CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA | REQUIEM DE MOZART

Grandiosa obra Réquiem de Mozart, a última e mais famosa obra do compositor, será apresentada pela Camerata Antiqua de Curitiba em homenagem aos 165 anos do Cemitério São Francisco de Paula.

 

Regência Tobias Volkmann (RJ)

Solistas Soprano Masami Ganev (Japão/Brasil-SC)

Mezzosoprano Luciana Costa e Silva (RJ)

Tenor Jacques Rocha (RJ)

Baixo Carlos Eduardo Marcos (SP)


PROGRAMA

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)

Requiem, KV 626

I. Introitus

Requiem (coro e soprano solo)

II. Kyrie (coro)

III. Sequenz (coro)

1. Dies Irae (coro)

2. Tuba Mirum (quarteto solo)

3. Rex Tremendae (coro)

4. Recordare (quarteto solo)

5. Confutatis (coro)

6. Lacrimosa (coro)

IV. Offertorium

1. Domine Jesu Christe (coro e quarteto solo)

2. Hostias (coro)

V. Sanctus (coro)

VI. Benedictus (quarteto solo e coro)

VII. Agnus Dei (coro)

VIII. Communio       Lux
Aeterna (soprano solo e coro)

 

NOTA DE PROGRAMA

Requiem K 626, de Wolfgang Amadeus Mozart                          

 Escrita por Charles Roussi

Nenhuma obra na história da Música é tão envolta em especulações e mistérios quanto o Requiem
K 626, de Wolfgang Amadeus Mozart. A visão romântica de um gênio em situação financeira difícil e de saúde precária, compondo uma grande missa pelos mortos e morrendo antes de finalizá-la, povoou a imaginação de gerações e gerações. Pesquisas recentes, felizmente, vieram desvendar parte do mistério que envolve a obra. A análise de cartas de Mozart a sua esposa, testemunhos desta nos anos seguintes, também documentados, e a recente descoberta de alguns rascunhos (por volta de 1960) esclarecem um pouco do espírito de Mozart e de suas intenções musicais, além do processo de finalização da missa.

Em 1791, ele trabalhava na ópera A Flauta Mágica, em Viena, e, ao mesmo tempo, terminava a encomenda de outra, A Clemência de Tito, quando recebeu a visita de uma pessoa que não quis se identificar e que queria uma missa pelos mortos, um Réquiem. Hoje, sabemos que a encomenda partiu do conde Walsegg zu Stuppach, que tinha uma propriedade nos arredores de Viena. Esse conde havia perdido a esposa e pretendia fazer executar um Réquiem em sua homenagem, dizendo que a obra era de
sua autoria. Mozart começou sua composição, mas uma febre reumática levou-o à cama e acabou por vitimá-lo dias depois.

Depoimentos de sua esposa e de sua cunhada, entre outros, indicam que ele, mesmo doente, continuou a compor e, sentindo a morte iminente, deixou indicações verbais a seu aluno, Franz Xaver Süssmayer, de como ele deveria completá-la. Após sua morte, Constanze, sua mulher, preferiu entregar a obra a Joseph Eybler, outro aluno de Mozart, mais talentoso, para que esse a completasse. Eybler, depois de orquestrar alguns movimentos, sentiu-se incapaz para a tarefa e, a contragosto, a viúva terminou por deixar que Süssmayer mesmo se incumbisse da tarefa.

O que é Mozart e o que é Süssmayer?

A partir dos rascunhos se pode ver que o “Introitus” e o “Kyrie” são completamente de Mozart. Para os cinco movimentos seguintes e os dois do “Offertorium” (Domine Deus e Hostias) Mozart escreveu as partes vocais e esboçou o acompanhamento, sendo a forma final e a orquestração de Süssmayer. No “Lacrimosa”, após as palavras “Judicando homo reus” (compasso 8), a música de Mozart termina, e o que vem a seguir é Süssmayer.

O “Sanctus”, o “Benedictus” e o “Agnus Dei” são inteiramente de Süssmayer, mas com base em trechos de outras obras de Mozart, como o “Gloria” da Missa K220, de 1775. A primeira execução desse Réquiem aconteceu em janeiro de 1793, em Viena, em um concerto beneficente, organizado pelo barão van Swieten
para ajudar a família de Mozart. A tônica final é a reflexão sobre a vida e a morte através desta bela mensagem musical mozartiana.

 

 

Serviço:

1º de novembro às 20h
2 de novembro as 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural


ATENÇÃO: 3 de novembro GRATUITO no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe
 

 

Contemplados para dia 01/11:

Adriana Prodossimo da Silva-  E M Paulo Freire (NREBN)

Carolina Viana Moraski - CEI ULYSSES SILVEIRA GUIMARÃES (NRE BV)

Giovana Prodossimo da Silva - EM Pedro Viriato Parigot de Souza (NRE BN)

PRISCILA REGIA COSTA CARDOSO - E.M. AUGUSTA G. RIBAS (NRE BN)

Sophia de Abreu Silva da Maia - CMEI Corina Ferreira FerrazSophiq (NRE CJ)

 

Contemplados para dia 02/11:

Elis Regina Campestrini – CEI Doutel de Andrade - NREBV

Gilmara Aparecida de Andrade Ribeiro – E.M. Duílio Calderari - NREBV

Guilherme Munhoz Póvoa – E.M. Monsenhor Boleslau Falarz - NRESF

Jociele Iachinski Bertoni - CMEI Santa Amélia - NREPR

Rosane de Fátima Ramos – E.M. Maria Clara B. Tesserolli - NREPN