Acolhimento: como é bom se sentir em casa.

    Publicado por:  Tamara Juliana Pereira Andrade

Quem não gosta de ser bem recebido em qualquer lugar que seja? Como é gostoso ser acolhido com carinho!

Sabemos que a unidade educacional é considerada como a continuidade da família. Dessa forma por meio do acolhimento queremos que a transição entre a licença maternidade e CMEI seja o mais tranquila possível. Quando a criança inicia no CMEI diversos questionamentos surgem: Será que fiz a escolha certa? Será que ele vai chorar? Será que vai se alimentar bem? Como ele irá dormir? São tantos "serás" que ás vezes até a insegurança acaba surgindo. Sendo assim, nesse ano para iniciar o acolhimento além de toda organização dos tempos e espaços, chamamos as famílias das crianças priorizadas para participar de uma reunião, em que apresentamos a unidade, as professoras e as práticas corriqueiras relativas ao funcionamento do CMEI e a rotina da turma. Dando continuidade, nas primeiras semanas convidamos as famílias a ficarem com seu filhos(as) na sala de referência conhecendo o ambiente, as profissionais bem como a rotina que seu filho participará. Foi possível perceber que tais atitudes foram muito significativas paras todos, os laços entre família, profisisonais e crianças se ampliaram e aquelas crianças que no início choravam e mostravam-se inseguras com o passar do tempo já se sentem pertencentes ao ambiente. O lugar da insegurança deu lugar a confiança e hoje nossos pequenos encontram-se cada dia mais felizes. É fato que cada criança tem o seu tempo para se adaptar e é nesse momento que entra o papel da família em demonstrar segurança para que esse período seja mais tranquilo.

“Se considerarmos que cuidar é considerar e atender as necessidades infantis, ouvir e observar as crianças, seguir ao princípio de promoção de saúde, tanto ambiental como física e mental, interessar-se pela criança, pelo que ela pensa, sente, sabe sobre as coisas, sobre os outros e sobre si mesma, adotar atitudes e procedimentos adequados e fundamentados em conhecimentos construídos sobre as diferentes faixas etárias e realidades sócio culturais, o processo de acolhimento é um dos primeiros a ser objeto de cuidado em relação à criança." CISELE ORTIZ

O acolhimento é a primeira forma de respeitarmos a criança, compreender que cada criança tem seu tempo para descobrir o novo ambiente, conhecer novas pessoas e perceber novos tempos e espaços é essencial nesse período. Desejamos que todos sejam bem-vindos, façam de nossa unidade extensão de sua casa.

Autor: Tamara Juliana Pereira Andrade | Fonte: CMEI Sylvia Orthof
00129357.jpg
reuniaoddd
1/11