Conselho Municipal de Educação de Curitiba realiza 8.ª Reunião Ordinária de Conselho Pleno

Publicado por:  Silvana Cordeiro de Mello

A 8.ª Reunião Ordinária de Conselho Pleno do Conselho Municipal de Educação de Curitiba – CME aconteceu nos dias 3 e 4 de outubro, na sede do Conselho, conforme previsto em calendário anual.

Antes do início da 1.ª sessão, foi aberta a palavra na tribuna livre para a apresentação do Coordenador do programa de Recuperação e Despoluição dos Rios Urbanos de Curitiba que faz parte da Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social – DMA, da Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná, senhor Jair Cezar de Oliveira. O objetivo da fala foi a divulgação e sensibilização sobre o Programa de Despoluição dos rios de Curitiba e a questão da coleta de óleo de cozinha para reciclagem.

No início da sessão foi apresentado ao colegiado o livro: “Ensinei meu gato a falar francês”, de Sérgio Vieira Brandão. O texto do livro remete a uma reflexão acerca da escola que temos, com toda sua diversidade e encaminhamentos.

No momento solene tomou posse a conselheira suplente do segmento do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba – SISMMAC, Luciana de Melo Soriano Kopsch, nomeada pelo Decreto Municipal n.1596, publicado no Diário Oficial do Município – DOM n. 173 de 13/09/2017, Suplemento 01.

Nesta reunião, a plenária foi comunicada dos encaminhamentos que ocorreram na reunião da Equipe Gestora do CME com o representante da Câmara Municipal de Curitiba no CME, vereador professor Euler, sobre o encaminhamento ao CME dos projetos da área de educação em andamento na Câmara de Vereadores. O Pleno deliberou por estabelecer uma Comissão Temporária dos projetos de Educação que tramitam na Câmara Municipal de Curitiba, que irá verificar os trâmites e fará o acompanhamento dos mesmos.

Os conselheiros também foram informados sobre: o prosseguimento do Curso de Formação de Conselheiros que está ocorrendo na sede do CME de Curitiba; da alteração das datas e do local do XXVII Encontro da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME/Nacional que acontecerá em Ilhéus, na Bahia, nos dias 27, 28 e 29 de novembro; e o andamento dos trabalhos do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do documento que regulamentará o Regime de Colaboração  entre o CME de Curitiba e pelo Conselho Estadual de Educação do Paraná – CEE/PR.

Por ocasião do evento da UNCME Nacional, com a abertura do prêmio “Vilmar Rosa de Mendonça – Experiências exitosas dos CMEs” o CME deliberou que participará com o relato da experiência do “II Fórum do CME de Curitiba – Educação em Direitos Humanos”, realizado em maio de 2017.

O Pleno foi informado da participação do CME no evento da UNCME/PR ocorrido na cidade de Telêmaco Borba e do retorno da minuta da Deliberação de Educação Infantil à Câmara de Educação Infantil – CEI.

No momento destinado a explanação dos trabalhos realizados pelas Comissões foi deliberado pela plenária o fim da Comissão de Orçamento, ficando resolvido a partir de agora, a composição de Grupo de Trabalho para avaliação das questões de orçamento do Conselho. Representantes da Comissão de Educação Especial informaram que está em fase final a revisão da minuta da Deliberação da Educação Especial e que há intenção de apresentá-la ao Pleno até o final deste ano de 2017.

Nesta reunião foram aprovadas as minutas do novo Regimento Interno do CME – RICME e do Parecer sobre o Relatório do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – CACs/Fundeb.

Autor: CME | Fonte: CME
8.ª RO