Crianças aprendem sobre o valor das abelhas nativas sem ferrão

    Publicado por:  Sandra Mara de Lima

Com a proposta de  promover  a interação, o cuidado, a preservação e a importância da biodiversidade crianças do CMEI Maria Viezzer Hermann tiveram a oportunidade de conhecer o Jardim de Mel do  Parque Barigui  de Mel, nesta terça-feira (07/11) por meio do Programa Linhas do Conhecimento.

O trabalho com as abelhas iniciou com rodas de conversa na sala de aula, observação de fotos e vídeos sobre as abelhas nativas sem ferrão. “ Estávamos  ansiosos para ver de perto as colméias disse a professora da turma, Patricia Michalski.

Mediados pelo agroecólogo professor Felipe Thiago de Jesus, responsável pela implantação do projeto Jardins de Mel, os pequenos aprenderam sobre  a importância das abelhas para a regulação do planeta e  preservação das florestas, por meio da polinização, fecundação e produção de frutos e sementes.

“ A polinização é essencial para algumas frutas,  disse Felipe “Essa salada de frutas que vocês estão comendo não seria possível sem as abelhas” concluiu Felipe  no momento em que as crianças faziam o piquenique no parque.

"As abelhas carregam o pólen nas patinhas de trás", comentou Amanda  Castelli de 04 anos.

Para terminar os estudantes tiveram o momento da degustação, onde receberam gotinhas mágicas de mel "O mel ajuda a melhorar a tosse, fortalece o corpo e dá energia disse o professor Felipe ao oferecer o precioso alimento às crianças.

As  professoras aprenderam  a fazer o atrativos para as abelhas  com garrafa pet  e planejam implantar no CMEI o projeto.

“Nosso papel é ensinar e sensibilizar as crianças para o cuidado da preservação da biodiversidade da cidade disse a professora Fernanda Nunes de Castro. A participação das crianças é muito importante nesse processo, elas aprendem a cuidar do planeta desde cedo, concluiu a professora,   Izaura Salca.

Foi  excelente para a ampliação do conhecimento dos professores e crianças. As crianças gostaram bastante e retornaram para a unidade falando sobre as abelhas, assim como foram embora contando para seus pais sobre a vida das abelhas e o que viram no Jardim de Mel relatou a diretora Danieli Nunes Pereira.

 

Jardins de Mel

O projeto Jardins de Mel tem como objetivo a divulgação das abelhas nativas sem ferrão, responsáveis pela polinização de cerca de 90% das plantas brasileiras. Já começaram a ser distribuídos em áreas verdes do município de Curitiba, como o  Parque Barigui, Bosque Reinhard Maack, Jardim Botânico, Casa de Acantonamento (do Zoológico de Curitiba) e Museu de História Natural Capão da Imbuia.

As cinco espécies utilizadas são: de guaraipo (Melipona bicolor), manduri (Melípona marginata), mandaçaia (Melipona quadrifasciata), jataí (Tetragonisca angustula) e mirim (Plebeia sp).

As abelhas estarão em caixas racionais de criação, colocadas dentro de um revestimento, visando uma maior proteção e bem-estar dos insetos.

As atividades desenvolvidas pelo projeto ressaltam a sensibilização sobre a importância e os benefícios dos serviços ecossistêmicos de regulação e equilíbrio do planeta prestados pelas abelhas nativas.

Ainda serão ofertados cursos de capacitação para Guardiões das Abelhas sem Ferrão, o que vai contribuir para manter a cultura que vem desde os povos indígenas.

Biodiversidade

Há mais de 20 mil espécies de abelhas espalhadas pelo mundo. A maioria delas tem comportamento solitário, mas dentro deste universo existem as abelhas sociais nativas sem ferrão. Entre elas, são aproximadamente 420 espécies no mundo, 300 no Brasil.

As abelhas nativas sem ferrão vivem em ninhos, organizados com três castas - a rainha, as operárias e os zangões. Seus ninhos podem ser encontrados nos ocos de troncos de árvores, no chão e em muros. Elas alimentam-se de néctar e pólen, enquanto fazem a polinização; e armazenam o alimento em potes de cera, mel e pólen. São responsáveis pela existência da maioria das espécies vegetais, incluindo os alimentos.

Autor: Sandra Mara de Lima | Fonte: NRE Santa Felicidade
00161057.jpg
Jardins de Mel_Maria Viezzer
1/13