Descobrindo o entorno do Cmei Pinheirinho

Publicado por:  Andreia Aparecida Jeronimo Ruppel

As crianças estavam animadas para a proposta de percorrer o entorno do Cmei e até  se prepararam para um dia chuvoso, com sombrinhas e capas de chuva e para que isso se concretizasse buscou-se  a parceria do Programa Linhas do Conhecimento, Propostas Lúdicas da Cidade, com orientações da representante do Núcleo de Educação do Pinheirinho Adriane Galleski

Durante o trajeto as crianças observaram lugares já conhecidos por elas, como a escola que fica ao lado e a igreja, e outros que não eram tão conhecidos, como a casa que tinha sua própria horta, com vários pés de alfaces, um senhor que cuida de um pequeno espaço ao lado do Cmei com plantas e  algumas verduras e o quintal da casa dos pais da professora Simone. Lá as crianças fizeram outras descobertas, como um pé de jabuticaba, um galo, e uma caixa com abelhas... Abelhas? Isso mesmo as abelhas estavam lá e as crianças ficaram encantadas, pois foi uma surpresa encontrar abelhas em um quintal.

Já no espaço do Cmei as crianças puderam compartilhar sobre o que vivenciaram no passeio, e ficou evidente a curiosidade pelas abelhas, que de imediato as professoras da turma Célia, Simone e Tatiana  organizaram algumas propostas para esclarecer as dúvidas que as crianças mostraram: fotos e vídeos sobre as abelhas, profissionais que criam, produção de mel, além da degustação do mel puro e em algumas receitas.

Aproveitando o interesse das crianças, as professoras mostraram locais nos quais encontram-se os Jardins de Mel, projeto da Prefeitura de Curitiba e expuseram fotos dos mesmos no mural,  com a intenção de fazer um convite as famílias:  Vocês conhecem estes lugares? Jardim Botânico, Parque Reinhard Maack? Casa do Acantonamento? Parque Barigui? Museu de História Natural?

Algumas famílias já aceitaram o convite e foram passar momentos divertidos com os filhos e ainda conheceram as abelhas sem ferrão.

Foi uma vivência compartilhada por crianças e professores.  Vivência esta, que o Programa Linhas do Conhecimento proporcionou. Conhecer nosso entorno e descobrir algumas riquezas escondidas fora dos nossos muros. As pedras da rua, a árvore da escola, a calçada que se transformava em rua, o pequeno barranco que proporcionou um grande desafio, os portões e seus donos, a casa do vizinho,  o mural que representava o mar,  o mamão no muro, o abacaxi no chão, o galo que podia cantar, a abelha que entrava e saia da sua colmeia, o mercado e suas cores e a cerca que protegia uma hortaliça.

Esta vivência proporcionou a criação de contextos, que promoveram o brincar e a interação e colocou a criança como exploradora do seu mundo.

Autor: Pinheirinho, CMEI | Fonte: Cmei Pinheirinho
.