Foi realizado um estudo sobre o mosquito aedes aegypti durante várias aulas com a turma do 4º ano B, tanto sobre as doenças que ele transmite, como maneiras de evitar a sua proliferação.
Em seguida, foram propostas várias atividades envolvendo rodas de conversa e debate em sala de aula para melhor assimilação desse conteúdo.
Com a intencionalidade de que as ações aprendidas na escola não ficassem apenas “no papel” e realmente fossem colocadas em pratica pelos estudantes, foi confeccionado um caderno especial, no qual era possível acolher e compactar as experiências dos estudantes.
Esse caderno acompanha cada aluno à sua casa, que junto com sua família, com a responsabilidade de registrar algumas atitudes praticadas, e o objetivo de promover a eliminação dos focos e criadouros do mosquito de dengue. Os relatos podem ainda ser enriquecidas com o anexo de desenhos ou fotos das ações vivenciadas.
Ao chegar à escola, o estudante que levou o caderno realizava a exposição para a turma das formas de combate ao mosquito praticadas em sua casa, levando todos a uma conscientização sobre a importância e necessidade de cooperação de todos em torno desse problema, seja como formas de conscientização e/ou possibilidades de ações contra a propagação do mosquito.
Esse trabalho com o caderno ainda está em desenvolvimento, mas já é possível visualizar como esta sendo importante, pois é uma maneira pela qual os alunos interagem com seus pais, familiares e comunidade em geral.
Autor:
Prof.ª Sônia Maria Coimbra Kenski, EM
|
Fonte:
Profª Anna Christhina Lazaroto