Apresenta e discute processos criativos e de aprendizagem musical, presentes nos jogos de mãos infantis.
Brincadeiras como “Eu com as quatro, eu com ela, eu sem ela, nós por cima, nós por baixo!!!”, “A-do-le-ta, le petit polá, le café com chocolá, A-do-le-ta!!!”, entre muitas outras, encontram-se presentes no imaginário infantil de todo o mundo. Elas envolvem jogos de mãos, cantos, parlendas e movimentos corporais. Este universo é explorado por Fernanda Souza em seu livro Mão no pé, Mão na Mão, Mão na Testa, Mão no Chão.
A obra convida a reflexão sobre o papel dos jogos de mãos no universo musical infantil e é leitura fundamental para qualquer pessoa que queira conhecer a riqueza do mundo das crianças, seus modos de ser, de pensar e de agir.
No livro, Fernanda Souza apresenta uma abordagem inovadora a respeito do pensamento musical das crianças, especialmente no que se refere aos processos criativos e de aprendizagem musical colaborativa, estabelecidos pelas crianças na prática dos jogos de mãos. Tais processos envolvem a constante manifestação de interações polirrítmicas e polimétricas, de criação de narrativas teatralizadas e de textos, muitas vezes abstratos, de forte caráter musical.
Em sua pesquisa, a autora observou a prática de jogos de mãos, durante o período do recreio escolar de crianças paranaenses, em diversas escolas de Curitiba e região metropolitana, bem como do litoral, em Morretes, Matinhos, Guaratuba, Paranaguá, na Ilha dos Valadares e Ilha do Mel.
O livro Mão no pé, Mão na Mão... é dividido em três partes. A primeira discute as práticas culturais infantis e suas relações com o brincar, bem como a importância da brincadeira e do jogo para o desenvolvimento e para a socialização da criança, em perspectiva à psicologia e sociologia da infância. A segunda apresenta diversos jogos de mãos transcritos em notação musical e de movimento, especialmente criados por Fernanda ou adaptados de outros autores. Por fim, a terceira parte apresenta um caminho de análise dos jogos transcritos e registrados ao longo da pesquisa, bem como algumas aplicações práticas dos resultados obtidos nas áreas de educação e cognição musical, principalmente no que se refere à natureza do aprendizado e conhecimento musical da criança.
Sobre a autora: Fernanda Souza é musicista, pesquisadora e tem desenvolvido uma sólida carreira como arte educadora. Dedica-se a pesquisas teórico-aplicadas nas áreas de cognição e educação musical, principalmente envolvendo as temáticas da aprendizagem musical infantil, dos jogos de mãos e dos jogos musicais em geral, das culturas da infância e da formação de professores. É doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em música na linha de pesquisa de cognição e educação musical, pela mesma instituição. É licenciada em música e tem especialização em Educação Musical pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/FAP).
Contempladas:
ANA DOMBROWSKI FUKAYA - NREBV
ANA PAULA PACHECO BRAGA - E.M. MIRACY - NREBN
CLEIA DRZEWIECKI DE SANTANA - CMEI SANTA QUITERIA - NREPR
LETICIA FELIPE NUNES – CMAE - NREMZ
LUCIMARA APARECIDA MURATORI - CMEI ÉRICO VERÍSSIMO - NREBQ
RAFAELA BARABACZE DUARTE - E.M MADRE MARIA DOS ANJOS - NREPN
RAQUEL ALMEIDA CORRÊA ZUCHELLO – E.M. CAIC CÂNDIDO PORTINARI - NRECIC
SAMILA EVILIN GARAI FERNANDES – E.M. PILARZINHO - NREBV
SUZANE RIBEIRO PONTES CHARELLO - CMEI XAPINHAL II - NREBN
VIVIAN MARIA MAZUROSKY MATALON - CMEI PROFESSORA MARIA VIEZZER - NRESF
RESULTADO DO SORTEIO DA EXPO EDUCAÇÃO 2019:
CALENIL M. S. DOMINGUES – CMEI JARDIM ESMERALDA – NREBQ
CILENE AP. C. DE AZEVEDO – CMEI CONJUNTO ARAUCÁRIA – NREBQ
CLAUDILENE SANTOS DA ROCHA – CEI. ANNETTE MACEDO – NREMZ
FILDA ROSANA PEREIRA- E.M. SENADOR ENÉAS FARIAS – NRECJ
IVANI FRANÇA MUNIZ SILVEIRA – E.M. ANITA MERHY GAERTNER - NRECIC
JOSINA O. DE S. CUNHA – CMEI VILA ROSINHA – NREPR
KARISSA LAÍZ NUNEZ – E.M. MARIA MARLI PIOVESAN – NRECJ
KIRIAN NARAYANA TURT – CMEI MORADIAS AUGUSTA – NRECIC
VANDERLEIA BELITZKI – E.M. MARIA IENKOT ZEGLIN – NRETQ
VANETI M. DE I. SILVA – E.M. VILA ZANON – NRETQ