LIVRO MÃO NO PÉ, MÃO NA MÃO, MÃO NA TESTA, MÃO NO CHÃO

Apresenta e discute processos criativos e de aprendizagem musical, presentes nos jogos de mãos infantis.

Brincadeiras como “Eu com as quatro, eu com ela, eu sem ela, nós por cima, nós por baixo!!!”, “A-do-le-ta, le petit polá, le café com chocolá, A-do-le-ta!!!”, entre muitas outras, encontram-se presentes no imaginário infantil de todo o mundo. Elas envolvem jogos de mãos, cantos, parlendas e movimentos corporais. Este universo é explorado por Fernanda Souza em seu livro Mão no pé, Mão na Mão, Mão na Testa, Mão no Chão.

A obra convida a reflexão sobre o papel dos jogos de mãos no universo musical infantil e é leitura fundamental para qualquer pessoa que queira conhecer a riqueza do mundo das crianças, seus modos de ser, de pensar e de agir. 

No livro, Fernanda Souza apresenta uma abordagem inovadora a respeito do pensamento musical das crianças, especialmente no que se refere aos processos criativos e de aprendizagem musical colaborativa, estabelecidos pelas crianças na prática dos jogos de mãos. Tais processos envolvem a constante manifestação de interações polirrítmicas e polimétricas, de criação de narrativas teatralizadas e de textos, muitas vezes abstratos, de forte caráter musical. 

Em sua pesquisa, a autora observou a prática de jogos de mãos, durante o período do recreio escolar de crianças paranaenses, em diversas escolas de Curitiba e região metropolitana, bem como do litoral, em Morretes, Matinhos, Guaratuba, Paranaguá, na Ilha dos Valadares e Ilha do Mel. 

O livro Mão no pé, Mão na Mão... é dividido em três partes. A primeira discute as práticas culturais infantis e suas relações com o brincar, bem como a importância da brincadeira e do jogo para o desenvolvimento e para a socialização da criança, em perspectiva à psicologia e sociologia da infância. A segunda apresenta diversos jogos de mãos transcritos em notação musical e de movimento, especialmente criados por Fernanda ou adaptados de outros autores. Por fim, a terceira parte apresenta um caminho de análise dos jogos transcritos e registrados ao longo da pesquisa, bem como algumas aplicações práticas dos resultados obtidos nas áreas de educação e cognição musical, principalmente no que se refere à natureza do aprendizado e conhecimento musical da criança. 

 

Sobre a autora: Fernanda Souza é musicista, pesquisadora e tem desenvolvido uma sólida carreira como arte educadora. Dedica-se a pesquisas teórico-aplicadas nas áreas de cognição e educação musical, principalmente envolvendo as temáticas da aprendizagem musical infantil, dos jogos de mãos e dos jogos musicais em geral, das culturas da infância e da formação de professores. É doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em música na linha de pesquisa de cognição e educação musical, pela mesma instituição. É licenciada em música e tem especialização em Educação Musical pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/FAP). 

Contempladas:

ANA DOMBROWSKI FUKAYA - NREBV

ANA PAULA PACHECO BRAGA - E.M. MIRACY - NREBN

CLEIA DRZEWIECKI DE SANTANA - CMEI SANTA QUITERIA - NREPR

LETICIA FELIPE NUNES – CMAE - NREMZ

LUCIMARA APARECIDA MURATORI - CMEI ÉRICO VERÍSSIMO - NREBQ

RAFAELA BARABACZE DUARTE - E.M MADRE MARIA DOS ANJOS - NREPN

RAQUEL ALMEIDA CORRÊA ZUCHELLO – E.M. CAIC CÂNDIDO PORTINARI - NRECIC

SAMILA EVILIN GARAI FERNANDES – E.M. PILARZINHO - NREBV

SUZANE RIBEIRO PONTES CHARELLO - CMEI XAPINHAL II - NREBN

VIVIAN MARIA MAZUROSKY MATALON - CMEI PROFESSORA MARIA VIEZZER - NRESF

RESULTADO DO SORTEIO DA EXPO EDUCAÇÃO 2019:

CALENIL M. S. DOMINGUES – CMEI JARDIM ESMERALDA – NREBQ

CILENE AP. C. DE AZEVEDO – CMEI CONJUNTO ARAUCÁRIA – NREBQ

CLAUDILENE SANTOS DA ROCHA – CEI. ANNETTE MACEDO – NREMZ

FILDA ROSANA PEREIRA- E.M. SENADOR ENÉAS FARIAS – NRECJ

IVANI FRANÇA MUNIZ SILVEIRA – E.M. ANITA MERHY GAERTNER - NRECIC

JOSINA O. DE S. CUNHA – CMEI VILA ROSINHA – NREPR

KARISSA LAÍZ NUNEZ – E.M. MARIA MARLI PIOVESAN – NRECJ

KIRIAN NARAYANA TURT – CMEI MORADIAS AUGUSTA – NRECIC

VANDERLEIA BELITZKI – E.M. MARIA IENKOT ZEGLIN – NRETQ

VANETI M. DE I. SILVA – E.M. VILA ZANON – NRETQ