Curitiba faz aniversário e o bolo fica por conta dos 6ºs anos da tarde do CAIC Bairro Novo.

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Dia 29 de março nossa linda cidade completou 321 anos! Aqui no CAIC essa data mais do que especial teve uma celebração a altura da aniversariante!

Na semana do aniversário da nossa cidade, com a colaboração da pedagoga Tânia Mara Dall Alba e de todos os professores, os estudantes dos 6ºs anos E,F,G,H,I,J  celebraram o aniversário de Curitiba com o que não pode faltar em nenhuma festa; o bolo!

Os professores de todas as áreas do conhecimento se envolveram nesta atividade que se tornou um show de aprendizado significativo e conhecimento. Todos os professores trabalharam os conteúdos específicos de suas áreas tendo como tema “o Bolo do Aniversário de Curitiba”.

As professoras de Língua Portuguesa Camila, Gislaine e Micheli trabalharam o texto instrutivo da receita da Nega Maluca, explorando além da tipologia textual, verbos imperativos e outros conteúdos. A professora Camila nos contou que os estudantes que tinham a receita do bolo colada no caderno mostraram-na às mães e compararam as  diferentes formas de se fazer a mesma receita.

As professoras de matemática Karen e Rosângela abordaram o sistema de medidas importantíssimo para quem deseja executar uma receita com as medidas corretas. A professora Karen Conceiro colocou que foi de fundamental importância trabalhar o conteúdo desta forma, pois os alunos viram na prática a aplicação da conversão das medidas e do fracionamento de porções, tornando o aprendizado mais fácil e relevante para os nossos estudantes. Na aula de Matemática foram abordados ainda o prazo de validade dos ingredientes da receita, e o cálculo do aniversário da Curitiba observando a data de fundação do município.Os professores de História Kátia e Rudimar  trabalharam a história da fundação da Cidade, enquanto que os professores de Geografia Rosane e Márcia abordaram a representação espacial da cidade e também da região metropolitana de Curitiba. A professora Rosane também ajudou os alunos a criarem coragem e quebrarem os ovos sem medo, ou seja, nossos estudantes também adquiriram confiança e autoestima.

A conservação dos alimentos e a origem destes foi o foco da abordagem da professora Marlene de Ciências que também trabalhou com os estudantes a higiene necessária para se cozinhar. Nossos pequenos cozinheiros além de higienizar as mãos corretamente, conforme aprenderam com a professora Elisabete Benato de Educação Física, protegeram os cabelos com toucas e aprenderam que higiene é fundamental na cozinha e em toda parte

A professora Maria Povoroski de Arte, que também é uma gourmet de mão cheia, auxiliou todo o processo criativo, e juntamente com a professora Rosângela de Matemática, trouxe os fornos elétricos e utensílios para que a receita pudesse ser executada pelos estudantes. A escola contribuiu com os ingredientes para essa maravilhosa e prática aventura culinária! Para este projeto os professores trabalharam em duplas nas turmas, formadas por professores de diferentes áreas do conhecimento enriquecendo ainda mais o processo pedagógico.

Mais uma vez o CAIC Bairro Novo se mostra pioneiro na execução de idéias pedagógicas criativas e inovadoras, que fazem do ato de estudar um momento de magia e encantamento! Parabenizamos a todos os profissionais envolvidos e aos nossos estudantes dos 6ºs anos da tarde.

Crédito das Fotos:Tânia Dall Alba, Camila Rocha, Karen Couceiro

Autor: Patricia da Rosa Molina Treufeldt | Fonte: Tânia Dall Alba, Camila Rocha e Karen Couceiro
00031131.jpg
bolo
1/12