.

Neste trimestre a professora Daniela Prado trabalhou com suas turmas diferentes festas religiosas, entre elas a festa de Iemanja. A mesma acontece no dia 2 de fevereiro (nas praias da Bahia) e atrai uma multidão de seguidores, fiés e admiradores. Os participantes  dispõe dentro de um barquinho flores, pedidos e agradecimentos e o colocam no mar para que a Rainha das Águas os receba e o devolva em energia e sentimentos positivos. Os estudantes conheceram sobre esta festa e fizeram barquinhos como registro do conteúdo aprendido. Os mesmos podem ser vistos no corredor no Ensino Regular.

Este contato com a diversidade religiosa faz com que as crianças vivenciem uma cultura voltada para a paz e o respeito. Abaixo seguem links com outras aulas de Ensino Religioso  que abordaram a temática de matrizes religiosas:

https://educacao.curitiba.pr.gov.br/noticias/cultura-indiana-nas-aulas-de-ensino-religioso/8652

https://educacao.curitiba.pr.gov.br/noticias/os-simbolos-pascais-e-o-compartilhar-do-pao!/8318

http://extraextra.curitiba.pr.gov.br/gazeta/atualizacao/32113

Autor: Anísio Teixeira, EM | Fonte: Marilia Costa Jordão
00146970.jpg
jhb
1/2