Capacitação em São Paulo

Publicado por:  Marilia Costa Jordao

Do dia dezessete a dezenove de novembro parte da equipe Anísio Teixeira teve a oportunidade de conhecer e vivenciar na prática como acontece o processo educativo no Projeto Âncora que fica situado em Cotia-SP.

O projeto Âncora tem se destacado no meio educacional por desenvolver um trabalho que tem sua estrutura pautada nos princípios da autonomia, liberdade, responsabilidade e respeito ao outro. As crianças e adolescentes são estimuladas a estudarem (através de diferentes dispositivos) aquilo que lhes traz interesse e curiosidade, assim como elas se envolvem em grupos de responsabilidade para realizar várias atividades com funcionalidade real na escola (como organizar os livros na biblioteca, coletar a salada para o almoço, pensar e propor atividades para acabar com o bullying, entre outros). As professoras do Anísio aproveitaram para visitar museus  na cidade de São Paulo, ampliando os próprios conhecimentos a partir desta vivência. Na nossa  escola aqui em Curitiba, também houve momentos de reflexão e capacitação continuada na OTP (Organização do trabalho pedagógico) que foi realizada na sexta-feira.

Com certeza foi um momento de grande valia para nossa equipe, que retorna mais unida, cheia de ideias e com um novo olhar para a própria prática... Juntas somos mais fortes... Aguardem novidades!

Ah! É importante salientar e agradecer ao Nùcleo Regional do Boa Vista, que autorizou e incentivou a viagem!

Autor: CEI Anísio Teixeira, EM | Fonte: Marilia Costa Jordão
Jhgh