Proposta Pedagógica da Gerência da Educação de Jovens e Adultos
para a Semana da Consciência Negra
“Ensinar exige reconhecimento e assunção
da identidade cultural.”
Paulo Freire – Pedagogia da Autonomia
Durante o período colonial do Brasil, 4,6 milhões de africanos foram retirados da sua terra natal e trazidos para o Brasil. Aqui trabalharam em condições desumanas e sem perspectiva na construção de uma nação. Libertos da escravidão em 13 de maio de 1888, pela lei Áurea, após uma luta dura de abolicionistas e da própria resistência negra, esta população foi simplesmente jogada a sua própria sorte.
A semana da consciência negra é um momento para pensar sobre o reflexo da influência do extinto sistema escravagista sobre a atual desigualdade entre os cidadãos brasileiros brancos e negros, e essa necessidade é evidenciada em fatos.
Em conformidade com a Lei 10.639/03, que versa sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas nossas escolas públicas e privadas do Brasil, esta proposta pedagógica tem a finalidade de subsidiar os docentes da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Educação de Curitiba a desenvolverem e promoverem o debate sobre a condição da população negra na busca por igualdade e integração, direitos pelos quais vem lutando desde o Brasil imperial. Busca ainda, promover o reconhecimento da cultura e da ancestralidade dos povos africanos no Brasil, valorizando, desta forma, conhecimentos que compõem a cultura afro-brasileira.
Nessa perspectiva, a referida proposta pedagógica, se constitui em uma abordagem histórica, social e cultural das questões raciais no Brasil com a intencionalidade de romper preconceitos e combater o racismo estrutural.