Espaços e materiais planejados para a Educação Física

Publicado por:  Luciene Souto da Rocha

Com o espaço pensado e materiais definidos, as aulas de Educação Física ficam muito mais divertidas e acessíveis às crianças e estudantes.

Chega a hora da aula de Educação Física e com ela chega também a vontade de participar, de superar desafios, o fortalecimento da autoestima e autoconfiança, o respeito comum, a colaboração e a interação com os colegas.

O momento da Educação Física é sempre um momento muito aguardado, por isso permitir o acesso a práticas corporais por meio de atividades lúdicas, é permitir que estudantes e crianças tenham oportunidade da livre expressão e da possibilidade da reelaboração da linguagem não verbal, da construção de saberes e da construção da formação humana.

Durante este trimestre, a movimentação  de crianças e estudantes na escola aconteceu de forma constante, a escolha do local mais apropriado,  podendo ser a quadra coberta, o espaço ao lado da quadra e até mesmo, o pátio interno foram importantes para a prática das propostas planejadas, assim como a diversidade de materiais utilizados, contribuíram para os bons resultados nas aulas de Educação Física.

Estar atento as capacidades individuais, adaptando as propostas assim que se percebe a necessidade é outro fator importante para os bons resultados. Segundo o Professor Rodrigo Machado Cruz “As propostas são para todos, mas a atenção deve ser muito individualizada, orientar e mediar as práticas, favorecem o bom desenvolvimento de cada estudante e criança”.

Autor: Luciene Souto da Rocha | Fonte: Prof.ª Jurandyr Baggio Möckell, EM
.