Aula de campo no Paço da Liberdade

Publicado por:  Alessandra Keli Coelho

Os estudantes do 4º ano A participaram do Projeto SESC – Educação Patrimonial – Paço da Liberdade, desenvolvido com alunos de escolas públicas de Curitiba. Este tem como objetivo conhecer mais sobre o prédio, onde realizam visitas monitoradas, aulas sobre a história de Curitiba, patrimônio e fotografia, com aulas teóricas e de campo.

O objetivo é exercitar nos estudantes um olhar para o reconhecimento do patrimônio cultural e despertar o senso crítico para a arte e cultura.

O estudante Redwan relatou sua experiência em um texto:

Visita ao Paço da Liberdade

Nos dias 26,27 e 28 de abril fomos fazer uma aula diferente no Paço da Liberdade. Ao chegarmos fomos recebidos pela Maria Luiza (Malu), professora de artes.

No primeiro dia ela nos contou a história do prédio através de um vídeo. Descobrimos que ele tem 100 anos e que já foi Mercado, Prisão, Prefeitura, Câmara dos Vereadores, Museu e hoje é um Centro Cultural. Depois fomos em equipes tirar fotos do lugar.

No segundo dia, logo de início fomos conhecer a sala principal do Paço. Era uma sala com pinturas no teto, todas as portas e janelas tinham entalhes que representam nossa vegetação como a araucária e o café.Depois a Malu nos levou para andarmos ao redor do Paço para aprendermos sobre as estátuas do prédio.

Após nosso passeio ao redor do Paço fomos construir uma maquete, que foi bem difícil de fazer.

No terceiro dia assistimos uma aula sobre a história da fotografia e saímos para fotografar.

A estudante Izabella afirma:

“Eu adorei tirar fotos naquele lugar. É impressionantemente lindo. Além do mais, não é todo aluno e nem toda a escola que tem esta oportunidade. A Maria Luiza (Malu) nos acolheu super bem.“

Autor: Nivaldo Braga, EM | Fonte: Professora Flávia e Claudete
Conhecendo a arquitetura externa do Paço da Liberdade.